Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
ricardoc   Belo Horizonte - MG
arqui3dwill   Tiete-SP - SP
clebercmds   Timbó - SC - SC

Portfólios Ver Mais

DavidMartony   centro da terra
Leodesenhos   Pacatuba - AC
jamir   Ananindeua - PA
Rtrevelin   santo andré - sp

Modelagem em Surfaces (CAD) p/ maquete no 3DS

Por: Renato Nunes  

Em: 03/01/2008 16:43

E aí pessoal! Seguinte... trabalho com autocad há vários anos modelando por surfaces. Atualmente estou trabalhando com maquete eletrônica e venho estudando 3DS Max há algum tempo para abandonar o software que utilizo desde que comecei a trabalhar, buscando mais realismo. Aí vem minhas dúvidas: Alguém aí utiliza surface tbm? posso continuar modelando por surfaces? tem como transformar faces separadas em uma malha sendo seus vértices perfeitamente unidos? Espero a ajuda de todos, pois isto vai me dar dor de cabeça já que tenho experiência e rapidez ao modelar por surfaces e seria incomodo e demorado começar a modelar por sólidos... e tenho visto que vocês utilizam de modelagem por sólidos. Modelando por surface acredito chegar a resultados não obtidos quanto aos que terei se for modelar por sólido, no autocad. Claro que tenho consciência que modelagem mais "orgânica" o ideal é fazer no Max mesmo!!! mas... preciso caçar com os cães que tenho =] Acabei de fazer um teste aonde vi que o arquivo .max fica com tamanho semelhante tanto importando uma modelagem em sólidos quanto uma modelagem em surfaces. Antes eu achava que ficaria mais pesado se utilizasse sólidos, pois um dwg com um box feito em sólido fica bem maior do que o mesmo feito em surface. Fiz também o mesmo modelo no Max e este arquivo ficou maior ainda!! Oo abraço!!
então renato, antigamente era problema importar surface no max, porque usava o formato 3ds. hoje o max lê normal o dwg, ai não dá mais problema, vc importa pelo autocad drawing né? o legacy autocad é pior. só que tem outro lado dessa história, apesar de importar surface normalmente, num render fisicamente correto igual o Mental Ray é melhor que tudo tenha espessura, está no manual do max isso. tem outro problema, que são as faces sobrepostas, em todos os renders com GI vai dar problema se tiver faces sobrepostas e isso vai acontecer mais fácil se vc modela tudo com surface. se tomar cuidado para não deixar nada sobreposto, sempre mantendo uma distâncias entre as faces, tudo bem. mas sinceramente, eu acho que depois que você conhecer melhor a forma de modelar no max, vai preferir importar a planta baixa 2D e modelar o 3D tudo no max, é muito mais fácil e muito mais rápido. eu modelei muita maquete no autocad e sempre achei melhor modelar nele, mas depois do Max 6 as coisas mudaram e teve um monte de lances novos para arquitetura que deixou a modelagem de maquete mais fácil. Depois eu renderizo com o Mental Ray, comprei o curso do site e finalmente consegui fazer imagens iguais as que eu via aqui, porque achava que era impossível. Olha essa FAQ que fala da importação de DWG: http://www.tresd1.com.br/frequentes.php?t=14688 Olha umas imagens minhas modeladas só no Max: http://www.tresd1.com.br/galeria.php?t=29628 http://www.tresd1.com.br/galeria.php?t=26962 http://www.tresd1.com.br/galeria.php?t=25933
valeu as dicas supermax... já dei uma lida no FAQ. quanto a importação, utilizo o Autocad Drawing mesmo. na minha modelagem eu sempre limpo as faces inuteis e purgo o desenho apagando linhas e td que não é utilizado, afim de diminuir o tamanho dos arquivos e evitar problemas. mas as vezes aparecem faces que não recebem o material, qdo acontece eu tento resolver no max substituindo a face. utilizo o render vray. Agora a pouco eu estava fazendo uns testes interessantes. De comparação entre modelagens feitas por surfaces, solidos (ambas do cad) e modelagem do max tbm. A idéia era comparar o tamanho dos arquivos com estas modelagens, o resultado da imagem renderizada e o desempenho ao renderizar. Cada modelagem tem 100 cubos de 40x40cm cada. Para renderizar utilizei a mesma cena, colocando um material com reflexo nos cubos. Primeiro renderizei tudo utilizando o vray com a opção Force 2-Sided marcada. Resultados: A cena com modelagem em solidos importada do cad ficou com 235kb. A cena com modelagem em surfaces importada do cad ficou com 256kb. A cena modelada no max ficou com 336kb. Na renderização obtive os tempos: Cena com modelagem em surfaces = 24,1s (mas não obteve o mesmo resultado) Cena com modelagem em sólidos do cad = 56,8s Cena com modelagem do max = 50,5s. Como a cena com surface nao teve o mesmo resultado do brilho, desmarquei o Force 2-Sided e renderizei denovo com a modelagem em surface. O resultado foi igual aos outros sendo que o tempo de render aumentou para 56,1s. Conclusão (que ainda não conlui =P): Posso continuar modelando com surface, enquanto não domino modelagem no max, e conseguir obter renderes com boa qualidade como os postado pelo pessoal daqui?
o tamanho do arquivo não tem relação com o tempo de render. você pode ter um arquivo com só uma esfera e o render ser super demorado, e pode ter um arquivo de 100 MB cheio de geometria e o render levar alguns minutos. porque o que mais influencia no tempo de render é a iluminação e os materiais, imaginando que a configuração do render está a melhor possível, porque se o render for configurado errado o tempo sobe muito mesmo. nem se preocupa com o tamanho do arquivo em MB, só não exagera na geometria sem necessidade porque gasta muita memória e pode faltar na hora de renderizar.
Múcio
