Oi Renato.
Depois da modelagem vem a texturização, nessa parte vc cria os materiais que vai colocar nos objetos e mapeia a textura pra ficar certa no objeto.
O material é um conjunto de configs que vc faz pra dar o aspecto que precisa, por exemplo, reflexo, refração, brilho, cor, rugosidade, transparência.
Em cada um destes canais do material vc pode colocar textura.
A textura é só uma parte do material, pode ter material sem textura, por exemplo, cromo, água, espelho.
Isso ai vc faz configurando só as propriedades do material, como o reflexo, o brilho a cor.
Mas uma parede de tijolo vc não faz só com configuração, precisa colocar a imagem da parede de tijolo na cor do material, essa imagem é a textura.
A parede de tijolo não é lisa, se colocar só no difuse fica lisa.
Ai vc coloca outra imagem de tijolo no canal bump pra fazer o relevo do rejunte do tijolo, ai o material fica mais realista.
Essa imagem que coloca no canal bump pra fazer o relevo é outra textura.
Então, no final vc tem o material pronto que vai aplicar no objeto.
Depois disso vem a iluminação e depois a renderização, que é quando vc configura os efeitos que a luz vai fazer na cena.
É só nessa parte final que vc vai usar o render, que ai pode ser vários, tem o Mental Ray que vem com o Max, o V-Ray que é plug-in, o Final Render e o Brazil Render que também são plug-ins.
Mas antes disso tem que estudar no Scanline, que é o render padrão do Max, primeiro aprende nele e só depois que vai se preocupar com outros renders.
Espero te te ajudado.