Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

robson cardoso   Londrina/PR - AC
Grasiano   Campo bom - RS - RS
Jonathan-Matthies   São Francisco do Sul - SC
dami   João Pessoa pb - AC
Torquato   Florianópolis - SC

Portfólios Ver Mais

Bergi   Manhuaçu / MG
estebanXRK   Brasilia - DF
vandeko1987   São Caetano do sul
Vynycius   Petrópolis

Problemas com Caustics e GI na cena

Por: brunordiniz  

Em: 30/01/2008 00:07

Ola pessoal, to com um problema aqui que eu não to conseguindo resolver. Eu fiz uma cena interna recentemente com GI e FG, mas não havia aplicado Caustics. A cena tava legal, fiz ela depois que assiti as vídeo-aulas de MR da 3D1. O problema foi quando eu resolvi aplicar Caustics em uma mesa de vidro que tem no meio da sala, eu configurei como aprendi no Vídeo mas to com vários problemas. 1º deles, tive que aumentar o Global Multiplier do GI e Caustics e a cena ficou com a iluminação muito forte. 2º Tenho um lustre nesta cena que tem self-illumination e um Transmat Photons, e dentro dele tem uma MR Area Omni. Com GI não dava nada, mas agora com Caustics da uma sérei de mensagens de erros dizendo q falho em emitir 100000 photons na cena. Ja desabilitei esse lustre da iluminação e das sombras da MR Area Omini, alguem sabe o que eu posso fazer pra conseguir algum bom esultado? Segue em anexo a imagem da sala
então cara, tem um monte de coisa nisso ai, porque se precisa criar caustics de caustics, a coisa começa a pesar e complicar. Se tem uma luz envolvida por um vidro o Caustics vai gerar neste vidro, se depois disso este Caustics ainda vai chegar no vidro da mesa e gerar outro Caustics, vai precisar de muito trace depht. Vc viu lá no vídeo a aula daquele copo com líquido, é isso que acontece na sua cena, precisa gerar Caustics de Caustics. O erro na emissão dos photons é porque não está criando Caustics no vidro que envolve a luz, ai não tem como o efeito sair e atingir outros objetos. Eu acho mais fácil você coloca a luz um pouco para baixo do lustre, não vai dar muita diferença e vai facilitar a configuração da cena, além de ficar mais rápido no render. Não precisa aumentar o multipler do GI para deixar o Caustics mais visível, aumente o multipler só do Caustics. Espero ter ajudado
Múcio
Valeu mucio, vou tentar assim, só uma dúvida, como eu aumnto o multiplier so do caustics, pq no vídeo mostra aumentando o Global Multiplier. Vlws!
Olá uriellichenstein! Uma outra coisa a se pensar seria habilitar caustics apenas nos objetos onde vc gostaria que emitisse esse efeito. E não esquece de desabilitar a casinha da ficha indirect ilumination de geometry properties. Desta forma vc pode ser mais seletivo quanto ao uso de caustica na cena. Mas mesmo assim, pode ser que não faça muito efeito neste caso pois numa cena assim, o efeito de caustics só seria mais perceptível com a luz do sol incidindo diretamente sobre a mesa de vidro e também pelo fato de a mesa ser plana. Perceba que como foi mostrado no video curso, o efeito de caustics fica mais evidente quando gerado por superfícies curvas que fazem os raios convergirem para áreas menores. E com esse tapete tão estampado sobre a mesa de vidro o efeito ficará ainda mais difícil de ser percebido. Espero ter ajudado! abraço!
Oi uriellichenstein, tudo bem? Qual Max você está usando? Deve ser o Max 8 e o Múcio está falando do Max 9. No Max 9 tem a opção de aumentar o Multipler individualmente em cada recurso, o vídeo mostra isso no final, pois no final de todos os capítulos que teve modificação no Max 9, tem mais um trecho explicando todas estas modificações. Mas se está no Max 8 só tem o Energy e ele é global, então, não deve ser aumentado. Neste caso você usa o Shader Photon Basic como explica no vídeo de Caustics reflexivo. Se você colocar o Shader Photon Basic no Slot Photon do menu Mental Ray Connection, você