Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Carlos Emanoel   goiania - GO
silvaserik   São Paulo - AC
Guilherme   São Paulo
A R K A I K O   Maringá - PR - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

Victor MS   Rio de Janeiro
juniorturino   São Paulo - SP
Juttahir   São Paulo - SP
MarcosSchnaider   Joinville - SC

Planta humanizada

Por: maxdesenho  

Em: 18/12/2007 08:08

alguns tópicos sobre planta baixa no ps. Minha dúvida é sobre a escala. como colocar na escala certa do cad pro photoshop??? E os blocos como exportar a escala certa do Max para o PS? Será que é no ollhômetro??? Obrigado pela ajuda Att: Max
Eu vou te contar como eu faço: eu verifico a escala utilizando um objeto (um quadrado) com as dimensões da escala que eu quero, mas na maioria das vezes nem precisa por que eu utilizo escala gráfica ou anoto as medidas junto com a parede (para folder se utiliza mais as segunda). Quanto aos blocos muitas vezes vai no olho mesmo, fica legal, é só ir olhando a planta com layout e ir fazendo, mas se quer precisão é só exportar para o Photoshop uma versão da planta no mesmo tamanho que se está trabalhando e colocar em um layer separado. Aí é só fazer por cima utilizando o layout do CAD como referência, depois é só esconder o layer. É assim que eu faço, mas cada um tem um modo específico de trabalhar. Abraços.
humanização de planta baixa é uma representação artística, não precisa de escala, só precisa estar proporcional e se desenhou na escala no AutoCAD, vai estar proporcional. a planta baixa que é o desenho técnico e pecisa de escala, porque se faltar alguma medida no campo, o operário pode pegar a medida com uma régua, é só para isso que precisa da escala, em planta baixa humanizada o leigo só vai ver a disposição dos móveis e o espaço do ambiente em relação aos móveis, não vai pegar uma régua e medir o projeto.
Múcio
Oi maxdesenho, tudo bem? Em programas artísticos não se trabalha com medidas milimetricamente precisas como no AutoCAD. O que importa em representações artísticas é a proporção. Se você é muito acostumado com o AutoCAD e tem muita paranóia com medidas como acontece com todo usuário de AutoCAD, vai ser bem mais difícil pegar o jeito destes programas artísticos. Porque no AutoCAD até para mover você digita cordenadas precisas, no Max e no PhotoShop tudo é feito de forma que fique visualmente adequado, de forma que fique proporcional. Se for se preocupar com medidas em tudo nestes programas como faz no AutoCAD, vai ser um martírio, porque vai encontrar muitas dificuldades para fazer coisas que eram para ser super simples. Tente esquecer de medidas quando estiver nestes programas. O projeto é do imóvel, não dos móveis, então, não importa se eles estão 1 milímetro maior ou 1 milímetro menor. Abraços
Agradeço pelo esclarecimento.É Que tenho muita pratica com o photoshop e corel. Mas nunca tinha usado para planta humanizada. Vi uns trabalhos aqui no forum e fiquei admirado com o trabalho da turma. Abraços a todos........Max
Olá Maxdesenho! Tudo certo? Representar planta baixa humanizada geralmente não necessita de escala numérica. Na maioria dos casos o uso de escala gráfica já é mais do que suficiente. Porém isso é possível de ser feito e com uma margewm muito pequena de erro se vc utilizar a régua do photoshop. Digite "ctrl" + "R" e utilize linhas guias para obter as medidas. Nessa hora é muito importante que você dimensione a imagem para o tamanho da mídia à ser impressa e na hora de imprimir não use o modo de ajuste automático. Essas linhas de referência servem bem para as dimensões gerais dos ambientes e você pode usar como referencia para o mobiliário tbm, mas é sempre bom usar o olhômetro para os móveis, senão você corre o risco de transformar um trabalho artístico e legal de se fazer numa coisa mecânica e tediosa. Espero ter ajudado! abraço!
ai maxdesenho, vê esse tut aqui que explica como fazer a planta humanizada no photoshop: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14427
Múcio
Oi Max, tudo bem? Se você conhece bem de PhotoShop e não tem paranóia com medidas, então, vai ser tranquilo, em pouco tempo vai estar fazendo plantas humanizadas super detalhadas. Eu acho melhor e mais fácil fazer no PhotoShop do que no Corel ou Illustrator, o ruim é se tiver que ampliar, mas fica mais realista no PhotoShop. Ainda pode usar modelos 3D renderizados pela vista TOP para compor sua cena, fica bem legal. Segue o tutorial que o Múcio te indicou, nele eu explico como fazer isso no PhotoShop desde a exportação do AutoCAD até a inserção de modelos 3D. E se tiver qualquer dúvida, posta aqui que a gente vai ajudando até você conseguir. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138759

Últimos membros registrados: dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls.

Usuário(s) on-line na última hora: 716, sendo 12 membro(s) e 704 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tadeu, Nuno, Carla Franco, Leonardo, Eng Damasceno, Moura, Sergio1987, fcaraujo2000, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, dan_df, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.