Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
godon2004   Taboao da Serra - SP
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
Helio Lima   Taubaté - SP - SP

Portfólios Ver Mais

Beri   RJ, Rio de janeiro - RJ
VisualArts3D   facebook.com/vsarts - AC
ken3   brasil
SilvioNunes   Fortaleza - AC

problemas com iluminação

Por: dosarch  

Em: 21/01/2008 16:47

Boa tarde galera! é a primeira vez que eu escrevo aqui no site, mas já faz um tempinho que eu acompanho as dicas daqui. Seguinte... fiz um curso básico de 3d studio e fui pegando o restante por tutoriais... Minha seguinte dúvida é a seguinte.... quando eu renderizo minha cena, além de ela demorar demais para renderizar, mesmo sendo pequena, os cantos da sala que modelei ficam brilhantes.... alguém sabe como resolver isso? vou postar abaixo a configuração de GI e FG ok? será que o render demora mais por usar raytrace no reflection?
Ai DOS, seja bem vindo cara, curti seu nick. :) Então, não é bom mudar o valor do Multipler do FG e do GI, porque para ficar fisicamente correto precisa deixar com 1, o André fala isso no curso de Mental Ray. Usando 0,2 no GI é como se quase não tivesse GI, e deixando com 1.2 no FG, pode ficar muito intenso e criar estas áreas brancas que vc disse. O FG está legal, agora o GI tem que ver de acordo com a sua cena. O Radius depende do tamanho dos objetos. No curso de Mental Ray o André usa o exemplo de vários ambientes um do lado do outro e só um com luz. Se o Radius for maior do que a espessura da parede, a luz vai vazar para os outros ambientes. Pode ser isso que está acontecendo com você, mede a parede e veja se é menor do que os 0,2 que você usou no Radius. O Radius deve ser menor do que a espessura da parede. E não precisa ligar estas coisas de Volume que você ligou, isso ai é para criar Volume Caustics. Mas o maior problema de todos é você ter salvo este mapa de GI, agora ele está usando o mapa salvo e você muda as configurações, mas não muda nada na cena, porque ele usa o que está salvo. Deleta este mapa e sempre calcule o mapa, só quando ficar bom no Mental Ray que você pode começar a salvar e mesmo assim tendo cuidado, porque a gente esquece e ai vira uma zona. Também tem muito pouco Photons, o normal é ficar entre 500 mil e 1 milhão, 10 mil é super pouco. Se você quiser dominar bem o Mental Ray, eu indico o vídeo curso aqui do site, é espetacular e eu aprendi Mental Ray nele, vale cada centavo.
Múcio
Olha só... eu tentei renderizar sem o GI e a renderização foi super rápida, não deu nem 10 minutos, mas a cena ficou toda serrilhada... havia colocado o número de photons em 10 mil pq na verdade quando ele renderiza e fica calculando a emissão de photons, demora muito, mas muito mesmo... e vc estava certo... o radius estava maior que a espessura da parede... mandei renderizar novamente, vou ver quanto tempo vai demorar... depois eu posto aqui... valeu pela ajuda e se tiver mais dicas, melhor... abs...
Então DOS, a sua cena é interna ou externa? Se for externa é melhor não usar Photons, se for usar tem que colocar uma esfera em volta da cena para os photons não se perderem no espaço, no vídeo de mental ray o andré mostra isso também. Se for interna, tem alguma coisa de errado, porque a emissão dos photons é para ser super rápida. O lance do serrilhado não tem nada haver com o GI e o FG, é o Antialiasing. Entra lá na aba renderer e veja o menu Smapling Quality, coloca 16 no Maximum e renderiza que fica sem serrilhado.
é uma cena interna... mas não sei se isso influencia mas tem duas janelas grandes e uma enorme porta de vidro de correr... na verdade jah consegui terminar ela... ficou meio tosca porque nao investi meu tempo em modelagem e tal... a luz estourou um pouco nas paredes e o background está péssimo, mas esse trabalho é só para um proposta.... valeu pelas dicas e vou continuar aprendendo o que der aqui no site enquanto nao sobra um money pra comprar o cd de mental ray....
Então DOS, quando em uma janela ou outras entradas de luz externa, a gente coloca uma luz Area bem na janela, ai simula a luz que vem de fora. Eu uso a Photometric Free Area, mas pode ser a MR Area Spot também, é só abrir bem o cone da luz para não formar aquele círculo na parede. Se você estiver no Max 2008, dá para fazer a iluminação externa com o Daylight como se fosse em cena externa, ai coloca o Skyportal nas janelas que ele "puxa" a luz para dentro do ambiente. Mas cena externa é pior mesmo, precisa de photons para ficar bem legal e ai depende de saber configurar bem para não dar manchas e problemas. Você usou só sombra raytrace, né? Isso é muito importante no Mental Ray, use só sombra Raytrace. Valeu!!
uso o max 9....usei soh sombras raytrace sim, e nas janelas photometric target area e apenas FG... acho que pra primeira interna tah bom... hehehe
Oi DOS, tudo bem? Seja bem vindo ao nosso site, espero que participe bastante aqui com a gente. Você está indo bem nos seus testes, no começo é assim mesmo e sem referência fica mais difícil, para primeira imagem você está de parabéns. As dicas dos amigos foram ótimas e nem tem muito o que acrescentar, mas olhando as imagens eu acho que você precisa tomar mais cuidado com a iluminação, que está um pouco estourada. Controlando melhor a intensidade ds luzes você consegue melhorar as imagens, mas no geral você está indo muito bem. Se estiver no Max 9, use sempre o material Arch&Design, vai facilitar a sua vida na criação de materiais realistas. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 784, sendo 13 membro(s) e 771 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Ronaldo Junior, Leonardo, JMDesign, Victor Mendonça, magster, Eduardo Ramos, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.