Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jeferson_JC   Rio de Jeneiro - RJ
Daian   Belo Horizonte - MG
GARGAMEL   Maceio - AL
jimmyribas   curitiba pr
Luciano BT   Araras | SP - SP

Portfólios Ver Mais

Edu   São Paulo
Gilberto Martin   São José do Rio Preto, SP
calile   arapongas paraná - PR

Primeiro teste de interna com MR =/ ajudinha

Por: Dan_Makateri  

Em: 02/07/2008 17:49

Ae pessoal esse é meu primeiro teste de interna com MR to usando max 2009, peguei um arquivo que tinha feito no vray pra um cliente, retirei os materiais e as luzes e refiz eles com os de arch e design. Usei pra iluminação externa vray sun e sky, usei uma skylight portal na porta/janela desse kitnet q tá logo ali na frente. E usei 3 photométrics com ray traced shadows, eu ateh hoje só usei vray pra interna, nunca fiz com mental, logo estou com bastante duvida =/ Não sei se fiz certo mas usei FG em high, com 4 de bounces Habilitei o GI também, e joguei 300000 fotons. Tamb=ém usei o MR photographic expossure control. Bom to no caminho certo? ou o que fiz está totalmente errado? Outra dúvida que me mata é como vcs fazem pra controlar o Gi de receive e generate dos objetos como no vray? tem como? e pra sumir com as manchas? alguma dica? obrigado!
o_o
Ai Dan, pra vc ver que quem sabe criar materiais e sabe iluminar, faz boas imagens de cara no Mental Ray. Ele só é difícil para quem não sabe nada de 3D e quer sair renderizando imagens realistas. Ai é melhor pegar um destes renders amadores mesmo. Você só precisa aprender melhor como o Mental Ray pensa e conhecer cada parâmetro das configs pra ganhar tempo de render e manter a qualidade. Uma indicação boa é o vídeo curso aqui da 3D1, é bom demais, vai aprender pra que serve cada valor. As suas configs estão super exageradas, se levou 1 hora de render faria em 20 minutos com uma config melhor. Vamos por partes :) Primeiro vc confundiu as luzes e falou VRay Sun e Sky, vc deve ter usado MR Sun e MR Sky. :) Os Photons do GI estão bons e podem ser até mais, 500 ou 600 mil. Isso não vai elevar quase nada o tempo de render e vai deixar o GI muito mais preciso. Mas o Bounces no FG era pra ficar com zero. Porque vc tá fazendo GI com Photons, só usa o Bounce para cenas externas quando faz GI só com FG sem Photons. Em cenas internas com Photons vc deixa o Bounce zero e o GI é feito pelos Photons, deve ser por isso que o GI ficou meio forte na sua cena, tem dois juntos. Pra controlar o GI por objeto no Mental Ray vc coloca o shader photon basic no slot photon do menu mental ray connection no material do objeto. É bem mais poderoso que o recurso do VRay, vc pode controlar outras coisas além da intensidade, como a cor por exemplo. Se quiser fazer uma parede vermelha emitir GI azul você faz. E pode compor com Shaders neste slot, ai as possibilidades são infinitas. As manchas depende de algumas coisas, pode ser a qualidade das sombras nas luzes, baixo valor de AA, mas o mais provável é que o Radius dos Photons estão errados. Com o ajuste certo dos Radius fica perfeito e diminui muito o tempo de render. Essa é a parte que mais pega pra entender o Mental Ray, quando entender o Radius é só alegria. Vc configura qualquer cena de cara sem fazer teste nenhum. Eu achei que isso era mentira, mas é verdade, porque na mesma escala o Radius sempre será igual. Se está em na escala certa no max, que muita gente acha que está e não está, coloca em centímetros que é melhor pra trabalhar, ai o Radius vai ser entre 2 e 7 cm, nunca vai sair fora disso. Com o Radius certo vc usa o Low no preset do FG que fica perfeito. O High é só pra animação. Boa sorte ai nos estudos do MR.
Doutor Ego
