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Ajuda iniciante - Primeira Cena

Por: Dhiego  

Em: 16/08/2008 00:23

E ae galera, blz? Bom, como todo mundo sabe eu comecei a mexer no 3ds faz +- umas 3 semanas. Estou tentando fazer minha primeira cena a partir do Zero! Mas estou com um problema aqui. A imagem é essa http://www.crz1942.kit.net/sala.jpg Ainda ta bem incompleta em relação a objetos, eu sei que to sendo um pouco apressado em querer iluminar antes de terminar de por os objetos, mas quero descobrir como arruma isso pra nao ter problemas futuramente. Olhem a image, ela está com a cor das texturas mto borrada, eu queria que a textura da parede ficasse lisa e nao do jeito que está. O chao está mto fosco tbm e com pouco brilho, mas na configuracao do material eu coloquei bastante brilhao, entao quer dizer que eh alguma configuracao do Vray. Eu nao entendo nada de iluminacao, a unica coisa que eu mudei la foi habilitar o indirect illumination e no Irradiance Map mudar o Current Preset para HIGH. O que eu preciso fazer pra deixar a imagem mais bonita, mais lisa, com cara de imagem real, e tbm como que eu configuro o anti analising pra ficar bom? Obrigado Aguardo resposta
Pra renderizar legal com qualquer render tem que estudar bastante, conhecer os recursos de configuração, luzes, materiais, são muitos detalhes pra ficar bom. Nessa página tem vários tuts de v-ray, acompanha eles que vc aprende: http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=13225
Entao, pra fazer luz do sol interna eu so queria uma configuração boa pra seguir ela sempre! Ai depois eu vou descobrinho as coisas alterando e vendo oq muda Nao tem como alguem ai me passar uma config boa? Mesmo que for demorado pra renderizar, so quero deixar a imagem bonita
Pra fazer a luz do sol entrando pela janela é só vc colocar uma luz do lado de fora da janela apontada para dentro... Pode ser qualquer uma... Não tem receita de bolo nem pra interna e nem pra externa, não tem uma config que vc usa em todas as cenas... É comum os iniciantes pensarem assim, mas não é assim que funciona, cada caso é um caso e tem que saber configurar o render... Se uma cena tiver objetos mais detalhados que a outra, já não fica a mesma coisa, pode precisar de mais qualidade nas sombras e no GI... Não tem uma receita mesmo, o caminho mais fácil é aprender a configurar o render, leva de 3 meses a 1 ano de estudo... Se não quiser estudar render e não se importar com o tempo, pega o Maxwell, vc deixa ele uns dias ligado e a imagem sai boa. :)
O que é esse Maxwell? hhehe Nao kra, mas eu quero estudar a render sim, eh que eu pensei que tivesse um setup bom pra usar em todas as cenas. Mas minha duvida nao eh nem a render, e sim essa textura borrada da parede, do chao etc Isso que eu queria arrumar, queria deixar como uma imagem normal, com a textura lisa, e nao do jeito que está!!!
A textura na imagem está certa, não está borrada... Mas a imagem está granulada, é pela baixa qualidade nas configs de luzes e materiais... Vê os tuts que o Nandão te indicou, vão te ajudar.
fala Dhiego kara eu tive o mesmo problema q vc, e muita gente teve e ainda vai ter... como eu sempre digo o max eh programa do capeta :D eu to me matando ateh hj com isso, mas ja consigo resultados melhores e tempo de render bem rapidos, qndo eu comecei uma cena tipo a sua meu render demorava coisa de 30 a 40 minutos e pela qualidade q ta eh pra demorar 2 ou 3... melhor coisa q vc pode fazer eh estudar o render, pra mim foi o jeito mais facil pq vc consegue controlar a luz por ele, por exemplo o color mapping pra clarear ares escuras ou o contrario. sabendo o render vc vai evitar