Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ
Jonfer   Curitiba

Portfólios Ver Mais

johnbarbieri   Nova Mutum Mato Grosso - MT
caio   fortaleza - CE
fabiospinasse   Vitória - AC
Pedro Henrique   Pernambuco - PE

navegar pelo cenário (algum programa?)

Por: Arilson  

Em: 28/05/2004 11:35

Grandes amigos da 3D1... Alguém poderia me dizer se existe uma maneira (programa) que eu possa usar para me movimentar na cena depois de renderizada....Como se estivesse na viewport... tipo o Havok do Reactor... um grande abraço... :!: :?:
Pra vc movimentar a cena depois do render, ou seja tipo um passeio virtual???
seria isso sim ... mas não precisava nem de zoom... só rotação...
Da uma lida nesta matéria que se encontra na parte de matérias da 3d1, foi feita pelo André.. Abraço Realidade Virtual (VR) Nesta matéria vamos falar de um assunto muito interessante e muito útil que pode ser a forma mais rápida e real de mostrar o seu projeto 3D para um cliente, seja um projeto arquitetônico ou de design com as tecnologias de VR você vai permitir que qualquer pessoa "manipule" tridimensionalmente o seu objeto ou vista panorâmica. Já falamos um pouco sobre VRML na seção tutoriais e vimos como podemos criar mundos em 3D no Max para que outras pessoas "navegem" por ele, o VRML não tem uma grande qualidade gráfica e o arquivo costuma ficar bem grande, não é bom para net mas ótimo para um CD interativo, pois em VRML estamos em 3D real, podemos realmente "passear" pelo projeto, ou estudar um objeto minuciosamente, já o Quick Time VR tem uma qualidade de imagem igual a do Render do 3DS Max, com reflexos, refrações, GI, Caustics, o que for, já que são imagens que ele usa e não 3D poligonal real, o arquivo não é dos menores quando se trata de objetos, em cenas panorâmicas como de projetos arquitetônicos fica menor, mas ainda é ruim para usar na net em conexão discada, pode ser usado em banda larga, CDs interatvos, multimídia, apresentações e tudo mais, você não pode "passear" por um ambiente como em VRML, mas pode olhar em 360 graus, dependendo de onde fizer a montagem do VR pode colocar Spots em locais da imagem, por exemplo nas portas, este Spot pode receber um link para outro arquivo VR e assim o usuário pode navegar por vários ambientes, este link pode se referir a uma URL também permitindo acessar uma página Web. Agora a Discreet em parceria com a Macromedia lançou um novo plugin que permite exportar o mundo feito no Max para o Director e nele você pode fazer a programação da interação com o usuário de forma perfeita como em um jogo, é sem dúvida a maior e melhor interatividade que se pode conseguir em um ambiente 3D, mas depende de conhecer a linguagem de programação do Director, o Lingo. O QuickTime VR vem de versões mais antigas, mas foi na versão 4 que ficou popular e começou a ser mais usado, existem outros programas como o VR Worx que também montam Movies em VR com imagens fotografadas ou geradas por computador usando a tecnologia do QuickTime. Você pode fazer isso até com fotos que tirou com sua câmera fotográfica convencional, colocando o objeto sobre um disco giratório graduado de forma a saber quantos graus girou o objeto para poder bater as diversas fotos corretamente, depois é só montar em qualquer um dos dois programas, o VR Worx só trabalha em plataforma Windows, o QuickTime como todos sabem trabalha em Mac e PC. Tanto a qualidade final quanto os recursos são idênticos para os dois. Veja a baixo os links para as páginas dos fabricantes dos dois programas. Quick Time VR - Apple The VR Worx - VR Toolbox Temos dois tipos de vídeos VR nesta tecnologia, um é o oposto do outro. Panorama (figura 1 e 2) e Object (figura 3 e 4). No Panorama a câmera fica centrada na cena, ela é girada em determinados graus para fazer os renders ou bater as fotos que serão usadas na criação do VR, já no Object a câmera fica parada e quem gira em determinados graus é o objeto para poder ser fotografado ou renderizado nos ângulos corretos para a posterior montagem do vídeo VR. O cálculo usado para saber quantos graus deve girar o objeto é bem simples, divida 360 graus pela quantidade de imagens que deseja e saberá quantos graus deve girar a câmera ou o objeto, quanto mais imagens tiver mais real será o movimento. Clique sobre as imagens a baixo e arraste o mouse para "ver" ao redor da cena. Precisa ter o Quick Time Player 4 ou superior instalado na máquina, pode baixar em www.apple.com Figura 1 - 391 Kb Figura 2 - 355 Kb No caso de Object é fácil, mas no caso de Panorama você vai ter que mudar o aspect ratio da lente para poder render imagens altas e finas que vai compor no PhotoShop juntando-as para poder gerar uma imagem só, uma imagem em fita que é justamente o 360 graus do ambiente. Isso não é preciso se estiver no 3DS Max 4x ou superior, não terá o mínimo trabalho para criar essas imagens e o vídeo VR, na verdade nem vai precisar do VR Worx ou do QuickTime VR, apenas precisa do QuickTime 4 ou superior intalado na máquina normalmente como vai precisar para poder ver os arquivos de exemplo em VR nesta matéria. O 3DS Max 4x ou superior tem dois plugins que permitem criar essa imagem em fita, um deles é o poderoso Final Render da fabulosa Cebas Computers (www.finalrender.com), ele tem no menu Camera dentro do painel FR Globals diversas