Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

guiguerra   Fortaleza - AC
An3dre   Araras / SP - SP
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE

Portfólios Ver Mais

Rafaelart   São Pedro da Aldeia
bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG
g2guilherme   Curitiba-PR - PR

Ajuda com imagem e desabafo!

Por: Alexandre  

Em: 06/05/2008 18:26

Caros amigos da familia 3D1, acho ques estou postando minha image na área certa, pois não a considero finalizada, o projeto foi entregue ontem na facul, com essa imagem, mas eu considero questão de honra melhorá-la! É essa aqui a danada! *Iluminação spot com multiplier 1,55 (255 253 190)e vrayshadows com subdivs 16. *Irradianc Map em Low e Light Cach em default *rQMC no global subdivs multiplier com 4 *Color Mapping Exponential com Dark Multiplier com 2,5 e Brigth Multiplier com 2. (Grande tutorial do Zancanaro a respeito disso) *Multiplier 1,2 no Environment com um tom azulado 1. As 2 manchas lá em cima, como se fosse sujeira de água escorrendo, na platibanda da casa, que tenho quase certeza ser uma sobreposição de faces, na concepção deste modelo no Revit. Não tive tempo de arrumar isso, porque o prazo de entrega na facul foi meio apertado! 2. Utilizei o Ivy para fazer essas trepadeiras, e com o auxilio de algumas dicas no post do grupo de estudos do Ivy, texturizei as mesmas com um Multi-Sub Object, mas quando renderizei a imagem, notei q todas as folhas apareceram com bordas brancas, e não faço a mínima ideia de como arrumar isso pessoal! 3. Para a grama, tentei de tudo! Hair and Fur, com as dicas do Tiago, que me ajudaram muito, mas que no final de tudo, não casavam bem com o VRay, as sombras ficavam escuras demais, e a grama não gerava feflexo em nada. Depois, tentei um material de grama normal, com mapa de Bump e Displacement, mas que achei totalmente artificial. Finalmente utilizei o VRayFur, que me pareceu um resultado bem legal, mas que multiplicou infinitamente o tempo de render! Seriam as configurações que eu utilizei, ou esse *+$#$@ desse VrayFur é que é pesado mesmo? Na aba Distribution, eu utilizei Per Area 0,65, que distribui bem a grama no terreno! Mas esse tempo de render.....desanima totalmente. 4. Quanto as texturas, as de pedra, nas colunas, sei que estão bem repetidas, mas no momento estou sem Photoshop para editar materiais! Mas isso acho que não encontrarei maiores problemas! Nas casas vizinhas (modelos Evermotion), não texturizei pela falta de tempo, mas para postagem do resultado final, vou melhorar isso! Na internet, achei boas configurações para o vidro! Utiizei algumas, e o resultado final achei bastante satisfatorio, mas nesse ultimo render, apareceram essas manchas, essas repetições estranhas que não faço a mínima idéia do que possa ter gerado isso! Para esse vidro eu utilizei as dicas do usuário Leebano no forum da iMasters (não sei nem se é permitido falar isso aqui). Segue o link: http://forum.imasters.uol.com.br/index.php?showtopic=252596 5. Oque eu poderia fazer para complementar essa cena? Tirar essa casa lavada do Vray? Criar um ambiente + real? 6. Esse ultimo ponto é um desabafo! Depois desta imagem, e quando a poeira baixar na facul e sobrar um tempinho para mim, a primeira coisa que farei é comprar o cd de Mental Ray da 3d1, porque agora será Nervermotion e Vásefuray! A facilidade de configuração e resultados iniciais deste render não me enganam +! Sei que isso também se deve ao fato de minha inexperiência, e sei que muitos usários conseguem imagens fabulosas e estaveis com esse render! Mas eu não consigo! Cansei das gambiarras que tenho que fazer para usar esse render, das travadas miteriosas e fechadas na cara que levo dessa trio Vray+Evermotion+Max! Em nenhuma momento quero iniciar uma discussão sobre os renderizadores, isto é apenas a posição que tomarei, não tomem por favor como uma crítica ao Vray, que muito me ajudou nos meus estudos no Max. No mais pessoal, me desculpem pela extensão do tópico, e agradeço desde já, a compreensão dos usuários deste fórum, onde encontro sempre um ambiente agradável, que favorece a discussão e esclarecimentos de dúvidas, desde as mais simples, como as minhas! Abraços pessoal!
!!! Power MODE On !!!
