O que devemos fazer primeiro? Iluminar ou materiais?

Por: Bruno  

Em: 11/08/2009 23:45

Beleza? Essa é uma duvia que tenho a muito tempo. Geralmente, acabo fazendo os 2 ao mesmo tempo, porque sei que a iluminação influencia diretamente no aspeto dos materiais da cena. Mas existe uma forma correta? Eu teria vantagem se 0º1 iluminar a cena (tendo usado material conza padrão em tudo) e só depois criar os materias ou então 1º criar todos materias e só depois desenvolver a iluminação? Abração.
eu sempre começo com uma iluminação basica quando vou fazer os materiais pra ter uma noção de como fica os speculares e bumps na cena crio uma simples direct light pra key light e uma outra direct mais fraca pra fazer o fill light ambas com sombras ray traced, e texturizo, e quando termino refaço as luzes crio dependendo da situação area lights para um efeito mais realista, dome lights, e hdri...
Eu coloco os materiais antes. Como a maioria eu uso com frequência, eu já tenho idéia de como vão se comportar c a luz... qd o material é "novo" eu edito antes de iluminar tb, ajustando o mapeamento (se tiver). Depois que ilumino é que faço os testes p "afinar" o que precisar, pq daí os renders de testes servem duplamente p os materiais e texturas...
eu faço assim: crio a cena, coloco os materiais, mudo os materiais, mapeio os materiais, num consigo acertar algum mapeamento, mapeio de novo, não dá certo, então deleto o objeto e coloco outro. Dai faço a iluminação, começo com omini, não fica certo, coloco as MR, e fico mechendo em tudo, intensidade, tipo, area... num fica legal. então pego as photometrics e coloco a pontual, free, retangular, circular.... dai aumento a intensidade... não prestou... diminuo a intensidade... desisto da photometrics e vou para a melhor de todas: a daylight. dai abro uma abertura por que a cena é fechada. então penso é melhor trabalhar com gama 2.2 e com expositure control... então começo um novo arquivo, dô merge e mudo todos os materiais, corrigo todas as texturas... então tento todas as configurações do expositure, meio tons, brilhos, intensidade... , nesta etapa já fiz um 600 renders de teste... então ligo o Gi. FH e esperdo 8 horas pra renderizar... e finalmente ... a grande surpresa... mais um pinico de render. Não sei se é o jeito mais facil, mas é assim que faço, e é uma técnica facinho de usar. abraços.
Até hoje eu não cheguei numa conclusão sobre isso. Testar a luz sem materiais eu acho melhor pra ver as sombras e AO, mas quando coloca os materiais as vezes tem que mexer na luz pq são mais claros ou mais escuros que o cinza padrão e da diferença na iluminação. Colocar os materiais antes deixa os renders de teste mais demorado pra acertar a luz e não ve bem os detalhes da iluminação por causa das texturas. Não sei o que é melhor.
São Paulo Futebol Clube
Faco os 2 ao mesmo tempo, enquanto modelo fico pensando em que horario a cena vai ficar, que tipo de luz. E normalmente eu já sei os tipos de luzes que devo usar. Fica bem mais facil. Mas tem umas cenas que o bixo pega, ai vc tem que testar mesmo. Mas faço os 2 ao mesmo tempo hehehe. Abraco.
acho q n tem uma forma "correta" , vai de cada um...
"gullart" disse: eu faço assim: crio a cena, coloco os materiais, mudo os materiais, mapeio os materiais, num consigo acertar algum mapeamento, mapeio de novo, não dá certo, então deleto o objeto e coloco outro. Dai faço a iluminação, começo com omini, não fica certo, coloco as MR, e fico mechendo em tudo, intensidade, tipo, area... num fica legal. então pego as photometrics e coloco a pontual, free, retangular, circular.... dai aumento a intensidade... não prestou... diminuo a intensidade... desisto da photometrics e vou para a melhor de todas: a daylight. dai abro uma abertura por que a cena é fechada. então penso é melhor trabalhar com gama 2.2 e com expositure control... então começo um novo arquivo, dô merge e mudo todos os materiais, corrigo todas as texturas... então tento todas as configurações do expositure, meio tons, brilhos, intensidade... , nesta etapa já fiz um 600 renders de teste... então ligo o Gi. FH e esperdo 8 horas pra renderizar... e finalmente ... a grande surpresa... mais um pinico de render. Não sei se é o jeito mais facil, mas é assim que faço, e é uma técnica facinho de usar. abraços.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e gullart, assim vc me derruba da cadeira aqui vei... hhahahahaha, comedia msm!!!!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717370.

Total de membros registrados: 143157

Últimos membros registrados: Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes, EDILSON_Lucas, thiagodsf.

Usuário(s) on-line na última hora: 960

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.