luzes com valores muitos elevados e etc, experimenta usar a cena sem textura nenhuma, e aplica o vraymtrl em tudo com a cor padrao, qndo vc conseguir um render rapido, sem granulado e com a imagem com um cinza bem claro ja vai dar pra ter uma ideia de como ele funciona. em relacao a um preset pra usar em varias cenas ja nao eh muito recomendado pq isso sempre vai mudar, as texturas e o tipo de iluminacao tbm nao sao padroes por isso o render tbm nao vai ser igual. pensa em um instrumento, o violao por exemplo...qndo vc esta aprendendo a tocar vc esfola o dedo, sangra e nao sai um som nitido se quer...depois q vc aprende soh de por o dedo em cima ja sai um som lindo e vc aperta as cordas menos ainda. ai fica a pergunta oq vc faz de diferente? nada! apenas a experiencia e a pratica vao te levar a perfeicao. o jeito eh quebrar a cabeça e estudar mesmo kara, vc tem 3 semanas e eu tenho 1 ano mechendo no max e ainda continuo de cabeça quente :D mas eh isso ai kara, parabens pela imagem abraço Precisando estamos ai
Opa, vlw pela dica cara!! vou fuçar aqui ate descobrir como isso funciona ehehehe Valeu!!
Concordo em gênero, número e grau com flashpino, o max é um programa do capeta! sofre que nem loko pra aprender alguma coisa, mas, não larga de jeito nenhum. vícia.
Olá Dhiego, tudo bem? Sobre o 3ds max, realmente é um "oceano", você geralmente começa empolgado querendo fazer de tudo, animação, efeitos, partículas, etc. Mas com o tempo vê que é meio frustrante fazer sem entender direito o que está fazendo... Então fica aí a dica: Comece do começo! :lol: Como assim? Na seção de tutoriais aqui da 3d1 (aquele botão no menu superior escrito "Tutoriais") tem vários tutoriais em ordem didática, ou seja, começam pelo mais básico, aí vai progredindo gradualmente, até que você começa a entender como o programa funciona. Sobre renderizadores, já vou avisando, este tipo de assunto costuma dar discussão entre usuários aqui no fórum, portanto, cuidado com comparações! Este Maxwell é um renderizador unbiased, ou seja, você não precisa configurá-lo para usá-lo obtendo bons resultados, resultados fisicamente corretos. O problema destes renderizadores é justamente isto: o tempo que leva para uma imagem assim ficar pronta. Dá pra você estudar ele à fundo e conseguir tempos relativamente baixos, como tem usuários aqui na 3d1 que já estão conseguindo isso. Eu pessoalmente não invisto tempo estudando estes renderizadores para uso profissional, apenas para tenho feito testes por hobby. Acho que o tempo que você leva para aprender a usar corretamente este tipo de render é o mesmo que você levaria para aprender qualquer outro, tipo o Mental Ray, V-Ray, Final Render, f-prime, Scanline, Brazil r/s, Indigo, etc... Iguais à este renderizador, o Maxwell, tem outros do mesmo tipo, unbiased, por exemplo o Luxrender (que inclusive foi feito primeiramente pro XSI - juntamente com o Indigo) e o Fryrender, também famoso. Acho que no começo, o ideal é você estudar o Scanline mesmo. Isso é um conselho pessoal, porque aí quando partir para outros renderizadores mais robustos, como estes aí que citei, você já entenderá como é padrão do programa, aí verá que este tempo investido no Scanline servirá de base para você progredir rapidamente nestes renderizadores aí. Qualquer dúvida estamos aí pra ajudar. Outra dica importante é adquirir o cd de Maquetes Eletrônicas aqui da 3d1. Ali você aprenderá muita coisa, pode ter certeza! São 29 horas de puro ensino! Recomendo, pode ter certeza de que vale a pena o investimento! ;) Link da loja:http://www.3d1.com.br/loja.php Bons estudos! :D
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