Parabéns pelo seu trabalho e eu acho que vc está certo nas suas conclusões e no seu desabafo. Eu não faço faculdade de arquitetura, já sou casado e me ferrei no meu emprego, ai comecei a fazer maquete eletrônica. Aprendi o AutoCAD pra fazer planta baixa e depois passei pra maquete 3D no Max. Comecei com o V-Ray também e logo consegui bons resultados, mas logo também apareceram todos estes problemas de paus, travamentos, erros, coisas que não apareciam no programa e tinha que instalar um monte de vez. Ai trocou o Max e eu fiquei a pé, precisando o plug-in pra renderizar. Resolvi tentar com o Mental Ray e fiquei surpreso, não é tão difícil quanto falam e nunca mais tive estes paus, o Max nunca mais fechou no meio de um trabalho ou no meio do render, tudo funciona e tambám dá pra fazer imagens fabulosas. Então pra que passar tudo isso se dá pra fazer igual sem estes problemas? Foi essa a conclusão que eu cheguei e estou feliz com a minha escolha. Embarca nessa que vc não vai se arrepender. Abraço cara
Oi Alexandre, tudo bem? Sobre as suas setangens de render... Primeiro, global subdivs multiplier = 4 é suicidio, eu nunca usei nenhum valor acima de 1, muitas vezes eu uso 0,8 ou até mesmo 0,5 para externas. Só com esse parametro, você multiplicou por 4 o tempo total de render. Ganha em qualidade, sim ganha... mas é a mesma coisa que usar o maxwell, setar 300horas pra renderizar e sair pra fazer outras coisas. Existem outras configurações que optimizam o render sem perder qualidade. Muita gente pensa que baixar os settings de IR vai diminuir o tempo de render, é puro engano, o calculo até pode ser um pouco rapido, mas o render vai demorar bem mais que o comum. Sem contar que vai aparecer manchas estranhas, a qualidade das sombras ficará sem definição, principalmente em cantos e objetos com pequenos detalhes. Trabalhar com color mapping também consome tempo de render, eu sempre usei exponential 1,1,1 e agora trabalho com Linear WorkFlow 1,1,2.2. 1- face coplanar; 2- setar o blur do bitmap do opaticy em 0,01 e usar vraymtl em vez do standard que vem como padrão no objeto; 3- vrayfur é rapido. Primeiro você tem de subdividir um pouco a malha onde vai aplica-lo, ele não funciona em grandes faces. Pra isso você pode usar o modificador subdivide. 4- você pode usar a mesma textura, é só dar uma trabalhada com ela no Photoshop. ;) 5- Não acho que a sua cena esteja lavada, pode ser o seu monitor. Mas para evitar isso o melhor é não trabalhar com o color mapping, vc seta ele como exponential(esse deixa com valores padrões) ou como reinhard e vai diminuindo o valor do burn value até sumir os estouros da cena. Deixar mais real? Trabalhar as texturas e materiais. A posição da camera também não está ajudando muito, está mostrando mais o quintal do que a fachada da casa. A posição da luz do sol também não está ajudando a valorizar os volumes da casa. 6- é uma escolha sua, se não está satisfeito tem mais é que estudar outro render mesmo. Eu comecei estudando o Brazil Render e achava ultra demorado para interiores, também não consegui resultados satisfatórios, acabei mudando pro V-Ray e não me arrependo, é através dele que tenho uma vida confortável. :) Qualquer mensagem de comparação de render aqui neste tópico será deletada sem aviso prévio.
Acabei de chegar da faculdade e vi essas respostas! * magster, essa é minnha esperança, a estabilidade que o mental ray oferece! A alguns dias surgiu uma possivel-talvez-quemsabe oportunidade de ganhar alguma grana com esse conhecimento basico de 3d! E a ultima coisa que eu queria era queimar um trabalho com as neuroses do vray! Na facul a vezes é tranquilo, professor as vezes entende minha choradeira por causa de paus no pc, e acabo resolvendo a tempo de uma reposição, mas no mercado de trabalho, é um nome em jogo! E perdendo o nome...já viu né? Cara, obrigado pela resposta, grande abraço pra você e sucessos meu velho! E Não desanima com as portas fechadas, vamos abrir outras, nem que sejam arrombadas! * HAWF, dicas anotadas e se possivel, tatuadas aqui no braço para eu não esquecer! Vou caçar algo para comer por aqui e testar logo logo suas configs, ver se diminuo esse tempo de render! Mas eu achava tao bem dividida minha malha para grama.....vou ver se consigo melhorar isso! A respeito do enquadramento, escolhi essa vista, que de acordo com o projeto, é a vista sudoeste, mostrando a exposição da casa ao sol do final da tarde (oeste). Para a entrega do projeto, disponibilizei outra vista, a sudeste, com o posicionamento de um sol da manhã. Mas não sei porque, tenho um carinho muito grande com essa imagem. Por algum acaso você mora em Dubai? Eu acho que tenho a impressão de ter visto algo do tipo por aqui! Se for você mesmo, essa semana, um grupo veio oferecer um curso de Max aqui na minha facul (Facisa - Campinha Grande - Paraiba), e aos mostrarem alguns renders, eles mostraram uma imagem magnifica, agora não me recordo qual seria, mas era uma edificação, e alegaram ser de um brasileiro que está trabalhando com 3d em Dubai! HAWF, se for você mesmo, só na minha sala, você já tem +/- uns 30 fans! Obrigado pelas dicas e pelo tempo dispensado a leitura do meu post! Abraços cara! E parabens pelos trabalhos de altissimo nivel que voce produz!
