Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Fireworks   Jaraguá do Sul - SC

Portfólios Ver Mais

Alexssandro   Goiania Go - GO
Erlon   João Pessoa - PB
Richt3r   Sao Gabriel do Oeste - MS
Ionta   suzano

Mental Ray no Max 2008 - Preciso de ajuda

Por: biohard  

Em: 14/12/2007 00:04

Olá gente!! Essa é pros carinhas do Mental Ray. Estou começado a estudar agora o Mental, como já tenho alguma experiência no Vray, já sei o que preciso aprender e resolver. Mas este probleminha não estou conseguindo. Como faço pra conseguir mais definição na cena?? Alguns detalhes mais delicados estão ficando fragmentados. Lembrem-se que uso o max 2008 Segue abaixo a figura: Obrigado
se é detalhe na geometria, aumenta o AA, coloca 16 no Maximum Sampling. se é no sombreamento, diminui o valor do Radius no Final Gather
Múcio
biohard, Está me parecendo mais um problema de exposure. Numa externa prefiro usar Logarithmic Exposure Control e setar Brightness com mais ou menos 60 e Contrast com mais ou menos 75. Isso para mim tem resolvido quando acontece isso. Não uso o mr Photographic. Só tenho usado em internas. Marco.
Marco.
É Anti-Aliasing com certeza, por que se fosse FG a sombra do poste estaria inteira assim mesmo, eu sei que você tem o video curso de mental ray, dá uma olhada no capítulo sobre Anti-Aliasing. Acho que é como o múcio disse, aumente o valor do max samples... mas só isso não basta, o ideal é saber usar o Spartial contrast, daê só vendo o capítulo de AA do curso mesmo. Abraço.
Realmente isso é problema do AA, tente usar mais samples e talvez Lanczos ao invés de Mitchell... E controlar no spatial como o Caio citou... Abraço!!!
Site sendo reformulado!!!
Ola, Biohard vou te passar uma configuraçaozinha que na maioria dos causos resolve. Essa eh do curso do Andre. Tecla "F10" vai ate a aba "RENDERER" Sample per pixel: Minimum: 1/4 Maximum: 16 Filter: Type: Michell Width: 4,0 Height: 4,0 Spatial contrast: R: 0,02 G: 0,02 B: 0,02 A: 0,02 Isso ja resolve seu caso... :-) Abraços
Jefferson Santana
ola! biohard, o seu problema é mais simples do que se imagina, o anti-aliasing entre outros parâmetros não lhe ajudaram tão somente. para esse tipo de situação tu precisa diminuir o radius do final gather. eu suponho que tu não esteja com ele abilitado. e encontre o valor para os raios. no max e min, eu sempre acho os valores do raio do final gather me baseando no tamanho do raio do photons. ex. photons radius = 5 já esta mesclando bem as cores e é um raio nem muito grande e nem muito pequeno para os objetos que compoem a cena. sendo assim. o radio do final gather é em torno de 0,5 a 1. mais isso vai aumentar o seu tempo de render. e é claro quanto mais samples do final gather agora mais definição na imagem ficara. só um ex. de como eu faço. abraço.
ola biohard... com o meu pequenissimo conhecimento te diria: trata-se de Antialiasing, ou melhor sampling. motivo: vc esta se queixando da definicao, qualidade nos detalhes (linhas e/ou sombras falhadas). detalhes: aumentar sampling (max e min) aumenta tempo de render... no filtro do sampling vc tem box que eh o mais rapido, mitchell que te da a melhor definicao, e os demais que sao intermediario a estes dois... se vc alterar este valor do filtro (que por padrao eh box) aumenta o tempo de render. Dica: Vc, na aba diagnostic, pode utilizar a opcao sampling rate. Desta forma a imagem renderizada mostrara a qualidade do sampling, sem perder muito tempo renderizando a cena toda com luzes, shaders e etc.... antes de mexer em outros parametros como o raius do fg, eu tentaria alterar estes parametro sampling quality... F10 - Renderer panel > Sampling Quality rollout Acho que eh isto..... abs....
Oi gente, tudo bem? Eu creio que o problema é causado pelos dois fatores que os amigos comentaram, não é apenas um ou apenas outro, são os dois juntos. O Antialiasing em cenas de teste deixa a imagem mais serrilhada e perde pequenos detalhes, mas não vale a pena aumentar no render de teste, apenas no render final. Se quiser testar para ter certeza, basta aumentar o Antialiasing para 16 e fazer um render, os detalhes pequenos ficarão mais visíveis. Agoa, numa cena sem textura o sombreamento é muito importante, porque é apenas pelo sombreamento que você define as saliências e a geometria do modelo. Portanto, mesmo com um bom Antialiasing, alguns detalhes podem ficar escondidos por não terem sido sombreados, deixando chapado no local. Isso é ajustado pelo Radius do Final Gather, pois é o Final Gather que controla o sombreamento da iluminação global. No vídeo curso de Mental Ray da 3D1 eu mostro visualmente o efeito do Radius no Final Gather, com raios grandes perde definição no sombreamento e com raio pequeno demais cria manchas granuladas. Com o raio ideal o sombreamento fica perfeito e o valor do raio ideal depende da cena. No Max 9 tem um novo método de interpolação do Radius feito para iniciantes, pois uma das coisas mais difíceis do pessoal pegar o jeito é o ajuste do Radius. Mas este sistema novo de interpolação é muito ruim, não permite o ajuste fino como o método do Radius permite, por isso que é melhor configurar da forma "antiga" como eu mostro no curso, apesar de mostrar também como fazer com o recurso novo a partir do Max 9. Usando o Radius tem controle total sobre o sombreamento do Final Gather, com poucos testes dá para encontrar o Radius ideal. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138758

Últimos membros registrados: alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr.

Usuário(s) on-line na última hora: 762, sendo 15 membro(s) e 747 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Coccorese, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Luan, RogerSilvaRoger, AlexTerra, Rodrigo, Ronaldo Junior, TadeuB79, Renatto, Moura, Joao Barreto, Hot, alan_espessato, Pedro Juliato.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.