hummm.. entendi mas o teste que fiz não era pra fazer uma ligação entre o tamanho da modelagem e o tempo de render.. a ideia era comparar os tpos de modelagem e o que cada um tem de bom ou ruim e ver o que é viável ou não pra mim, pois em ambientes grandes, qto mais complexa é a modelagem, mais lerdo fica de trabalhar. Eu ouvia falar que a modelagem do max fica menor em tamanho de arquivo e tal... e sabia que a modelagem por sólidos do cad fica bem maior que por surfaces... mas nunca tinha visto uma real comparação nesses fatos, e então, resolvi aproveitar os testes e ver se daria diferença no tempo de render trocando a forma de modelar. mas não tinha parado pra pensar nesta relação, que tu explicaste sobre o tamanho do arquivo não influir no render... valeu a explicação Mucio!!! brigadão mesmo.
Renato Nunes, Tdo bem? Concordo com o supermax. Se vc estiver escolhendo um processo que melhor resulta em ganho geral, prefira fazer a planta baixa no AutoCAD e levantar o 3D no Max. Agora quando passamos ou começamos a entrar no Max tendo vindo do AutoCAD temos um choque e sentimos mto a diferença. A primeira que senti foram as medidas e em segundo as operações booleanas. No Max pelo q vi, isso ainda é suicído, pois estraga a malha toda, o que fazemos (com modelagem) brincando no AutoCAD. Pq no AutoCAD sólido é solido, malha é malha. Mas com tudo da planta baixa acertado, vc chega no max com mais tranquilidade pq já ta tudo na medida. Creio que seja mais questão de costume, é preciso se abstrair um pouco. Agora entre solidos e superfícies no AutoCAD, eu sempre preferi sólidos. Eu tinha mais liberdade e não tinha o incômodo de tantas linhas me confundindo. Mas minha sugestão é que você não abandone o modo como trabalha ou ficará aleijado por um tempo, mas vá assimilando paralelamente comecar no AutoCAD e concluir no MAX onde tudo é casca. Abraços,
blz heuew! bom saber que minhas dificuldades são normais então huahuaha sei bem pouco sobre modelagem no max... operações simples e boleanas já entendi, mas não pratiquei muito ainda. Mas o pouco que trabalhei gostei bastante. O negócio é bem o que você falou, não posso parar de trabalhar da forma que tenho feito e começar de outra... terá que ser aos poucos mesmo. eu tenho facilidade por surfaces, qdo comecei a trabalhar parecia beeeem mais demorado, mas era necessário pois eu modelava pra um software de projetos que não lê modelos em sólidos. Hoje eu não consigo fazer em sólido o que faço em surfaces, nem pelo tempo e nem pelo resultado obtido. Mas aí vai da prática... aos poucos eu chego lá =) agradeço a ajuda de vcs!! já me esclareceram váááárias dúvidas! galera daqui é show mesmo! abração!
No Max dá para modelar com surface também num sistema meio parecido com o do AutoCAD, mas bem mais avançado, é o sistema Nurbs que tem no Max. Só que fica muito pesado, a melhor forma de modelar no Max é com polígonos mesmo. Tem um outro sistema de modelagem que também usa linhas e cria surfaces, é chamado de patch no Max, alguns chamam de surface por causa do modificador que cria a malha. Só que é ruim de editar, tem que mexer nas linhas.
Múcio
Ai Renato, V-Ray eu não manjo, eu uso o Mental Ray que já vem com o max. Mas no negócio da geometria, quando você importa o modelo no Max, sempre vira Mesh, então, dá na mesma se fizer com Solid ou com Surface, no Max vai chegar sempre como Mesh. Só que quando faz com Surfaces normalmente acaba criando mais faces do que quando faz com Solid. O arquivo do AutoCAD fica mais leve com Surface, mas depois que vai para o Max é capaz do arquivo com Surface ficar maior, por ter mais faces. E quando trabalha com Solid pode transformar tudo em face depois explodindo. Mas se modelar no Max, o arquivo fica maior porque os objetos do Max guardam mais informações do que objetos importados, mas isso não significa que o arquivo vai demorar mais para renderizar. Um box feito no Max é uma primitiva com propriedades especiais, é normal o arquivo ficar maior com eles. Mas eu acho que se converter estes Boxes para Mesh, vai ficar com o mesmo tamanho de um Box importado do AutoCAD. Importa uma Surface e um Solid no Max, ai entra no Modify e veja, são o mesmo tipo de objeto, são Editable Mesh.
Oi Renato, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Sobre a sua dúvida, eu acho que o pessoal já te ajudou super bem. Hoje em dia não tem mais problema de modelar em surface, porque o Max e o AutoCAD são super compatíveis, antigamente era problema, até tinha um tutorial aqui na 3D1 que explicava como modelar no AutoCAD para poder usar no Max. Lembro que um dos problemas era com as luzes, em Surface a luz atravessava e criava defeitos na sombra. :) Hoje em dia é uma maravilha, pode fazer como quiser que vem numa boa. Quando for estruturas metálicas complexas, importa só as linhas e usa o Renderable ou o modificador Sweep para criar a malha 3D. E como os amigos falaram, você vai gostar de Nurbs no Max, que é um sistema muito mais avançado de modelagem de Surface, apesar de ser pobre e limitado no Max, é muito mais avançado do que o sistema de Surface do AutoCAD. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138759

Últimos membros registrados: dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney, naturesgardencbd, Williamcherls.

Usuário(s) on-line na última hora: 762, sendo 12 membro(s) e 750 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: tadeu, Nuno, Carla Franco, Leonardo, Eng Damasceno, Moura, Sergio1987, fcaraujo2000, alceu.camilo, Ricardo Paranhos, dan_df, klogg.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.