Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

WinterPT   Portugal - AC
mdpontes   Macapá - AP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
leochung   Londrina PR - PR
DanJochims   Goiania-GO - AC

Portfólios Ver Mais

VisualStudio   Florianópolis SC
godon2004   Taboao da Serra - SP
YuDaniels   Sao Paulo - AC
ronaldo.n2008   Bento Gonçalves - RS

Modelagem Autocad vs Max (Qualidade x Praticidade)

Por: Anisio  

Em: 04/05/2008 11:18

Olá pessoal. Em todas as modelagens que faço para arquitetura utilizo o Autocad e importo o modelo .dwg para dentro do Max. A muito tempo atrás, li um comentário do André onde ele defendia que era muito mais rapido e pratico modelar arquitetura no Autocad. Dias atrás, li outro comentário dele dizendo que ele tinha mudado um pouco este conceito. Gostaria de saber a opinião de quem ja trabalhou assim como eu, e hoje modela tudo no Max... Realmente a malha se comporta melhor se modelado dentro do proprio Max? Será que o arquivo .dwg é realmente 100% compatível com o Max? Pq eu vejo pessoas me dizerem que odeiam o Autocad e que fazem tudo dentro do Max... mais qual o fundamento? Pq ja tentei varias vezes modelar no Max mas em termos de rapidez e precisão eu acho o Autocad imbativel. Uma coisa é certa pra mim, velocidade é no Autocad sem dúvida mas, e quanto à qualidade? Realmente quais são os prós e os contras? Quero deixar bem claro a todos que a questão aqui é modelagem para arquitetura!!! Abraço a todos.
Ai Anísio, quem fala que faz tudo no Max não é profissional. Se for só uma sala pode até ser, mas fazer uma maquete completa só no Max sem nada do AutoCAD não é profissional, porque um profissional sabe que depende da precisão de uma planta feita no AutoCAD. O Max não é bom com medidas, pra medir qualquer coisa nele é muito trabalhoso perto do AutoCAD. Pra fazer certas coisas com medidas tem que dar um monte de voltas e no AutoCAD é só digitar @x,y,z O Max não aceita o negócio de "a partir deste ponto" com o @, ele conta a partir da coordenada 0,0,0 Imagine desenhar no AutoCAD sem o @, é o que acontece no Max. Então, tem que ter a planta baixa 2D com os cortes pra poder modelar a maquete com precisão e velocidade no Max. Tendo esse arquivo no Max, ai é muito mais fácil e muito mais rápido modelar tudo no Max do que no AutoCAD. Antigamente o Max não tinha os recursos de arquitetura que tem hoje, tipo o Wall que facilita muito. Por isso que hoje é melhor fazer nele e antes era melhor fazer no AutoCAD. A maior dificuldade era fazer as paredes com os vãos, o Max é ruim com boolean e tinha que fazer as paredes tudo em poly editando a malha. Agora vc liga o snap de vértice e sai contornando a planta baixa com o Wall, em 2 minutos todas as paredes estão prontas. Depois vc cria as portas e janelas primitivas do Max, coloca na parede e linca, ai o vão é aberto automaticamente e quando mover a janela de lugar, o vão acompanha igual no ADT. No AutoCAD não é mais rápido porque você primeiro vai ter que criar região no lugar das paredes ou contornar tudo com polyline pra poder extrudir, depois tem que criar os retângulos nos vãos e extrudir pra depois subtrair. Ou extrudir o parapeito separado pra unir depois com boolean. Enquanto estiver fazendo a região nas paredes uma pessoa no Max já modelou todas as paredes e abriu todos os vãos. O Max não precisa ficar mudando de UCS, ele trabalha em 3D de verdade e não em 2.5D igual o AutoCAD. A diferença é que no Max vc vai se guiar pela planta, vai mover as coisas manualmente como é feito num soft artístico, não vai mover com a precisão milimétrica do AutoCAD digitando valores, vai mover se guiando pelas linhas da planta. Quem é muito neurotico com medidas milimetricamente precisas vai ter problema. O projeto fica preciso mas não milimetricamente e nem é necessário, porque é uma maquete. Vai ficar muito mais preciso do que as maquetes de verdade que eram feitas antigamente, mas não vai ficar tão preciso como se fosse modelado no AutoCAD. Na parte de detalhamento é muito melhor fazer no Max, mas quem é neurotico com boolean vai ter problemas também, porque no Max nunca usa boolean. Tem que pegar o jeito do Max, se pegar o jeito do Max vai ser muito mais rápido e muito mais fácil do que fazer no AutoCAD.
