Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jmb   Santa Catarina - SC
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
dnmorato   Brasília - DF
Uilian   Santa Maria

Portfólios Ver Mais

IgorPamplona   Curitiba - PR
Leo Maciel   Salvador - BA
Colli   Maringá - AC

Preocupação com tamanho do arquivo no Mental Ray.

Por: Luiz  

Em: 27/01/2008 12:31

Não é a primeira vez que venho tocar nesse assunto, já li outros tópicos relacionados com o mesmo tema, porem é algo que me preocupa muito, e como não cheguei a nenhuma solução, venho novamente solicitar opiniões do pessoal aqui do fórum. Uma coisa tem que ser dita, você podia configurar tudo errado, deixar o arquivo com um bilhão de objetos, e o Max renderizava no Scanline, nunca dava pau, o Maximo que podia acontecer e ficar dias processando. Parece que no Mental Ray, qualquer vacilo, já era, pau no render. Sempre estou olhando as imagens que o pessoal coloca aqui no fórum, e muitas vezes me pergunto como determinada imagem conseguiu ser renderizada, pois é só olhar e perceber que o arquivo deve estar muito grande, principalmente quando se vê muita vegetação em 3d. Para exemplificar meu problema, inseri em anexo a imagem de um teste que ando fazendo, e nunca consegui renderizar sempre da pau, e com certeza já vi imagens aqui que aparentam ter muito mais objetos. Não posso deixar de mencionar também que no Scanline era normal usar resoluções altas, 5000x4000 por exemplo, no mental Ray já ficaria feliz com a metade...rs. Abraços.
Olá Luís, Por acaso vc modelou no cad e importou no max? Marco.
Marco.
cara, é só ligar o Use Placeholder objetos, o Use Mental Ray Map Manager, o Conserve Memory, colocar o valor certo no Memory Limit conforme a sua RAM e diminuir o bucket de render pela metade, deixando com 24. Só com isso já vai na boa sem dar pau em cenas grandes. Mas se a cena for muito grande mesmo, ainda tem o Large BSP para escolher no Raytrace. E se nada der certo, ainda tem o render passes para renderizar a imagem por partes. Então, nem que tenha que dividir em várias partes vai renderizar até numa máquina mais fraca.
Marco: a edificação foi feita no CAD, mas a vegetação e o veiculo são blocos do Max mesmo. Supermax: das dicas que você deu, só não testei o Render Passes, vou testar pra ver como é. Muito obrigado.
3dsMax 2017 / VRay / Corel
Falai brother. Esses dias tava fazendo um cena aqui. Com poucas coisas tava em 500000 mil face no final. Pra minha maquna tava tranquilo. Mas na hora de renderizar o MR dizia que não tinha memoria. Habilitei tudo que o supermax falou ali. Mas nada adiantou. Então fui dar uma conferida minusiosa nos materiais. Tinha um plane que eu subdividi a malha muito, (para fazer grama)e coloquei ainda um speckle mais dividido ainda. Assim não tinha como haver memoria para tento displacement. Se tiver displec economiza bem. Abraços
Oi Luiz, tudo bem? É muito diferente um render no Scanline e no Mental Ray, tanto em qualidade quando nos recursos usados pelo sistema. Se você desligar todos os efeitos e usar o Mental Ray como o Scanline, não vai dar problema igual não dá no Scanline. O Mental Ray não dá pau no render nunca, a não ser que não tenha recursos para fazer a cena como a pessoa definiu, mas ai a culpa não é do Mental Ray, é da máquina ou da pessoa. Por isso que tem os recursos de otimização e em última instância tem o Render Passes que o Supermax indicou, com ele tem que renderizar nem que seja necessário dividir em muitas partes. Mas a melhor opção é usar o Distribuited Bucket Render com mais PCs na rede se tiver que renderizar imagens imensas, porque com GI é complicado renderizar imagens com 5000 pixels, assim tem mais memória para trabalhar. Só que eu acho estranho dar pau numa cena com 800 mil faces, porque não está muito exagerado, está dentro do normal, não para renderizar com 5000 pixels porque isso é para workstation, mas está bom para renderizar até um A4. Tem que ver o que está prejudicando a cena, objetos muito densos sem necessidade são um desperdício e causam problema, não sei se é o caso desta vegetação, mas objetos da Evermotion são complicados de usar sem otimização. 3D não foi feito para impressão em gande formato, então, não é qualquer computador que vai renderizar imagens com 5000 pixels usando GI e materiais complexos sem a cena ser perfeitamente otimizada e as vezes tem que renderizar em Passes mesmo. Para gerar cenas deste tamanho num ambiente profissional precisa de mais máquinas, caso contrário se torna inviável, porque dá para renderizar usando o Render Passes e os recursos de otimização, mas demora muito mais e dá trabalho. O Distribuited Bucket Render do Mental Ray é muito bom e ideal para este tipo de trabalho, com uma máquina só é penoso renderizar com 5000 pixels usando qualquer render com GI, porque está exigindo muito mais do que a máquina aceita. Não tem como comparar com o Scanline nenhum render com GI, só se for com o Light Tracer por exemplo, ai dá para comprar, tenta fazer com o Light Tracer usando Displacement e tudo mais também e me fala, pode não dar erro de memória, mas vai levar anos renderizando. E tem outro detalhe que eu lembrei também, quem muda o boot.ini para usar 3GB de RAM tem um monte de problemas estranhos, se você fez isso na sua máquina volte ao normal, porque você tem muitos problemas estranhos. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 602, sendo 10 membro(s) e 592 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Leonardo, Victor Mendonça, Geraldo Nunes, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.