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Blocos 3d max

Por: Thiago Negromonte de Mour  

Em: 18/04/2008 20:56

Os blocos para 3dmax já vem com os materiais aplicados???? Como faço para saber se vem ou não???? Como faço para desfragmentar os objetos de um carro por exemplo para aplicar os materiais???? Ás vezes consigo com o comando desagrupar e ás vezes não...... Abraço Thiago
Opa ^^ Nem todos os blocos vem com materiais aplicados... Quando veem vc pode indentificalos usando o conta gotas ( quando vc abrir a tela de materiais {clicando M por exemplo}) e clica no objeto que vc ker indentifcar o objeto. Agora respondendo a parte de grupos, nem sempre eles estao agrupados , muitas vzs eles sao um elemento só ,ou forao modelados apartir do mesmo poligono (um box , plane e etc...)ou usando edit poly foi usando o comando atach , um dos meios que vc pode usar para texturizar esse tipo de objeto é usar a opçao Multisubobject no material , com ele vc pode decidir mais de um material , dai vem a parte do Mult.Para vc poder fazer isso vai fazer o seguinte: supondo que vc esta modelando uma porte , e nela esta aparte da lataria e a parte do vridru. Vc vai dar um edit poly na porta que quer texturizar, vai clicar em element , vai clicar no vidro , ai la no painel de controle do edit poly vai ter uma parte que chama Polygons materials ID ai vc vai colocar o Numero do ID , em Set ID coloque 1 repete o processo agora com a lataria , mas agora coloque o ID 2. Certo agora crie um Material MultsubObejct, como vc pode ver ele tem varios materiais nele ai tem as previas e as seguintes opçoes ID:corresponde ao ID que vc colocou no Objeto , ou seja se vc colocar 1 aqui , todo as faces e elementos que tiverem com id 1 ficarao com esse material Name : é o nome dado ao material que vc vai criar eu aconselho a usar os nomes , pois ajuda a organizar Sub-material:é pra vc poder entrar e editar cada material entao crie o material 1 e 2 ...aplica na porta ...e vc vai ver que vai ter um vridru e uma porta .... DEsculpa ai se eu nao soube explicar bem ...mas acho que te apontei um dos caminhos que da pra se seguir
Quando o modelo tem materiais aplicados vc percebe na hora pelas cores dele, mas pode pegar o material no material editor, vê esse tut que explica: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14965 Vc não precisa separar as partes do objeto pra aplicar materiais, ainda mais se ele já estiver com materiais, é só pegar o material do modelo e trocar pelo material que vc quiser. Tem objetos que são só agrupados e tem outros que são anexados, estes que são anexados vc seleciona pelo ID igual mostra no tutorial que te indiquei no outro tópico de multi/sub-object
Selecionando pelo ID dá pra separar as partes clicando no detach do edit mesh, mas não precisa fazer isso pra trocar os materiais das partes, é só trocar no material multi/sub-object que está aplicado no objeto
Múcio
valeu galera!!!!

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