!!! Power MODE On !!!
Oi Alexandre, tudo bem? Depois de ver a sua imagem novamente eu notei que a sua malha está subdividida, tem umas ondulações... Eu não entendi a que ponto está demorando pra renderizar o VrayFur. Ta certo que o nem o calculo como o render serão voando, mas não é pra ser tão demorado. Eu morei 1,5 ano em Dubai! Mas acredito que o pessoal estava falando do Leo (Leonardo Tavares), ele participava aqui do fórum também, inclusive se você ver no grupo de estudos, o primeiro sobre V-Ray foi criado por ele em 2003, nós começamos a estudar juntos nessa mesma época. Hoje em dia ele ta bem fera com matte painting. E também acho que é ele pelo fato da familia do mesmo morar em João Pessoa. :) Sobre o seu render, espero por ups e fique a vontade para perguntar algo mais. Abraço!
HAWF, fiz as alterações que você sugeriu nas setagens! A simples diminuição do global subdivs multiplier para 0,8 diminuiu em muuuuito o tempo do render! A mesma imagem, no formato 3200 x 2400 que levava 14 horas para renderizar, com essa nova setagem passou para apenas 3 horas! Sei que pode ser ainda um valor alto, mas bem melhor se considerar os primeiros tempos de render! Com a mudança do color mapping que você sugeriu, o tempo de render caiu para 2 horas, mas não me agradou muito a qualidade da imagem! Quando eu tiver uns minutos livres aqui, eu posto os 2 resultados! Abraços meu velho!
!!! Power MODE On !!!
Aqui está uma nova imagem com as configs do color mapping que você sugeriu HAWF: exponential 1,1,1. Não gostei muito do resultado que esses novos valores apresentaram para a iluminação. Achei muito escuro! No mais, de volta aos estudos! Abraços cara!
!!! Power MODE On !!!
Acho que vc esqueceu de postar a imagem. :lol: 3h pra resolução de 3k não é nada mal, dependendo da sua máquina. Tirando a iluminação, como ficou a qualidade (manchas?) geral da cena? Se aparecer manchas, muda o preset do IR pra High, depois pra custom e coloca -6-2, isso pra renderizar em alta, pra fazer testes pode ser -6-3 e pode começar com o Hspher. subdivs = 30. Em vez da spot, ja experimentou usar a vraysun? Para camera standard vc pode começar com um sun intensity de 0,01. É bom usar 3 casas decimais no max porque esse valor é bem sensível, então pode ser que um valor como 0,015 ou 0,018 possa ser usado. Se quiser deixar a luz mais amarelada é só aumentar o valor do turbidity. EDIT: Opa, agora apareceu a imagem. Aumenta o multiplier da sky e também da luz direta que você vai usar. Eu colocaria um mapa de grama mais variado, a cor dele está muito homogênea. Esse concreto tá pedindo um glossyness. Coloca um valor RGB de reflexo 7,7,7 e 0,7 ou 0,65 no glossy.
Você é bem rápido no gatilho hein HAWF! A respeito do pc, aqui eu tenho um Q6600, com 4GB de RAM e uma HD3870. Nesse exato momento, ela está ocupada gerando uma imagem com as configs dessa sua ultima sugestão! Iluminação com um Vraysun e os mesmos valores para o color mapping, exponential 1,1,1! Daqui a alguns minutos eu posto o resultado! HAWF, muito obrigado pela ajuda cara, e pelo seu tempo dispensado! São iniciativas assim que fazem esse forum tão agradável a iniciantes como eu! Abraços meu velho!
!!! Power MODE On !!!
Eita...tá toma lá dá cá! Na pressa para responder sua mensagem, nem vi sua ultima atualização! Essas dicas do material serão totalmente consideradas! Abraços!
!!! Power MODE On !!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711244.

Total de membros registrados: 138774

Últimos membros registrados: godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77, julianogpimentel, cito, Rn1234.

Usuário(s) on-line na última hora: 479, sendo 4 membro(s) e 475 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Yanga026, janealva93, kelliehalvorsion, godyx.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.