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Despersão de Objectos?!?

Por: virus_opecador  

Em: 19/06/2008 08:30

Oi turma! »Tou com uma duvida: »Quero criar um cenario com *objectos dispersos(espalhados)*! Gostaria de saber se existe uma ferramenta no max(2008) q pode fazer essa dispersidade? Por ex. esse terreno: Gostaria de multiplicar e espalhar o objecto q esta em volta do circulo Amarelo e vermelho pelo terreno! Abraço
*Take a Great Look Toward Greatness*
.../...
*Take a Great Look Toward Greatness*
Oi Virus, vc usa o scatter pra isso, dá com partícula também, mas com o scatter é mais simples. Olha o tut: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14753
Mental Ray User
Olá, tudo bem? Além destas formas que o Gutão indicou, você também pode fazer isso facilmente com o MaxScript. Se o que você precisa é deixar os objetos espalhados aleatóriamente, isso pode ser feito com a linha "move" do listener. Faça assim: Clone os objetos na quantidade desejada. Por exemplo, 20 objetos. Agora, no max, tá vendo ali embaixo do lado esquerdo a janela de comando do listener do MaxScript? Insira este comando ali: for i in selection do move i [x,y,z] Pressione Enter. Isso serve para informar ao max que você vai mover os objetos selecionados no eixo X, Y ou Z. Se você escreveu corretamente o comando, irá aparecer logo abaixo dele um "OK" em azul. Agora o próximo passo é você selecionar os objetos que serão dispersos. Agora, com eles selecionados, insira este comando: for i in selection do move i [random 25 0, random 25 0, 0] Pressione Enter. Se o comando estiver correto, novamente vai aparecer o "OK" em azul e os objetos serão dispersados. Neste caso eu usei o número 25 como exemplo, mas aí você é quem vai definir a distância que eles serão deslocados. Neste exemplo que eu coloquei eles serão dispersos no eixo X e Y, e se você fez isso na viewport Top, eles serão alterados no comprimento e na profundidade. Outra coisa, se você quiser alterar também o tamanho dos objetos, você pode "escalonar" os objetos também desta forma. Faça assim: for i in selection do scale i [1,1,random 1.1 0.1] Isso serve para modificar os objetos na escala. Se tiver dificuldades, pergunte aqui que eu vou tentar responder conforme o meu tempo permitir! Espero que tenha sido de ajuda... ;) Um abraço!
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Pô Serial, vc agora tá por dentro do Maxscript. Legal cara, faz um tut simples pra gente com estas coisas úteis, gostei muito dos comandos pra distribuir objetos.
Pôxa Magster, obrigado, mas o que acontece é que eu dei uma lida em alguns assuntos do Maxscript e eu me lembrava que há pouco tempo eu tinha lido uma matéria que ensinava como fazer isso que o virus_opecador precisava. Então eu procurei e encontrei a matéria e repassei para ele. Mas eu sempre tive vontade de aprender a usar o MaxScript, que na verdade não é tão difícil assim, já que ele é uma programação simples orientada para o objeto. O problema é que não é fácil encontrar assunto sobre ele, ainda mais em português. Acho que seria interessante reunirmos informações sobre ele em algum tópico na seção de grupos de estudos e colaborações, talvez criando um grupo de estudos. ;)
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Vlw Gutao! o tut do scatter ajudou bastante! Obrigadão. Fala ai Serial, show de bola essa sua dica do script. fiquei gamadão nessa! po é so brincar com as alterações do x y z q fica bém legal! »Tava tentando investigar e experimentei fazer um rotate: ex. for i in selection do rotate i [x,y,z] , clickey no enter e deu certo (ok) mas o passo seguinte é q ta me dando dor de cabeça! da pa dar uma ajudinha ai? »poderei tbém aplicar modifiers, como por ex. bend, extrude, taper... Desculpa ai, é q fiquei fascinado e gostaria de ir além nessa! Meu muito obrigado!!! Abraço!
*Take a Great Look Toward Greatness*
Maxscript é legal mesmo e quem conhece de lógica consegue programar Quem conhece bem de programação faz coisas bem complexas. Um bom material sobre Maxscript, acho que o melhor, é o help de maxscript que vem no max, lá tem tudo. Fica na pasta help do max.
Doutor Ego

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