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(VRay)Motion blur só em um obj.

Por: epora  

Em: 19/05/2008 10:53

Não, ele não deixa... o mblur é ativado na camera, não tem como excluir objetos do mblur exceto diminuir o número de samples deles, o que vai tornar o render mais rápido, porém não tão rapido como se excluisse os objetos. E convenhamos, ficaria meio estranho apenas um objeto ter mblur e o resto da cena não, concorda? Ta certo que ocupa um tempo enorme de render, mas caso contrário ficafake. Sem contar que se a camera é animada, ficará mais estranho ainda, pois quando a mesma se movimenta a cena toda vai gerar tal efeito, menor ou maior, dependendo da velocidade da mesma. A composição é a melhor maneira de se resolver isso e é muito usada em cinema, tanto é que o Mental Ray tem um excelente render element que é muito usado, o vector velocity channel. No V-Ray tem o VrayVelocity que pode ser lido pelo Combustion via arquivos rpf. Um plugin para composers como After Effects, Combustion, Fusion, Nuke, Shake, etc que usa tal render element é este aqui: http://www.revisionfx.com/products/rsmb/ EDIT: Gutão, não sou especialista, sou um mero aprendiz que estuda diariamente a sua ferramenta de trabalho e ainda tem muito que aprender. ;)
O motion blur da câmera do max é real em 3D, o motion blur do proprieties é simulação 2D. Mas se renderizar no mental ray o motion blur do proprieties fica real 3D também e deixa selecionar só os objetos que quiser pra criar o efeito, dá pra colocar na cena toda, na câmera e até na luz. O motion blur do combustion e do after é 2D igual o motion blur do proprieties do max, não fica tão bom. Fazer em 3D sempre é melhor, mas gasta mais tempo. Sem separar só o que vai criar este efeito fica inviável. Quando a câmera se move rápido tem que ser na cena toda, mas se só um objeto se move rápido é o maior despedício aplicar o efeito na imagem toda.
"magster" disse: O motion blur da câmera do max é real em 3D, o motion blur do proprieties é simulação 2D.
Oi magster! Acho que essa informação não procede, o 3dsmax não tem mblur real, apenas 2d. Tanto é que este motion blur só funciona com o scanline, se o mesmo estiver ativado, não funcionará com o Mental Ray que é um render com o seu próprio mblur real. Apenas engines mais avançadas é que tem mblur real. ;) EDIT: O que eu quero dizer é que o [i:b560c189a0]scanline[/i:b560c189a0] não tem mblur real de camera, é apenas um "multi pass effect".
O motion blur da câmera do max é 3D real sim, o efeito ser criado pelo método de render passes não transforma ele em 2D e não muda nada na qualidade, só precisa de muitos passes para ficar bom, mas é 3D, porque ele aceita fazer os efeitos que só motion blur 3D consegue, como uma hélice virando e formando o rastro arredondado. Motion blur 2D não consegue fazer isso, como o motion blur do Object ou da Image que tem no Object Properties. E como o amigo Magster falou, se renderizar com o Mental Ray estes motion blur 2D do Properties viram Motion Blur real 3D do Mental Ray, dando pra escolher só os objetos que devem participar do efeito.
Doutor Ego
Olha, não sei se ajuda muito, mas o after effects cs3 ja tem um pluguin (acho q nativo ja) que gera o motion blur na cena terminada, só nao lembro o nome agora
"WullF" disse: Olha, não sei se ajuda muito, mas o after effects cs3 ja tem um pluguin (acho q nativo ja) que gera o motion blur na cena terminada, só nao lembro o nome agora
o melhor de todos e usado até em cinema é o Real Smart mblur. http://www.revisionfx.com/products/rsmb/
obrigado pelas informações, eu jurava que tinha visto um barato qualquer lá pra ligar o motion blur só no objeto que quiser, acho que confundi, estou estudando várias coisas ao mesmo tempo, se vcs falaram tá falado. é maus que o v-ray não aceita isso igual o mentral ray, dá uma diferença enorme no tempo de render e tem coisa que não dá pra fazer com estes plug-ins em composição por serem 2D.
Mental Ray User
"Gutao" disse: obrigado pelas informações, eu jurava que tinha visto um barato qualquer lá pra ligar o motion blur só no objeto que quiser, acho que confundi, estou estudando várias coisas ao mesmo tempo, se vcs falaram tá falado. é maus que o v-ray não aceita isso igual o mentral ray, dá uma diferença enorme no tempo de render e tem coisa que não dá pra fazer com estes plug-ins em composição por serem 2D.
É por isso que muitos estúdios famosos usam 2 ou 3 engines de render em grandes produções, sempre aproveitam o melhor de cada uma. Quanto ao plugin de composição, acredite, muita coisa que vemos em cinema, não é feito direto no 3d, mas como estamos ligados no filme, passa batido. :lol:

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