Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
marciomax   Araçatuba-SP - SP
netiquinho   São José Do Rio Preto - AC
EvandroGP   Paraná - PR
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

godon2004   Taboao da Serra - SP
Silvio Peters   Rio de Janeiro - RJ
duhhhbr   Arvorezinha - RS

Materiais para superficies repetitivas

Por: joao_gomes  

Em: 01/04/2008 10:06

Olá a todos Alguém sabe onde posso encontrar um bom tutorial sobre como criar materiais para superficies com texturas sem que se note o padrão repetitivo da textura? Não me refiro a tornar a textura [i:15eea6cbec]tileable[/i:15eea6cbec] porque isso eu sei fazer. O problema é que mesmo com esse tipo de texturas notam-se padrões de repetição quando a área é grande, tipo relvados ou passeios. Agradeço antecipadamente qualquer ajuda </jg> Nota: uso o max por isso se puder ser um tutorial vocacionado para este programa era melhor.
Ai João, não tem jeito cara. A textura tem que ser grande nestes casos, sempre que ladrilhar muito aparece o padrão, até com mapa procedural aparece o padrão quando ladrilha demais. O que dá pra fazer em gramados, areia, gelo e estas coisas é mesclar várias texturas com mapas procedurais, tipo, se vc colocar um mapa noise com duas texturas de grama, já fica mais difícil de aparecer o padrão de ladrilhamento. Quando mais complexo vc fizer a composição dos mapas do material, mais difícil é de aparecer o padrão. Mas se for uma parede de tijolo, um piso, coisas muito definidas, não dá pra usar essa técnica, ai tem que fazer a textura grande mesmo.
Múcio
Olá, mucio. Obrigado pela resposta. Eu encontrei este tutorial que descreve passo-a-passo o tal processo de mesclagem de texturas: http://www.neilblevins.com/cg_education/tiling_trick/tiling_trick.htm Por acaso o que eu queria fazer era precisamente um tile com formas geométricas utilizando esta imagem que descarreguei do site do maxwell render. Você tem a certeza que não há maneira de quebrar a repetição? Nem usando o material tile do max? Obrigado
É isso ai João, a técnica é essa mesma do tut que vc achou. Só que olha como só serve para coisas mais homogeneas, não serve numa textura de ladrilho igual a sua. Porque sempre vai aparecer um padrão, teria que fazer uma textura muito maior com pedras diferentes, porque estas poucas pedras repetidas muitas vezes vai formar o padrão
Múcio
eu vi um tutorial sobre seamless onde foi utilizada uma imagem de pedras parecida com a sua. se eu encontra-lo...posto aqui. valeu.
Obrigado mmartins Qualquer ajuda é bem vinda. Hoje eu estive a fazer umas experiências com o material "tiles" e cheguei a uma solução que parece ser interessante. Aqui ficam duas imagens para vcs verem e darem opinião (ainda são wip mas já dá para ver que quebra o padrão repetitivo) Se acharem que vale a pena eu posso explicar rapidamente como fiz ou até fazer um pequeno tutorial. Abraços </jg>
Assim ficou legal João, não aparece um padrão e criou as diferenças de cores entre as pedras. Vc usou uma textura de pedra no tiles? Posta ai mostrando como vc fez!!
Aqui vai uma breve explicação do processo. Tentei explicar o mais detalhadamente possível. Qualquer dúvida é só perguntar. Aqui eu coloquei um material "Tiles" num plano e alterei o número dos ladrilhos para 10. Aqui eu alterei o valor de "Fade Variance" para zero (na verdade não faz diferença para o resultado final) e retirei as linhas separadoras colocando em zero os valores de "Horizontal Gap" e "Vertical Gap". Mas o que realmente importa é o valor de "% Holes". Ao atribuir-se um valor começam a aparecer "buracos" pela falta de ladrilhos. Por alguma razão que eu desconheço o valor correcto para metade dos ladrilhos devia de ser 50 (50% é metade) mas com o valor de 10 já aparecem cerca de metade do ladrilhos em falta. Esta vai ser a base do material. Agora o truque é começar a colocar esta base dentro de si mesma. Carregar no botão "None" do grupo "Tiles Setup", depois escolher "Scene" e escolher o material "Tiles" existente e que neste momento é o único. Na janela que aparece a seguir escolher "copy" para poder editar o material isoladamente mais tarde. Aqui eu chamei o material de 2a e mudei o valor de "Random Seed" para mudar o padrão dos ladrilhos. Também alterei as cores para se poder visualizar melhor o resultado. Como é possível observar, onde antes existiam ladrilhos cinzento claro agora existem azuis claro e escuro. Agora voltamos acima e vamos repetir todo o processo para o grupo "Grout Setup". Desta vez chamei o material de 2b e voltei a mudar o "Random Seed". Assim deixamos de ter um material cinzento escuro e passamos a ter dois verdes, o que faz um total de 4 se juntarmos os dois azuis. Aqui podemos ver como fica a hierarquia do material com o "Map #1" em cima e os "Map #2a" e "Map #2b" mais abaixo. Agora é só repetir o processo novamente e criar mais um nível para passar de 4 para 8 e por aí fora até ter uma variedade que permita que não se perceba a repetição. Quando chegar a esse ponto pode adicionar as imagens que pretende usar. Uma imagem diferente para cada cor ou, em alternativa, pode-se usar uma imagem mas tem de se aplicar o "Cropping/Placement" no max como mostra o exemplo abaixo. Cortar a imagem dentro do max para mostrar somente um bloco e alterar o valor de "Tiling" para 10. Por algum motivo que eu não percebo a imagem não aparece centrada... ...mas isso resolve-se assinalando a opção "Use Real-World Scale"
Poxa João!!!! Vc fez um tutorial completo cara!!!! Até vale a pena vc copiar essa mensagem e postar na seção de colaboração, que ai o André coloca lá na barra de tutoriais na capa do fórum pra todo mundo ver!!!! O pessoal tem que ver o seu tut, ficou ótimo!!! Valeu cara, vou fazer meus testes aqui
Obrigado pela dica e pelo apoio. Já coloquei na seção de colaboração. Mais tarde coloco o material pronto a usar. Abraços </jg>

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711238.

Total de membros registrados: 138768

Últimos membros registrados: cito, Rn1234, LEANDRO.AUGUSTO, matheus050199, heliocrispim, Dietzejoanns, peddleon14, lack francisco.

Usuário(s) on-line na última hora: 879, sendo 10 membro(s) e 869 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: cito, Victor Mendonça, Rn1234, moisesratts, Michelazzo, Le_Andro, Osvaldo Arquiteto, Fabio Catelleno, Geraldo Nunes, Adalberto Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.