eu achei que fico boa a imagem No caso oq o marcola explicou e ficou confuso é que o no mental ray, se vc ligar o GI, os bounces do final gather não funcionam. Vc pode ate colocar 4 bounces, mas com o GI ligado ele não faz a computação dos bounces. Então ou vc usa GI + FG sem bounces ou só FG+bounces. tanto no GI quanto o FG, eles tem opções de radius, quanto maior o radius, mais pontos de cores vão se misturar, ai vc tem que encontrar o valor ideal pra sua cena. Eu não to vendo muitas manchas na sua cena. Mas ligue só o GI e veja se 300.000 photons é suficiente, acho que tem que aumentar mais, depois quando tiver numa quantidade boa, ligue o FG. Depois use um ambient occlusion e junte no photoshop para ter aquelas sombras nos cantinhos, onde o GI e FG perderam ao misturar as cores com o radius. o/
dicas avançadas de computação grafica: http://www.dicas3d.com
valew pelas dicas!! vou fazer mais uns testes hoje com cenas diferentes vou ir botando nesse tópico ok? ai vcs opinem por favor @_@
o_o
Dan, parabéns pela imagem, ficou show. Marcola, valeu pela fica do Radius em centímetros. Exsec, quanto maior o Radius dos Photons, menos preciso fica o GI. Se fosse ver de verdade mesmo, a cena era pra ser feita só com Photons bem pequenos e mais de bilhões na quantidade, só que ai não tem PC que aguente. O Radius do FG é completamente diferente, ele controla a distância entre o ponto que o Mental Ray calcula e os que ele estima, porque se for calcular tudo também não tem PC que aguente. O Radius no FG é uma forma de interpolação do cálculo para agilizar, nos Photons é o tamanho dos Photons mesmo.
Bom dei uma regulada melhor nos photons, tbm diminui os bounces do FG pra 1 mentl ray coloquei pelo photobucket pq o anexar imagem aqui do forum tah bixado =/
o_o
Não consegui ver a sua nova imagem. O sistema de anexar imagem não tá bixado não, todo mundo tá postando lá no fórum de imagens. O sistema é o mesmo pra todos os fóruns.
Doutor Ego
"marcola" disse: Não consegui ver a sua nova imagem. O sistema de anexar imagem não tá bixado não, todo mundo tá postando lá no fórum de imagens. O sistema é o mesmo pra todos os fóruns.
ué q estranho eu tentgo anexar ele me redireciona pra sessão de comprar o dvd da 3d1 X_X agora consegui
o_o
Tá muito boa a sua cena Dan, parabéns cara!!! Você podia fazer uns tuts pra ensinar a gente a trabalhar bem com o exposure, porque aqui sempre fica lavado. Fala ai o tempo de render. Pelas minhas cenas eu imagino que uma imagem dessa vai levar de 40 minutos a 1 hora de render. Se pasar muito disso está alto.
"magster" disse: Tá muito boa a sua cena Dan, parabéns cara!!! Você podia fazer uns tuts pra ensinar a gente a trabalhar bem com o exposure, porque aqui sempre fica lavado. Fala ai o tempo de render. Pelas minhas cenas eu imagino que uma imagem dessa vai levar de 40 minutos a 1 hora de render. Se pasar muito disso está alto.
Po valew meu, sobre o expossure, eu segui o que o usuário Marco A.Artacho me recomendou, ele me recomendou o blog desse cara http://jeffpatton.cgsociety.org/blog/ lá tem um tutorial muito bom sobre o photographic expossure control do mental ray, vale a pena eu li aquilo e no mesmo dia fiz essa imagem =D
o_o

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711282.

Total de membros registrados: 138812

Últimos membros registrados: Rebelo Arquitetura , danilochacha, @flávioleite, SonoTP, arthurresplandes, henrique1500, denwinn, Weemsroset.

Usuário(s) on-line na última hora: 529, sendo 25 membro(s) e 504 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, @Marc18**, Eng Damasceno, Henrique Ribeiro, mastermax, maxoliveira.archviz, Eduardo Ramos, nandao, Daniel Monteiro, Rebelo Arquitetura , jessicatorres, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., jhownicolas, Renatto, danilochacha, Carlos E. Nogueira, Duda, alceu.camilo, Carla Franco, Sergio1987, Heber, Roberto Movanni, TadeuB79, Juliano Kloss.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.