Oi uriellichenstein, tudo bem?
Qual Max você está usando? Deve ser o Max 8 e o Múcio está falando do Max 9.
No Max 9 tem a opção de aumentar o Multipler individualmente em cada recurso, o vídeo mostra isso no final, pois no final de todos os capítulos que teve modificação no Max 9, tem mais um trecho explicando todas estas modificações.
Mas se está no Max 8 só tem o Energy e ele é global, então, não deve ser aumentado.
Neste caso você usa o Shader Photon Basic como explica no vídeo de Caustics reflexivo.
Se você colocar o Shader Photon Basic no Slot Photon do menu Mental Ray Connection, você pode até trocar a cor do Caustics como eu mostro no vídeo.
Então, em vez de trocar a cor do Caustics você coloca mais do que branco, ou seja, branco é 1, coloque 2, 3 ou mais, quanto maior o valor, mais intenso ficará.
Isso vale para todos os Slots de cor do Mental Ray, quando você usa um recurso do Max as cores vão de 0 a 255, mas quando você usa um Shader do Mental Ray as cores vão de 0 a 1 e aceitam valores maiores do que 1, deixando intenso a ponto de gerar luz.
Sobre a sua cena, você está indo muito bem, mas para fazer o efeito da forma que você quer, gasta muito processamento, deixa lento.
É mais rápido e não muda muito se fizer com a luz do lado de fora como o Múcio disse, no vidro da luz você aplica um Material Mental Ray com o Shader Glow no Surface, coloca branco e aumenta a intensidade, assim, vai emitir luz, mas quem gera Caustics é a luz de verdade mais abaixo.
Para colocar dentro do objeto você tem que aplicar o Transmat no Shadow e no Photon, tem que excluir o objeto da iluminação desta luz no Exclude e tem que desabilitar o Cast Shadows do objeto no Properties, o objeto deve ser habilitado para gerar Caustics e você precisa aumentar a quantidade de reflexos e refrações no Trace Depth da janela Indirect Illumination, veja que tem o mesmo recurso na janela Renderer, mas não é este, é o da janela Indirect Illumination.
Veja que todas as luzes da cena devem estar iluminando o objeto que gera Caustics, porque se tiver uma única luz que não ilumina este objeto, vai dar o erro de Photos e vai ficar lento, porque a luz está emitindo Photons de Caustics para gerar o efeito, mas eles não econtram o objeto, é quando dá esta mensagem.
Quando tiver Caustics na cena é bom que só a luz que ilumina o objeto gere o efeito, as outras luzes você precisa entrar no menu Indirect Illumination, habilitar o On para ajustar manualmente e zerar os Photons de Caustics.
Assim o render será rápido, vai gerar o efeito perfeitamente e não vai dar erro de Store Photons, entende?
Teste estas coisas e se tiver qualquer problema, volta a postar que vamos ajudando até resolver tudo.
Uma última dica, coloca a câmera na altura certa do observador, fica feio câmeras próximas do teto.
Abraços