Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo

Portfólios Ver Mais

Procek   Conchal
M. Elias   Rio de Janeiro - RJ
lucas   são paulo
Zemer   Brasil - AC

Sala - Dicas para deixar mais realista

Por: rafaneto  

Em: 02/10/2008 17:12

Aí galera... Eu to aprendendo por enquanto no fuçômentro, mas já to pra sair do INSS e aí vou comprar os DVDs de modelagem e MR. Graças aos Tuts do site e a vocês aqui do fórum to conseguindo evoluir aos pouquinhos. Quero a opinião de vocês sobre este desenho, como deixar ele mais realista, dar uma melhorada nele. Eu importei apenas as almofadas e o cavalo (enfeite). Algumas coisas eu sei que não tá mto bom: -Aquela arvoresinha no vaso é do AEC Extended mesmo, ainda não achei um plugin de vegetação bom, que seja free ou demo. -Nas extremidades dos assentos e encosto do braço do sofá, tem um tipo de uma capa beje, um negócio que não era pra tá ali e só aparece qdo renderiza. Não sei pq aconteceu isso. -Não tem tapete. Eu tentei colocar um tapete felpudo, mas não consegui configurar bem o Hair and Fur. Ficava explodindo a iluminação, não formava o desenho da textura de tapete que coloquei, enfim... decidi aprender melhor pra depois colocar. -Não consigo modelar as almofadas de uma maneira mais técnica, prática. Pra fazer os assentos do sofá eu apliquei o turbosmooth num box e tentei modelar com o FFD, e ajeitando as vertex no edit mesh, mas não fica bom e dá mto trabalho pra deixar aquela "barriga". Bom, só não reparem o amadorismo, sejam sinceros, mas sem esculaxar...rsrs... to começando ainda... :lol: vlw feras...
Rafaneto, Quando eu começei a estudar o Max, fiz como você... Modelava a cena toda. Isso é muito importante para quem quer aprender a modelar de verdade. O uso de modelos prontos pode nos tornar preguiçosos e aí ficamos totalmente dependente deles. quem se acostuma a modelar está sempre aprendendo. O realismo depende dos quatro fatores básicos de uma imagem 3d: Modelagem, texturização , iluminação e Configuração de render. Quanto mais fielmente conseguimos reproduzir o real, melhor será o trabalho (se tratando de imagens fotorealistas, é claro!). Então o mais importante é observar. Observar pequenos detalhes e ser, antes de mais nada, muito criterioso com a modelagem. Reproduzir pequenos detalhes e ser atento às proporções faz a diferença. Uma boa modelagem sem uma aplicação de materiais convincentes também não surte o efeito esperado. A modelagem pode estar impecável. Mas se os materiais não estiverem convincentes a imagem continuará com "cara de CG". O mesmo vale para a iluminação e configuração de render. você entendeu? O que torna uma imagem boa é a harmonia destes quatro elementos. E só tem um jeito de conseguir os resultados esperados, que é justamente o que você está fazendo: botando a mão na massa e tirando dúvidas. Sobre a imagem, acho que o que falta é justamente a conjunção dos elementos que citei. Acho que o que mais comprometeu foi a aplicação de materiais. Mas acho que você poderia caprichar mais na modelagem também! Por exemplo, os livros... são apenas boxes com textura aplicada. Parece um pequeno detalhe, mas se somarmos os pequenos detalhes isso fará diferença na imagem final. O ideal seria modelar a capa um pouco maior que as páginas, e deixar o "caçador de pipas" com uma leve curvatura, pois está se apoiando no livro de baixo. Para isso vai ser necessário estudar modelagem poly e pegar a manha de como modelar isto de forma realista. O próximo passo é texturizar adequadamente, criando um material que simule as páginas (o que pode ser feito com uma simples textura de noise esticada!!) e outro material para a capa (com mais brilho, um leve reflexo bem borrado, etc...). O mesmo vale para todos os elementos da cena! Por exemplo, a parede: toda parede é um pouco irregular, a tinta é sempre um pouco desigual, às vezes têm riscos, manchas, etc... simular estas imperfeições ajuda a criar a ilusão de realidade. Então acho que para criar uma cena fotorealista é necessário tanto uma correta observação do mundo real e o domínio da ferramenta que permitirá que criemos nossa visão deste mundo da forma que nossa mente o concebeu. então é isso aí... esse é mesmo o caminho! Experimentar diferentes técnicas para ver qual a melhor, botar a "cara a tapa" para que possamos aprender com nosso erros e estudar sempre! Sobre suas dúvidas, o tapete fica muito bom se aplicado displacement, eis um tópico interessante sobre o assunto: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?p=311320&highlight=displacement+tapete#311320 Sobre as almofadas, o Danilo postou um tutorial muito interessante com técnicas de modelagem poly que podem ser úteis : http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=34907&postdays=0&postorder=asc&highlight=almofada&start=0 Bons estudos!
