Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
Gordianstudio   Porto Alegre - AC
Línea Design   Itapema/SC - AC
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

Kamus   Petrolina PE - PE
Gwarth   Porto Alegre - RS
weberton santos   Rio de janeiro - RJ
Fernando   São Paulo

material de dispersion

Por: Baldo  

Em: 11/05/2008 20:57

Boa noite comunidade e feliz dia das mães para as mães de todos vocês. Se não for incomodar eu queria fazer mais uma pergunta pra aprimorar meus conhecimentos de render. Depois que o Pkopp me mostrou uma imagem de um helicoptero muito real feita com o final render, eu pesquisei algumas coisas sobre ele e achei muito legal. Tem uns recursos que eu nunca tinha visto. Um que gostei muito é esse de dispersion que faz arco-iris nos objetos. Mas eu não tenho e não sei usar o final render, uso o V-Ray, dá pra fazer o mesmo nele? Esse exemplo eu achei no site do final render
V-Ray 1.5 User
Cara, eu nunca usei o V-ray, estou começando agora a usar o mental ray. Mas esse efeito de arco-íris é causado pela refração que a luz causa quando ela passa de um meio para o outro.Tendo esses meios diferentes índices de refrações. Espero ter ajudado alguma coisa. Abaços.
Ai cara, eu usei o V-Ray por algum tempo e não vi nenhum material nele pra fazer isso. No Final Render e no Mental Ray dá pra fazer, acho que dá pra fazer no Brazil Render também. Destes 3 o V-Ray é o que tem menos recursos. O Final Render é cheio de recursos, mas tem muitos paus. Se quiser testar no Mental Ray que já vem ai no seu max, pega o shader lgem ou difraction aqui na 3D1, é meio demorado pra renderizar, mas é fácil e fica lindo. Estão nessa página: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&busca_no_topico=dispers%E3o Os dois fazem esse efeito. No Mental Ray dá pra fazer também a dispersão no caustics igual um prisma que divide a luz no arco-iris. O shader prism photon que faz isso. Está nessa página: http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=13941&busca_no_topico=prism Acho que no Final Render também dá pra fazer isso. OBS: Eu queria ver a imagem do helicoptero feita no Final Render que você disse. Tem como postar ela aqui pra nóis?
Bom dia comunidade. Eududu, obrigado pela resposta, mas precisa ter um recurso no material para criar este efeito de arco-íris, não é só a luz passar de meio físico igual na realidade e no V-Ray eu não encontrei este recurso. Magester, obrigado pela resposta, eu estou percebendo isso mesmo que você disse, o V-Ray não faz muita coisa. Eu achava que estava indo bem, conseguindo bons resultados, mas quando encontrei esse site vi que tenho MUITO para aprender. Estava vendo os tutoriais mais recentes e o V-Ray não faz nenhum daqueles efeitos que mostram no Mental Ray, como glare, beam, reflexo e refração com dispersão. Acho que por estas coisas que não consigo chegar no mesmo realismo que o pessoal chega com o Mental Ray. Mas tenho medo de estudar o Mental Ray porque falam que ele é muito difícil. Por isso que fui pesquisar o Final Render, mas agora vc falou que ele tem muito pau. Será que vou sofrer muito para aprender o Mental Ray?
V-Ray 1.5 User
Quando eu larguei o V-Ray e migrei pro Mental Ray eu nem sabia que existiam estes efeito, não tava ligado que o V-Ray era mais simples e não fazia um monte de coisas. O que me perturbava eram os problemas no render e no max, dava muito pau na hora de renderizar, o max fechava toda hora na minha cara, não podia usar o wall pra modelar porque dava erro nas quinas. Um amigo já tinha me falado do Mental Ray, foi o mesmo que me indicou a 3D1, ai começei estudar e não tive mais problemas, o Max raramente fechou na minha cara depois que tirei o V-Ray, posso modelar com a Wall e não tive mais problema de pau no render. Ai comprei o CD do Mental Ray aqui da 3D1 e com ele aprendi legal, minhas imagens melhoraram bastante e o tempo de render caiu muito. Depois que aprendi bem eu vi como o Mental Ray é fácil, é mentira que falam que ele é muito difícil. A parte difícil é de composição de shaders mas você nem precisa disso, só se for trabalhar com cinema. Pra maquete vc usa o material Arch&Design e faz tudo com ele, já vem presetado e é fácil de configurar. As configurações do render mesmo são bem mais fáceis do que no V-Ray que tem um monte de método de GI. No Mental Ray é só aprender a configurar o radius dos Photons e pronto, qualquer cena fica fácil de configurar. Tenta pra você ver, se gostar vc continua, se não gostar vc tenta o Brazil Render, falam que ele é muito bom e não tem os paus do Final Render.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711247.

Total de membros registrados: 138777

Últimos membros registrados: francesaamers, NaturesGardenCBDResultatFR, easyloss, godyx, kelliehalvorsion, Yanga026, janealva93, isac77.

Usuário(s) on-line na última hora: 787, sendo 2 membro(s) e 785 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NaturesGardenCBDResultatFR, francesaamers.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.