Olá, tudo bem?
Além destas formas que o Gutão indicou, você também pode fazer isso facilmente com o MaxScript. Se o que você precisa é deixar os objetos espalhados aleatóriamente, isso pode ser feito com a linha "move" do listener. Faça assim:
Clone os objetos na quantidade desejada. Por exemplo, 20 objetos. Agora, no max, tá vendo ali embaixo do lado esquerdo a janela de comando do listener do MaxScript? Insira este comando ali:
for i in selection do move i [x,y,z]
Pressione Enter. Isso serve para informar ao max que você vai mover os objetos selecionados no eixo X, Y ou Z. Se você escreveu corretamente o comando, irá aparecer logo abaixo dele um "OK" em azul. Agora o próximo passo é você selecionar os objetos que serão dispersos. Agora, com eles selecionados, insira este comando:
for i in selection do move i [random 25 0, random 25 0, 0]
Pressione Enter. Se o comando estiver correto, novamente vai aparecer o "OK" em azul e os objetos serão dispersados. Neste caso eu usei o número 25 como exemplo, mas aí você é quem vai definir a distância que eles serão deslocados. Neste exemplo que eu coloquei eles serão dispersos no eixo X e Y, e se você fez isso na viewport Top, eles serão alterados no comprimento e na profundidade.
Outra coisa, se você quiser alterar também o tamanho dos objetos, você pode "escalonar" os objetos também desta forma. Faça assim:
for i in selection do scale i [1,1,random 1.1 0.1]
Isso serve para modificar os objetos na escala. Se tiver dificuldades, pergunte aqui que eu vou tentar responder conforme o meu tempo permitir!
Espero que tenha sido de ajuda...
;)
Um abraço!
Always Outnumbered, never outgunned!
3daulas.wordpress.com - Em construção.