Janela Translucida

Por: abiliobh  

Em: 15/12/2007 11:46

Estou com um problema e não consigo achar uma configuraçao para solucionar. Seguinte... se eh faço um vao de janela...sem janela...só o buraco...e coloco uma veneziana q eu modelo faixa por faixa...e coloco uma luz externa, fica aparecendo a lz do sol listradinho, como tem que ser. Resolvi fazer a veneziana semi aberta, e pra isso tive que modelar uma janela...o vidro esta translucido e tal...mas a luz nao passa por ele..fiz a janela semi aberta...entao a luz tanto da janela aberta quanto da persiana, soh aparecem onde nao tem vidro... não sei se expliquei direito..mas se alguem tiver uma solução, aguardo resposta. Abraços.
"Não tenha medo de dar grandes saltos. Você não consegue atravessar um abismo dando dois pulos pequenos."
se quiser fazer material translúcido de verdade tem que usar o Mental Ray, o Scanline só tem o Shader Translucency e ele não consegue fazer o efeito em todos os casos. Mas eu acho que esse problema da luz passar é por estar com Shadow map, será que é isso? Se estiver com Shadow Map tem que trocar para Raytrace.
Múcio
OPa...vou testar..ta vray shadow.. valew
"Não tenha medo de dar grandes saltos. Você não consegue atravessar um abismo dando dois pulos pequenos."
Olá abiliobh! Usar um shader como o glass para fazer vidro jateado funciona muito bem. Outras maneiras também são válidas como usar um material standard com cinza claro no difuse e algo em torno de 60 ou 70 no opacity (você ajusta como quiser). Daí, acrescenta um mapa raytrace no canal reflection e você terá um vidro semi-transparente, o que é diferente de traslúcido, mas que é bem leve pra renderizar e dependendo da distância de observação passa perfeitamente como vidro jateado. Mas tanto essa tácnica, quanto o uso do shader glass, seriam para o mentalray. Você falou acima que está como vrayshadow, então deve ser porque você está usando o vray. Para fazer isso com o vraymtl, use o mesmo cinza claro no difuse e ajuste o valor do refract para ir tornando o vidro mais transparente. O refract do vraymtl funciona igual ao refract do arch&design do mentalray, disponível a partir do max9. Testa aí e qualquer coisa mostra a imagem para poder-mos ajudar melhor. abraço! abraço!
E ai abiliobh, tudo bem? Verifica ai se o campo affect shadows do material vidro esta ativo. Talvez seja isso. Falow
Bem lembrado Parrera! O affect shadows pode corrigir o problema da passagem de luz no vraymtl.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138758

Últimos membros registrados: alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls, LeanCapsRevoirfr.

Usuário(s) on-line na última hora: 628, sendo 14 membro(s) e 614 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Coccorese, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, Luan, RogerSilvaRoger, Le_Andro, Rodrigo, Nuno, Ronaldo Junior, TadeuB79, Joao Barreto, Hot, alan_espessato, Pedro Juliato.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.