Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Nhuks   Goiânia-GO - GO
Alexandro   Cascavel - PR
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Nynna 72   São Paulo - AC
Marcleiramos   Catu-BA - BA
minucelli   São Jose do Rio Preto-SP - SP
ANDRELENZI   CURITIBA - PR

Problema para add textura

Por: renato coelho  

Em: 19/06/2008 18:46

Boa noite!!estou com um problema para add texturas,na verdade eu vou no get materials ,merge ou open ,ele nao le as texturas que estao em jpg,e também quando vou add aparece que a mesma esta sendo usada na cena,mas na verdade eu estou em uma cena nova que nao add nenhuma textura. Nao tava conseguindo mandar mensagem agora vou botar uma imagem ok,que eu devo fazer fora esse problema de textura nos próximos passos,acredito que seja:adicinar ,subtrair peças,escala de textura....olhando essa maquete qual o caminho que devo seguir apos essas etapas....e também se essas texturas que tem na net free podem ser usadas ,blocos tambem,por que nao le os arquivos em jpg. Grato Renato
Bem vindo ai Renato, parece que hoje ninguém tava afim de responder o pessoal, acho que tava todo mundo preocupado com a votação do Contest. Todos os objetos precisam de mapeamento pra exibir a textura certo. Se fizer um material com alguma textura JPG e aplicar no objeto, só vai aparecer a cor e não a textura se não tiver mapeamento. É com o mapeamento que vc fala como quer que a textura apareça. Pra aplicar o mapeamento no objeto vc seleciona ele, entra no modify e escolhe o UVW Map na lista. Ele tem opções tipo planar, box, spherical pra vc escolher como quer mapear. Vê esse tut aqui que explica: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14934 Pra colocar a textura num material vc tem que selecionar a esfera de amostra no material editor e clicar no Diffuse, ai abre o material/map browser com os mapas do Max. Vc pega o Bitmap que já abre a janela do browser pra vc selecionar a textura na sua HD. Ai a esfera de amostra fica com essa textura. Se está abrindo livrarias de materiais prontas do Max, ai tem que colocar o material no material editor pra depois aplicar no objeto. Mas aprenda a criar materiais, esquece as livrarias que vem com o Max, é muito importante aprender a criar seus materiais. Aqui no site tem vários tuts sobre isso. Se a sua maquete não vai ter telhado, depois da texturização o próximo passo é iluminar e renderizar. Sobre os blocos que tem na net, alguns são configurados com renderizadores que não vem no Max. Ai quando importa dá umas mensagens e o objeto aparece preto. É só trocar os materiais dele por materiais padrões do Max ou do Mental Ray que aparecer normal e vc pode usar
Fala pessoal!!!agradeço já pela resposta...vou ler com mais calma depois e tentar direito.Na verdade de tanto me matar aqui consegui tirar a textura da minha pasta e arrastar direto nas maps(bolas de textura ops..)o que eu queria saber se é correto ou perde qualidade?qual a diferença?Luz eu sei como faz para aplicar ,e preciso aprender a add escala na textura. Quando vc falou em criar as proprias texturas seria tirando fotos né?Gostaria de mandar minha maquete nova se der,mas na verdade botei muitos blocos ,pode mostra no site?Valeu galera bom final de semana e acho que volto novamente para fazer outras perguntas depois!!
Certoooooo consegui!!!!parece tao fácil mas para quem sabe rsrsrsrrs......to a 3 dias nisso,valeu mesmo!!!
