Como exportar arquivos do 3DS para o Sketchup com faces

Por: henriquebarros  

Em: 25/08/2008 10:18

Gostaria de saber como exportar arquivos 3d feitos no Max para ser usado no Sketchup. Estou começando a usar o Max, mas ja uso o Sketchup a algum tempo, e me apareceu um trabalho pra fazer q tinha uma forma organica (q é quase impossivel ser feita no Sketchup) o trabalho é urgente. Sei q alguns aqui diriam, deixa esse sketchup pra lá e usa só o Max, mas ñ domino o MAx. ainda, mas estou começando a aprender, então, o Sketchup precisa d arquivos em faces e ñ em linhas(vertices etc). Por favor qm puder m dá uma dica ai agradeço muito.
vc poderia tentar fazer as partes mais básicas no sketchup e terminar com as formas complexas no 3dmax,
Cara o q acontece é q estou usando o Vray para Sketchup tb, saca, ñ sei nada do 3D Studio Max ainda, tipo renderizar. Assim tô com este trabalho pq já uso o SU a algum tempo. Estou fazendo uma maquete de uma restauração de uma casa antiga onde tm uma peça conhecida como Pinha sobre o frontão. Daí peguei o arquivo do Autocad e no MAx usei o Lathe para gerar o objeto 3d, o qual gostaria de enviar pro SU, só q este arquivo fica cheio de linhas e ñ abre no Sketchup. Já vi em algum lugar q tm como fazer o objeto do Max se importado como faces, mas ñ sei onde vi isso.
http://imprimadesign2007.blogspot.com/ http://www.imprimadesign.com.br
O Sketchup é muito simplão e amador, não vai aceitar modelos muito complexos e nem a extensão 3DS aceita, porque é um formato muito antigo. Você tem que exportar em formatos mais profissionais para preservar melhor a topologia do objeto, como OBJ ou FBX, mas é bem provável que o Sketchup nem aceite ler estes formatos. Se quiser ser profissional de maquete, estude um programa mais profissional, não precisa ser o Max, pode ser vários outros que tem por ai, mas o Sketchup não dá, é muito amador.
Doutor Ego
Dai Marcola, tudo bem? Me diga uma coisa, considera esse trabalho amador?
Olá querido tudo bem? Revivendo tópicos hein moço? :D Deixa eu te perguntar, sem intenção de polemizar: "Foi você quem fez este trabalho? Foi feito no Sketch Up?" Porque se for, parabéns! Eu sei que ele é voltado para a rapidez, por isso tem este nome, por isso que é rápido, porque é pra ajudar na desenvoltura de um projeto arquitetônico. Se fosse um programa muito burocrático, iria atrapalhar um pouco o processo criativo. A vantagem do Sketch Up é justamente isto, mas por ser assim, concorda que é trabalhoso conseguir um resultado de melhor qualidade como na imagem acima, não acha? Sei que um bom renderizador ajudou aí nesta cena, mas que não é fácil, isso hás de concordar comigo. Seria o mesmo trabalho de aprender a usar corretamente o 3ds max pra maquetes eletrônicas. Acho que o investimento seria de maior retorno. Não digo que poderia deixar de usar o Sketch Up, mas seria o caso de investir em aprender o max também. As ferramentas que ele possui o tornam um pouco complexo para aprendê-lo, mas uma vez que aprende, facilita e muito o trabalho. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
SERIAL, o trabalho foi todo realizado no Sketchup. Renderizado com o vray. E pra ser bem sincero, acho muito mais dificil conseguir esse resultado no max. Eu sei modelar no max. Faço qualquer trabalho nele. Mas o problema é que não gosto. Eu descobri no Sketchup a maioria das vantagens de uso do max, como por exemplo, uso de layers, visão ortogonal front, left, top, visão em shade, hidden line, wireframe, agrupamento de objetos, salvar "cameras", snaps, mapeamento de texturas, e também fotorealismo, graças ao vray. Configurie os atalhos de teclado no Sketchup do Max que tinham correspondência para funções no Sketchup. É evidente que o max tem milhares de recursos a mais, só o material editor mesmo, mata a pau. Mas... para meus objetivos, o Sketchup cumpre bem minhas necessidades. Na verdade, não trocaria por nenhum outro. Espero que um dia seja lançado o Sketchup 7, e que nele exista a função de lidar com curvas suavizadas, resolvendo exatamente a dúvida que existiu por parte de quem criou esse tópico. É a unica coisa que realmente falta nele. Acho que nunca vou conseguir gostar de modelar no max, eu tenho interesse em aprender o Modo e o Vue. Meu desejo era um aplicativo que misturasse os 3, Modo, Vue e Sketchup. Uma ultima coisa que quero dizer, é que o Sketchup tem a precição do autocad, tendo um poder artistico maior que o Max. Então é mais que o suficiente. Uma abraço a todos
Pois é, era bem como eu tinha pensado mesmo, para cada profissional tem uma ferramenta adequada. :D Parabéns pelo belo trabalho! Boa sorte aí e continue sempre por aqui ajudando que precisar de dicas e ajuda no Sketch Up. Um abraço.
Always Outnumbered, never outgunned! 3daulas.wordpress.com - Em construção.
HENRIQUEBARROS, tu já tentou exportar em 3ds??? quando vc exportar em 3ds, ele vai t perguntar se vc quer "preserve max's texture coodinates". opte por não preservar. eu já consegui exportar até modelos da evermotion... tenta ae e dps fala pra galera!!! QUERIDO, parabéns pela cena cara... tá muito boa mesmo... será vc num compartilha com a galera as configurações do render não?!?!?! abraços galera!
Qual é o detalhe de não "preserve max's texture coodinates"? Que tipode configuração vc quer? Da settagem do render?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711303.

Total de membros registrados: 138831

Últimos membros registrados: nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85, Sakura, fmoreira, optivision.

Usuário(s) on-line na última hora: 451, sendo 2 membro(s) e 449 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nataliarosaxd1, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.