Múcio
Concordo com o Múcio, isso é como dizer "é melhor desenhar a lápis ou com lapiseira?" Tudo depende do tipo de modelo que você quer fazer, a aplicação, e é claro, o grau de intimidade que você tem com o programa. Enquanto o max é mais artístico e intuitivo o autocad é bem mais abstrato e preciso, então depende também do seu "estilo". Como eu aprendi a modelar no cad muito antes de modelar no max, eu acho bem mais fácil modelar no cad (e como eu sou arquiteto o funcionamento do autocad é mais afinado com como eu concebo o 3d), é claro que também estou aprendendo cada vez mais a modelar no max, mas se preciso fazer um trabalho para esse mês eu não vou ficar batendo cabeça no max. Ou seja, quem pode responder isso é você mesmo, faça um modelo nos dois softwares, o que você achar mais fácil é o melhor. Só não pode se acomodar no autocad, se você começou por ele não deixe de aprender a modelar no 3dmax, vale a pena.
O lance é ir migrando aos poucos. Eu também vim do AutoCAD e achava mais fácil fazer as coisas nele, até móveis. Depois fui aprendendo a modelar no Max e teve uma época que eu fazia uma parte em cada soft. Depois de um tempo vc passa a fazer tudo no Max que é mais fácil e mais rápido. Mas tem que ter as manhas dele, é muito diferente de modelar no AutoCAD
Então... também faço um pouco em cada soft. Internas tudo bem da pra fazer tudo no max mais modelar detalhes externos nas fachadas e fazer um telhado completo com madeiramento por exmplo, eu acho o autocad muito mais pratico. Gostaria de saber de vcs se perceberam diferenças dos modelos feitos no autocad para as modelagens feitas dentro do proprio Max. Por exemplo: É verdade que os objetos feitos dentro do proprio Max tem um melhor tratamento na hora de receber um determinado material e interagir com as luzes? Pq objetos que modelo no Autocad que irão receber uma grama com Displace sempre dão pau, enquanto que quando faço um plane ou uma malha direto do Max o material funciona perfeitamente. Abraço.
nessa questão do displacement acho que sim.Feito no max vc pode dividir a malha melhorando a qualidade do displacement.
De Qualquer Forma Tem Que Ter Uma InteraÇÃo Entre Os Dois Programas Na QuestÃo de PrecisÃo, Mas Nao A ComparaÇÃo Com O Max Em RelaÇÃo A Qualidade.
S. Ayton
Ai galera, dá pra subdividir o objeto importado do autocad para colocar displacement. coloca o modificador tesselatte ou o subdivide, eles deixam o objeto com mais resolução e fica bom pra fazer grama com displacement e outras coisas É bom quando vai colocar hair and fur também, ele precisa de boa subdivisão
quer praticidade e qualidade em maquetes? usa o revit e o 3dsmax!! o revit pra fazer a alvenaria toda!! e o max pra colocar o material e renderizar!! não precisa de mais nada!!
paz sem voz não é paz!! é medo!!!
Uma dica pro pessoal que usa autocad, utilizem o comando _presspull ele automaticamente cria uma regiao e extruda ! eu botei como f3 tecla de atalho ai soh pego a planta baixa e vo apertando f3 e vo fazendo as paredes, quebra um galho uhahuau flws

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711246.

Total de membros registrados: 138776

Últimos membros registrados: NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel.

Usuário(s) on-line na última hora: 661, sendo 1 membro(s) e 660 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.