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Iluminar uma sala

Por: panzaguerson  

Em: 01/08/2008 12:05

Olá para todos, Estou usando o 3DS MAX a poucos meses. Estou batendo a cabeça para iluminar. Por exemplo: Tenho uma sala que as paredes são brancas e o chão de madeira corrida. A sala tem mais ou menos 24 metros quadros. Sendo que eu trabalho as paredes usando a medida (400x400). Qual o melhor jeito de iluminar a sala, sendo que eu quero um spot de luz embutido no gesso do teto? Se alguém pudesse me dar uma dicas, qual o tipo de luz usar e o que modificar. Pois já procurei vários tutoriais e não consegui ainda chegar no ponto que eu gosto. SERIA MUITO GRATO PELA AJUDA! Abraços!
Se eu entendi bem... pra iluminação artificial interna o melhor jeito é usar target point photometrics com distribuição web e um arquivo de lóbulo de de luz que simule o modelo de lampada que você quer usar.
Ai Participante, iluminação é uma parte difícil mesmo cara, leva anos até a pessoa ficar boa nisso. Em 3D a gente só vê o resultado da iluminação depois de renderizar, enquanto que na realidade vemos na hora. Isso dificulta muito os testes de iluminação e demora mais pra aprender. Não tem uma receita para fazer iluminação interna, externa até tem, mas interna depende de cada caso. Eu acho que uma boa indicação para você aprender a iluminar e usar efeitos avançados de iluminação é o vídeo curso de Mental Ray que tem aqui na 3D1. Mesmo assim vai depender de vários meses de teste até pegar o jeito. Se for iluminar no Scanline, o render padrão, tem que usar técnicas chamadas de fakeosity pra simular como as luzes são na realidade, é mais difícil pra ficar bom. Usando o Mental Ray que vem no Max ele faz esse trabalho pra você, mas tem que estudar bem ele antes. Pra fazer a luz Spot no teto vc pode usar luzes Spot mesmo, mas fica melhor se colocar uma Photometric Free Point e colocar um arquivo IES de Spot dicróica, ai vai fazer aqueles círculos de iluminação igual spot de verdade. Se tem janelas na cena é comum colocar uma Photometric Free Area na janela pra fazer a iluminação que vem do exterior. O melhor é iluminar com Photometrics, mas pra ficar bom depende da escala da cena e pelo que vc disse a sua escala não está certa. As Photometrics também são mais difíceis de configurar. Aqui no site tem tutoriais das luzes comuns e das photometrics, dá uma lida neles para vc conhecer os recursos. São estes: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932 http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250 Esse é sobre sombras: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012 Isso é o básico das luzes, depois vc pode estudar como iluminar com o Mental Ray. Nesta página tem vários tuts: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681
Muito obrigado pelas informações! Vou tentar pesquisar sobre escala. Agradeço!!!!!!!!!!
ae panzaguerson voce usa mental ou vray?

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