Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arq.andreis   caxias - AC
dami   João Pessoa pb - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

santos.1408   Cruz, Ceará, Brasil - AC
Rafaelart   São Pedro da Aldeia

Preciso criar mangueiras....

Por: Modesto69  

Em: 11/02/2008 07:56

Aí galera seguindo o conselho do "Moderador" estou postando uma questão por vez. Estou precisando forçar um desenho "Circle" a fazer uma extrusão por um caminho sinuoso imitando uma mangueira...To + perdido que cachorro em dia de mudança. Tô visitando o forum e vejo falar no LOFT mas onde é que tá essa "P....." que não encontro - Meu Max é o 7 ainda - Pode?
Olá modesto69, tudo bem? O loft é um modificador que permite você fazer uma extrusão por um caminho, seguindo o formato da forma base. No próprio help do max têm imagens que já explicam por si só o que é e como fazer. Se não manja de inglês, siga este tutorial do André, onde ele explica como criar o loft. Aliás, mesmo que leia inglês, siga este tutorial que está bem completo. Clique aqui para acessar o tutorial. Só complementando: O loft é um termo que veio da construção de navios antigos. No processo de criação dos navios, o casco era suspenso sobre um grande molde chamado Loft. Isso servia para que o casco mantivesse a forma "arqueada" que ele tinha. Este processo de manter as "costelas" do casco encurvadas, tornou-se conhecido como lofting. Tanto é que se você procurar na net, a tradução da palavra loft, vai encontrar, entre diversos significados, andar de cima, cruzamento, palheiro, sótão, etc. :D Qualquer dúvida, estamos aí! Abração!
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Então olá Sr [_Serial_] beleza já encontrei a funçaõ LOFT tava debaixo do meu narizão...Porém aplico a função e o objeto fica invertido - funciona mas invertido, daí tenho que usar o Mirror para girá-lo de volta é assim msm? Ou na propria função tem este recurso? e outra....a mangueira não chega até o final do percurso, tipo assim fica faltando uma ponta pequena e msm assim 45º - se tiver solução oK senão Okzão
Modesto, que objeto você está usando? Dependendo do objeto dá até pra usar outro recurso. Fiz uns testes aqui, com objetos simples, circles e lines, e não deu problema nenhum, não ficou invertido. Faz uns testes com objetos diferentes do que você está usando. Talvez seja esse o problema. No caso da mangueira é super simples. Você pode habilitá-la na aba "rendering" para que ela apareça no render. Você dá a forma da mangueira e renderiza pra ver se deu certo. Qualquer dúvida estamos aí! Abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
Maneira FÁcil TambÉm: Cria Tua Spline Com O Percurso da Mangueira Cria Um CÍrculo - Spline TambÉm Clica No Percurso Vai No Modificador Bevel Profile Pick Profile e Clica No CÍrculo - Fica A Sua Mangueira. Aumenta A InterpolaÇÃo O Percurso Se Ficar Muito Segmentado. É SÓ Mais Uma OpÇÃo. AbraÇo
Iiii Saiu o texto assim porque eu tava com tudo maiúsculo.
Modesto69, Se for só uma mangueira sinuosa, faça o seguinte: Depois de ter desenhado o caminho, vão no painel Modify. No primeiro grupo "Rendering" habilite o "Enable in Rendering" e "Enable in Viewport". A spline vai virar uma "Mangueira". Porém, sólida. No Thickness, vc controla o raio. Se quiser uma mangueira, mesmo, ôca, use o modificador Sweep, no caminho. Lá, tem algumas formas pré estabelecidas. Uma delas são dois círculos concêntricos. Isso vai deixar com aspecto de mangueira mesmo. Sereia o mesmo que usar o Loft, porém, é mais prático. O Sweep, para outros casos, faz o que o Loft não faz, como colocar forma na espessura de linhas que se cruzam ou ramificam. Um abraço,
Oi Modesto, tudo bem? Realmente é melhor postar uma questão em cada tópico e com um título bem definido, assim, fica mais fácil do pessoal ajudar, porque bate o olho no título e já sabe que sabe a resposta. Você está fazendo certo, tanto que está recebendo bastante ajuda e eu agradeço os amigos por isso. O Loft é muito bom quando você precisa respeitar o mapeamento pela extrusão, quando precisa trocar de perfil durante a extrusão, entre outras funcionalidades. Mas se for um perfil retangular ou circular, a forma mais fácil é usar o Renderable da linha, como o Leandro disse. O modificador Sweep também é muito bom para facilitar, ele é um loft super simplificado e acaba facilitando para casos que não precisem das funções especiais do Loft. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 612, sendo 12 membro(s) e 600 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Eng Damasceno, Pedro Juliato, jgarquides3d, Celso Borttoloto, Felipe Duarte, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, Ricardo Paranhos, emersonforentin, Sergio1987.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.