pode até trocar a cor do Caustics como eu mostro no vídeo. Então, em vez de trocar a cor do Caustics você coloca mais do que branco, ou seja, branco é 1, coloque 2, 3 ou mais, quanto maior o valor, mais intenso ficará. Isso vale para todos os Slots de cor do Mental Ray, quando você usa um recurso do Max as cores vão de 0 a 255, mas quando você usa um Shader do Mental Ray as cores vão de 0 a 1 e aceitam valores maiores do que 1, deixando intenso a ponto de gerar luz. Sobre a sua cena, você está indo muito bem, mas para fazer o efeito da forma que você quer, gasta muito processamento, deixa lento. É mais rápido e não muda muito se fizer com a luz do lado de fora como o Múcio disse, no vidro da luz você aplica um Material Mental Ray com o Shader Glow no Surface, coloca branco e aumenta a intensidade, assim, vai emitir luz, mas quem gera Caustics é a luz de verdade mais abaixo. Para colocar dentro do objeto você tem que aplicar o Transmat no Shadow e no Photon, tem que excluir o objeto da iluminação desta luz no Exclude e tem que desabilitar o Cast Shadows do objeto no Properties, o objeto deve ser habilitado para gerar Caustics e você precisa aumentar a quantidade de reflexos e refrações no Trace Depth da janela Indirect Illumination, veja que tem o mesmo recurso na janela Renderer, mas não é este, é o da janela Indirect Illumination. Veja que todas as luzes da cena devem estar iluminando o objeto que gera Caustics, porque se tiver uma única luz que não ilumina este objeto, vai dar o erro de Photos e vai ficar lento, porque a luz está emitindo Photons de Caustics para gerar o efeito, mas eles não econtram o objeto, é quando dá esta mensagem. Quando tiver Caustics na cena é bom que só a luz que ilumina o objeto gere o efeito, as outras luzes você precisa entrar no menu Indirect Illumination, habilitar o On para ajustar manualmente e zerar os Photons de Caustics. Assim o render será rápido, vai gerar o efeito perfeitamente e não vai dar erro de Store Photons, entende? Teste estas coisas e se tiver qualquer problema, volta a postar que vamos ajudando até resolver tudo. Uma última dica, coloca a câmera na altura certa do observador, fica feio câmeras próximas do teto. Abraços
Muito obrigado André^^ Vou rafazer essa cena e vou colocar uma luz solar pra gerar o Caustics, mas vc resolveu um das minhas maiores dúvidas que era a do lustre, não sabia que dava pra gerar a luz com o Glow!!! Vlw^^, depois posto a imagem pra ver como ficou.
É o MAX 8 mesmo, mas to pensando em migrar pro 9 por causa do shader Arch & Design Abraços!!!!
Ai cara, dá uma estudada melhor no curso então, porque o André mostra como criar luz com o Glow no vídeo. Eu também tenho e aprendi a fazer imagens realistas com ele, essa parte do Shader Glow foi uma das que eu mais gostei na época.
Na verdae eu vi, so q eu n sabia que dava pra iluminar a cena toda com ela, achei q precisava de uma Omini na cena pra isso... hehe, falta de atênção mesmo^^
Oi uriellichenstein, tudo bem? Não se preocupe não que é assim mesmo no começo. Não dá para pegar tudo que tem no vídeo de uma vez só, é bom testar bastante depois que assistir e daqui um tempo você assiste novamente, assim, vai pegar tudo que passou batido da primeira vez. Mas especificamente sobre essa questão de iluminar com o Glow, poder até pode, mas não é tão bom quando iluminar com uma luz de verdade, porque uma luz de verdade emite Photons e o Glow não. Você pode usar o Glow para simular um objeto auto-iluminado e ele vai iluminar de verdade, mas é bom combinar com uma luz normal para gerar Photons, entende? Se tiver dificuldade, renderiza só com os Photons e posta a imagem que eu te falo o valor certo no Radius. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 542, sendo 12 membro(s) e 530 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.