Oi Renato, bem vindo aqui no fórum cara, vc vai aprender bastante aqui com essa galera fera. Então cara, não dá pra colocar textura na cena se não tiver num material (esfera) Só a textura não pega nos objetos, vc tem que colocar ela no canal do material que quiser. Depende do efeito que quer fazer. Tipo assim, se quer "pintar" o material com a textura, vc coloca no diffuse. Se quer controlar o brilho do material com a textura, vc coloca no specular. Se quer controlar a transparência do material com a textura, vc coloca no opacity. Se quer criar relevo com a textura vc coloca no bump. Então tem que pegar uma esfera, abrir o menu Maps dela e colocar a textura no canal que quiser. Pra colocar a textura tem que pegar o mapa Bitmap que aparece na jenela quando clica no canal do material. Não perde qualidade e essa é a única forma de usar a textura no material. Se colocar a textura no material editor sem estar numa esfera (material), ela só serve pra colocar de fundo na cena como background. Sobre criar as próprias texturas, não precisa, tem muitas na net, é bom saber photoshop pra ajustar a textura conforme a sua necessidade. O que o Magster falou foi que é bom saber criar seus próprios materiais, que é a configuração de brilho, reflexo, transparência, rugosidade e tudo que tem no material pra ficar realista. Pode mostrar sua maquete aqui no site, clica no botão responder aqui no tópico que aparece a caixa de texto pra digitar a mensagem. Abaixo da caixa de texto tem o botão procurar e o botão anexar pra colocar sua imagem na mensagem.
Mental Ray User
Bacana vcs estao me ajudando muito,nao sei se realmente é isso mas vai a pergunta srrsrs pelo que estou vendo após essas partes que estou aprendendo aqui ,vcs que mexem muito costumam aplicar depois uma textura encima da outra para fazer efeitos?sendo assim pelo que endendi cada textura tem seu lugar para ser aplicada.....como vou explicar ,tipo Vray ,Vrender,chader glass é um outro sistema totalmente diferente ,é para hora de dar o render acho que to com muita preça...se nao tiver nada a ver com que falei nao precisa explicar. E só mais uma coisa para mudar a escala e aplicar a textura de céu com a atmosfera,tipo botar a maquete dentro da atmosfera e texturizar a parte de dentro, nao estou com pressa para resposta rsrsrrs pode ser semana que vem abraço valeuu pessoal.
Oi Renato. Depois da modelagem vem a texturização, nessa parte vc cria os materiais que vai colocar nos objetos e mapeia a textura pra ficar certa no objeto. O material é um conjunto de configs que vc faz pra dar o aspecto que precisa, por exemplo, reflexo, refração, brilho, cor, rugosidade, transparência. Em cada um destes canais do material vc pode colocar textura. A textura é só uma parte do material, pode ter material sem textura, por exemplo, cromo, água, espelho. Isso ai vc faz configurando só as propriedades do material, como o reflexo, o brilho a cor. Mas uma parede de tijolo vc não faz só com configuração, precisa colocar a imagem da parede de tijolo na cor do material, essa imagem é a textura. A parede de tijolo não é lisa, se colocar só no difuse fica lisa. Ai vc coloca outra imagem de tijolo no canal bump pra fazer o relevo do rejunte do tijolo, ai o material fica mais realista. Essa imagem que coloca no canal bump pra fazer o relevo é outra textura. Então, no final vc tem o material pronto que vai aplicar no objeto. Depois disso vem a iluminação e depois a renderização, que é quando vc configura os efeitos que a luz vai fazer na cena. É só nessa parte final que vc vai usar o render, que ai pode ser vários, tem o Mental Ray que vem com o Max, o V-Ray que é plug-in, o Final Render e o Brazil Render que também são plug-ins. Mas antes disso tem que estudar no Scanline, que é o render padrão do Max, primeiro aprende nele e só depois que vai se preocupar com outros renders. Espero te te ajudado.
Doutor Ego

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711270.

Total de membros registrados: 138800

Últimos membros registrados: mojifiv, hierbasaludus, angelaeng, lumileanresultpriceuk, loku, jakesbmx, arthromd, Coving.

Usuário(s) on-line na última hora: 503, sendo 13 membro(s) e 490 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Allen Anderson, Luan, GuiToma, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, hierbasaludus, Antonio, CNC, guigui14, mojifiv, Starter, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.