Ai Participante, iluminação é uma parte difícil mesmo cara, leva anos até a pessoa ficar boa nisso.
Em 3D a gente só vê o resultado da iluminação depois de renderizar, enquanto que na realidade vemos na hora.
Isso dificulta muito os testes de iluminação e demora mais pra aprender.
Não tem uma receita para fazer iluminação interna, externa até tem, mas interna depende de cada caso.
Eu acho que uma boa indicação para você aprender a iluminar e usar efeitos avançados de iluminação é o vídeo curso de Mental Ray que tem aqui na 3D1.
Mesmo assim vai depender de vários meses de teste até pegar o jeito.
Se for iluminar no Scanline, o render padrão, tem que usar técnicas chamadas de fakeosity pra simular como as luzes são na realidade, é mais difícil pra ficar bom.
Usando o Mental Ray que vem no Max ele faz esse trabalho pra você, mas tem que estudar bem ele antes.
Pra fazer a luz Spot no teto vc pode usar luzes Spot mesmo, mas fica melhor se colocar uma Photometric Free Point e colocar um arquivo IES de Spot dicróica, ai vai fazer aqueles círculos de iluminação igual spot de verdade.
Se tem janelas na cena é comum colocar uma Photometric Free Area na janela pra fazer a iluminação que vem do exterior.
O melhor é iluminar com Photometrics, mas pra ficar bom depende da escala da cena e pelo que vc disse a sua escala não está certa. As Photometrics também são mais difíceis de configurar.
Aqui no site tem tutoriais das luzes comuns e das photometrics, dá uma lida neles para vc conhecer os recursos.
São estes:
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14932
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15250
Esse é sobre sombras:
http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=15012
Isso é o básico das luzes, depois vc pode estudar como iluminar com o Mental Ray.
Nesta página tem vários tuts: http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=14681