Olá Dhiego, tudo bem?
Sobre o 3ds max, realmente é um "oceano", você geralmente começa empolgado querendo fazer de tudo, animação, efeitos, partículas, etc. Mas com o tempo vê que é meio frustrante fazer sem entender direito o que está fazendo... Então fica aí a dica: Comece do começo! :lol: Como assim? Na seção de tutoriais aqui da 3d1 (aquele botão no menu superior escrito "Tutoriais") tem vários tutoriais em ordem didática, ou seja, começam pelo mais básico, aí vai progredindo gradualmente, até que você começa a entender como o programa funciona. Sobre renderizadores, já vou avisando, este tipo de assunto costuma dar discussão entre usuários aqui no fórum, portanto, cuidado com comparações! Este Maxwell é um renderizador unbiased, ou seja, você não precisa configurá-lo para usá-lo obtendo bons resultados, resultados fisicamente corretos. O problema destes renderizadores é justamente isto: o tempo que leva para uma imagem assim ficar pronta. Dá pra você estudar ele à fundo e conseguir tempos relativamente baixos, como tem usuários aqui na 3d1 que já estão conseguindo isso. Eu pessoalmente não invisto tempo estudando estes renderizadores para uso profissional, apenas para tenho feito testes por hobby. Acho que o tempo que você leva para aprender a usar corretamente este tipo de render é o mesmo que você levaria para aprender qualquer outro, tipo o Mental Ray, V-Ray, Final Render, f-prime, Scanline, Brazil r/s, Indigo, etc... Iguais à este renderizador, o Maxwell, tem outros do mesmo tipo, unbiased, por exemplo o Luxrender (que inclusive foi feito primeiramente pro XSI - juntamente com o Indigo) e o Fryrender, também famoso.
Acho que no começo, o ideal é você estudar o Scanline mesmo. Isso é um conselho pessoal, porque aí quando partir para outros renderizadores mais robustos, como estes aí que citei, você já entenderá como é padrão do programa, aí verá que este tempo investido no Scanline servirá de base para você progredir rapidamente nestes renderizadores aí.
Qualquer dúvida estamos aí pra ajudar.
Outra dica importante é adquirir o cd de Maquetes Eletrônicas aqui da 3d1. Ali você aprenderá muita coisa, pode ter certeza! São 29 horas de puro ensino! Recomendo, pode ter certeza de que vale a pena o investimento! ;)
Link da loja:
http://www.3d1.com.br/loja.php
Bons estudos! :D