Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)
Dan_Makateri: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO. ;) sobre a sua pergunta não há nada de ridículo cara; todos aqui estamos para aprender e qualquer pergunta é sábia e válida.Sempre que tiver alguma dúvida pode dá uma "espiadinha" aqui na família 3d1 que nós o ajudaremos sempre que possível e no que soubermos é claro.
Sobre o processo de criação do espelho no MR vc pode fazer de várias formas meu amigo; vc pode abrir o editor de materiais(M) e escolher um slot de amostra vazia do Max.No editor de materiais(M), escolha um Slot, em "difuse" deixe a cor preta, em Ambient deixe em "branco", em Reflect selecione o mapa "Flat Mirror" , deixe o valor 100 ( se for o caso de um chão espelhado diminua para 30), pronto é só aplicar e renderizar no MR. Obs: este mapa só funcina em objetos planos, portanto se você tiver um objeto complexo, terá que utiliza-lo com o material "Mult Sub Object", e fazer a identificação da face desejada. Se quiser um chão espelhado ou um simples espelho, utilize um Plane.
Outra forma de criar um material espelhado de maneira mais realista possível no Max é da seguinte forma:
Raytrace: Este é a forma mais perfeita de se criar "refração" e "reflexão" em objetos, e ainda pode ser aplicado a qualquer tipo de superfície, proceda da mesma forma que descrito acima, você também pode experimentar o mapa "Raytrace" em difuse é só ir tentando ok?
No site da cgmax tem muitos vídeos legais bem básicos para quem está começando com Max; eu mesmo quando comecei meus estudos em Max aprendi bastante coisa no site da cgmax.Aqui mesmo na família 3d1 tem diversos tutoriais de como se criar espelhos no Max; vou procurar agora mesmo uns links pra ti para vc dar uma estudada.
No tutorial do mestre André Vieira em que o mesmo explica como gerar "caustic" na piscina com os recursos do MR e a criação do shader de água proceda da mesma forma para criar um material de espelho só que sem transparência é claro.Abraços! :D
http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=80814&sid=e7a102ca761c1b3139b6c959eb12be54
"FORÇA E CORAGEM SEMPRE"...