Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
CNC   Caçador -Sc - SC
dami   João Pessoa pb - AC

Portfólios Ver Mais

-Rapha-   rio de janeiro - RJ
tiagoschuch   florianopolis - SC
Marcelo   São paulo - capital - SP
stunlight   Campos dos Goytac - RJ - AC

Ajuda com Piscina. Mental ray

Por: Paiako  

Em: 15/05/2008 13:33

Ola amigos, sou novo no 3ds, estou estudando mental ray e texturizaçao e iluminaçao, fiz esse teste para estudar os efeitos da agua, segui o tutorial e td mais, mas a agua nao ficou transparente, mas no material esta, n sei o pq isso ocorreu. Se alguem puder me ajudar. Criei um material de agua, e adicionei um bump nela para dar o efeito das ondas da agua. Obrigado
ai cara.. blz??? movi seu tópico pra ca, se enquadra melhor nestas questões... e a chance de alguem t ajudar eh maior!! Abraço
Até aqui o Senhor nos ajudou...
Entao ta ne,, se vc acha... ehehhe vc n poderia me ajudar tb? hehe
que material vc usou para a água?
Thiago Bueno
Portfolio: http://thiagobueno.net
Tutoriais: http://tutorial.thiagobueno.net
Essa sensação de falta de transparência é causada pelo relevo criado pelo Bump, pelo ângulo da câmera e pelos reflexos da água. É assim mesmo. Observe uma piscina com água em movimento e num ângulo perto do chão que vc vai perceber isso. Abraço.
a água está transparente, é como o Leandro disse, vendo nessa posição e sem caustics fica assim. se colocar caustics igual no tut já fica melhor, porque a luz penetra na água. Mas se colocar a câmera mais alta vc vai perceber que fica mais transparente. O bump está muito forte também e prejudica a visão por causa da refração. vê lá no tut que o André fala pra usar displacement e não bump.
De fato. Esta transparente sim, inclusive da para enxergar o fundo da piscina. O que esta acontecendo é isso mesmo que a galera falou. Como exemplo, vc pode diminuir o reflexo e o bump da agua da agua, que vc vera melhor o fundo. Abç
Olá Paiako! O ideal para se trabalhar com o material de água é ir ajustando o valor do bump aos poucos até obter o efeito desejado. O material parece estar correto. Mesmo assim vale à pena testar outros como os disponíveis aqui nos arquivos do site. Um material de água geralmente possui um mapa falloff no difuse, refração na transparência e um mapa tipo noise ou smoke no bump. Usando o arch&design tu pode usar um falloff no difuse, quase branco no refract e um mapa para a deformação do bump como eu citei acima. Daí é só ir testando. Lembre-se de ajustar o valor do IOR corretamente 1,5. Mesmo assim vale ir testando por aproximação até ficar legal. abrs!
Valeu amigos pelas dicas.. usei caustics nessa imagem.....mas vou fazer outros testes....
Ai Paiako, tenta diminuir um pouco o reflexo da água, isso ajuda a deixar mais transparente e deixa os Caustics no fundo da água mais forte. Eu notei que se o reflexo for muito grande na água, boa parte do Caustics reflete e não atravessa a água, ai fica mais escura.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 536, sendo 25 membro(s) e 511 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.