Doe medula óssea! Doe vida!
olá rafaneto ... p/ vc entender o que o nosso mestre tirmey tá querendo dizer.. dá uma sacada no tópico dele a cozinha da vovó... vc vai ficar de queixo caído.. rsrs gostei das suas imagens... assino embaixo do que ele disse (to correndo atrás.. mas dos 4 elementos ainda to na modelagem... rsrs) na seção de tutoriais aki do site.. o mestre andré fala bastante sobre iluminação.. pode ajudar vc tb... outra dica é vc comprar o cd de modelagem de maquete e o de mental ray... aí vc vai aperfeiçoar 4 elementos que ele falou... vale muito a pena... (to quardando dindin p/ comprar os meus.. rsrs) não deixa de postar ups dessas cenas aí p/ acompanharmos sua evolução...
Ai rafaneto, eu costumo fazer primeiro a iluminação com materiais cinza em todos os objetos. Depois que acerto a iluminação vou colocando os materiais aos poucos, porque dependendo da configuração ou do que colocar na cena, pesa no render ou não fica bom, tem que ir testando em cada coisa. Tapete com Displacement ou Hair and Fur tem que tomar cuidado na configuração pra não pesar. Muita gente usa o Hair and Fur e só diminui a escala pra ficar baixinho como grama ou tapete, ai não consegue renderizar porque não configurou direito e ficou muito pesado.
vlw as dicas e os comentários até aqui galera... to indo atras e trinando nos Tuts que voces estão me passando. sobre vegetação. Já ouvi sobre vários plugins, mas ou são muito caros ou são ruins, não mto realista. Existe uma ferramenta dentro do próprio max além da que tem no AEC extended? Eu tentei baixar um demo do Vue xtream (dizem que é mto bom), mas não consegui no site oficial e se busca no google, só encontro com vírus. Já ouvi falar de algo parecido com proxy... é alguma ferramenta do Max mesmo? desde já...brigadão...
na minha opnião o melhor plugin para vegetação é o onyxtreestorm. voce acha demo dele na internet. quanto a cena...concordo plenamente com o tirmey, inclusive, nem sabia que ele era "livrologo"...hehehehe. ae tirmey...a sua dica de modelagem serve para o caçador de pipas? acho que ele não enverga...será? hehehe. bom, não tenho ele aqui...mas a namorada do meu sobrinho trouxe uma vez...e acho que ele é meio grosso e tem uma capa dura interna...agora fiquei na duvida. agora, falando serio...se for fazer livros famosos e tal...fique atento a proporção e se ele é tem capa dura ou não...dai da pra fazer corretamente o que o tirmey falou.
rsrsrsrs... cada figura aqui na 3D1. Com meu pós-doutorado em física livrológica eu garanto que enverga! :) abraço mmartins!
Doe medula óssea! Doe vida!
pra encerrar a polêmica do livro, eu finalmente coloquei os dois livros na mesma posição da foto... e realmente o Tirmey é um bom livrólogo. O livro fica envergado com apenas a capa reta formando uma abertura... logo.... é melhor trocar os livros de posição do que modular todo essa envergadura né....hehehe.... a não ser em outro caso que isso seja o principal da cena... bom...enfim...peguem indicações do pós-doutorado do Tirmey, pq o curso que ele fez é bom...rsrsrs...
Trazendo aos olhos o que estava apenas na imaginação http://rafanetomaquetes.blogspot.com.br/
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :) rafaneto: ai cara! tudo bem? sobre as suas imagens estão muito boas mesmo; meus Parabéns.Li todos os comentários dos nossos amigos e colaboradores e adorei o do nosso amigo "tirmey"; tudo o que ele falou é a mais pura verdade.Na sua cena falta essa pitada de melhoramento um pouco dos materiais.Capriche na modelagem porém dê muita atenção a criação dos materiais; às vezes um objeto mal modelado se "camufla" quando é bem texturizado. A iluminação também é tudo no 3d; dê atenção a esses 04 elementos que o "tirmey"o descreveu perfeitamente; estou acompanhando o seu tópico também; com relação a modelagem do travesseiro dá uma olhada nos tutoriais aqui do site que tem muita coisa. Abração! ___________________________ [i:38acc8f5a1]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"[/i:38acc8f5a1]...
Não li todos os comentários então se eu me repetir desculpa, mas acho que tem melhorar o seguinte: Imagem da tv ta estourada. plantinha do canto, ta muito artificial. Material da cortina, aproveita o tudo da capa de hoje. E a iluminação, com isso ja vai dar um baita up na cena. Abraço

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711305.

Total de membros registrados: 138834

Últimos membros registrados: NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026, phb.barbacena, sofiarossini, DBJURIS85.

Usuário(s) on-line na última hora: 440, sendo 5 membro(s) e 435 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: NexagenReviewsAustralia, JesusEnzo , Rodrigosouza3D, manhhungkts01, nutracarehairserum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.