Quando eu larguei o V-Ray e migrei pro Mental Ray eu nem sabia que existiam estes efeito, não tava ligado que o V-Ray era mais simples e não fazia um monte de coisas.
O que me perturbava eram os problemas no render e no max, dava muito pau na hora de renderizar, o max fechava toda hora na minha cara, não podia usar o wall pra modelar porque dava erro nas quinas.
Um amigo já tinha me falado do Mental Ray, foi o mesmo que me indicou a 3D1, ai começei estudar e não tive mais problemas, o Max raramente fechou na minha cara depois que tirei o V-Ray, posso modelar com a Wall e não tive mais problema de pau no render.
Ai comprei o CD do Mental Ray aqui da 3D1 e com ele aprendi legal, minhas imagens melhoraram bastante e o tempo de render caiu muito.
Depois que aprendi bem eu vi como o Mental Ray é fácil, é mentira que falam que ele é muito difícil.
A parte difícil é de composição de shaders mas você nem precisa disso, só se for trabalhar com cinema.
Pra maquete vc usa o material Arch&Design e faz tudo com ele, já vem presetado e é fácil de configurar.
As configurações do render mesmo são bem mais fáceis do que no V-Ray que tem um monte de método de GI.
No Mental Ray é só aprender a configurar o radius dos Photons e pronto, qualquer cena fica fácil de configurar.
Tenta pra você ver, se gostar vc continua, se não gostar vc tenta o Brazil Render, falam que ele é muito bom e não tem os paus do Final Render.