Opa ^^
Nem todos os blocos vem com materiais aplicados...
Quando veem vc pode indentificalos usando o conta gotas ( quando vc abrir a tela de materiais {clicando M por exemplo})
e clica no objeto que vc ker indentifcar o objeto.
Agora respondendo a parte de grupos, nem sempre eles estao agrupados , muitas vzs eles sao um elemento só ,ou forao modelados apartir do mesmo poligono (um box , plane e etc...)ou usando edit poly foi usando o comando atach ,
um dos meios que vc pode usar para texturizar esse tipo de objeto é usar a opçao Multisubobject no material , com ele vc pode decidir mais de um material , dai vem a parte do Mult.Para vc poder fazer isso vai fazer o seguinte:
supondo que vc esta modelando uma porte , e nela esta aparte da lataria e a parte do vridru.
Vc vai dar um edit poly na porta que quer texturizar, vai clicar em element , vai clicar no vidro , ai la no painel de controle do edit poly vai ter uma parte que chama Polygons materials ID ai vc vai colocar o Numero do ID , em Set ID coloque 1
repete o processo agora com a lataria , mas agora coloque o ID 2.
Certo agora crie um Material MultsubObejct, como vc pode ver ele tem varios materiais nele
ai tem as previas e as seguintes opçoes
ID:corresponde ao ID que vc colocou no Objeto , ou seja se vc colocar 1 aqui , todo as faces e elementos que tiverem com id 1 ficarao com esse material
Name : é o nome dado ao material que vc vai criar eu aconselho a usar os nomes , pois ajuda a organizar
Sub-material:é pra vc poder entrar e editar cada material
entao crie o material 1 e 2 ...aplica na porta ...e vc vai ver que vai ter um vridru e uma porta ....
DEsculpa ai se eu nao soube explicar bem ...mas acho que te apontei um dos caminhos que da pra se seguir