lentes que podem ser usadas no render, uma delas é a Spherical, ela vai criar uma imagem em fita com 360 graus da cena que pode ser usada facilmente em qualquer um destes programas que geram vistas panorâmicas, desde o QuickTime VR até o amadoríssimo Ulead Cool 360. O outro plugin não podia deixar de ser da Cebas Computers também (www.cebas.com), é o Max QTVR, com ele o vídeo VR já sai pronto do Max, ele é um utilitário que tem diversas configurações permitindo definir o tamanho da imagem, a qualidade, a escala, quantos graus de precisão vai desejar, quantas imagens vai criar, compressão usada e tudo mais, mandando o plugin renderizar em MOV no final tem o vídeo VR pronto como nos exemplos usados nesta matéria. A única pena é que ele não permite a criação dos Spots para linkar com outros VRs ou URLs, para inserir um Spot teria que usar o VR Worx ou o QuickTime VR, as imagens poderiam ser geradas pelo Max QTVR normalmente. No VR Object podemos definir por quantos graus desejamos que o objeto seja visto, por exemplo, pode ver por toda a volta usando 360 graus mas não em cima e em baixo como no exemplo do walker a baixo, o arquivo fica menor mas não se pode ver o objeto de todos os ângulos, já no exemplo do rolete eu defini 360 graus para todos os lados, o arquivo fica maior mas o objeto pode ser visto por qualquer ângulo. Muita gente não imagina que seja tão simples fazer isso quando vê pela primeira vez um arquivo em QTVR. Clique nas imagens a baixo e arraste para ver o objeto de vários ângulos. Figura 3 - 355 Kb Figura 4 - 604 Kb O ideal na criação de CDs multimidias, interativos e de apresentações usando essa tecnologia seria o Director da Macromédia, como disse no início há uma nova parceria entre a Discreet e a Macromedia na tentativa de aumentar o uso do Max na criação de conteúdo Web, o Director permite controlar totalmente a exibição de vídeos VR, spots, sons sincronizados e até mesmo AVIs, é um programa maravilhoso para quem pretende interagir 3D com o usuário ou mesmo criar uma simples apresentação multimidia, com o novo plugin ShockWave 3D desenvolvido para o Max você pode exportar o mundo em 3D para ser programado no Director permitindo total interação com o usuário, o que era impossível até agora a não ser para programadores de jogos usando complexos Games Engines e programação C++. Este plugin pode ser baixado gratuitamente na Discreet clicando aqui. Só o Director 8.5 ou superior aceita essa interação, e depende de conhecimento aprofundado da linguagem de programação do Director, o Lingo, mas mesmo assim é bem mais simples que programar em C++ dentro de um Game Engine. O mais interessante é que alguns fabricantes de plugins para o Max estão criando X-Tras para serem usados com o ShockWave no Director na interação com o mundo em 3D, por exemplo o Reactor (Havok) tem um X-Tras para simulação dinâmica em tempo real como pode ver nos dois exemplos a baixo. É preciso ter instalado o ShockWave 3D da Macromedia para poder ver os arquivos a baixo, clique aqui para instalar caso não tenha. Figura 5 - clique na imagem para ver o VR Figura 6 - clique na imagem para ver o VR Para Web discada tudo é muito bonito só que na prática não funciona, mas quem já tem banda larga pode em breve começar a se deparar com sites que são realmente mundos em 3D, já em aplicações multimidia as possibilidades são infinitas, pode fazer o cliente "passear" por um ambiente e até mover objetos, mudar de posição os móveis, decorar como desejar, só a imaginação e a criatividade é o limite. Andre Buttignoli Vieira
Bem, eu desenvolvo alguns sites em 3D, e alguns dele há a possibilidade de rotação na tela. Eu usei o Flash para consequir este efeito, poís eu renderizo no 3ds cena por cena, rotacionando a camera até dar um angulo de 360 graus que nada mais é que uma volta completa. Após isso, importa seu render no flash, cria as cenas e um botão, que toda vez que vc apertar ou passar o mouse por cima vai girando como se a pessoa estive-se dentro do ambiente, é muilo legal. Creio que devem ter outras maneiras de fazer isso, esta minha pode ser considerada até uma gambiara, mais funciona! So toma cuidado na hora de fazer os renders rotacionando a camera para nao repetir áreias do render anterior. André Góes
André Góes Design
valeu mesmo galera... adorei a ideia do Flash... nem tinha me ligado brigadão :D :D
"Arilson" disse: Grandes amigos da 3D1... Alguém poderia me dizer se existe uma maneira (programa) que eu possa usar para me movimentar na cena depois de renderizada....Como se estivesse na viewport... tipo o Havok do Reactor... um grande abraço... :!: :?:
Acho q um bom programa pra fazer isso é o QUEST 3D é um programa de render em tempo real, dá uma olhada no site www.quest3d.com que tem umas demonstraçoes pra vc ver.
;) Olá pessoal, Tem um plugin ótimo pra isso e é GRÁTIS, o nome dele é toolbox, usei ele pra mostrar pro pessoal como ficou a casa do curta Centopéia q tamos fazendo, dá pra configurar câmeras e fazer transição de uma pra outra animado, rodar, zoom e muito mais ! Vejam o tópico, lá eu falo + sobre ele e dou o site com o link direto pra ele. O Link: http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?p=37220#37220 Abraços pessoal, bem q o André podia botar sobre ele na Tresd1 ... várias pessoal estão pedindo plugins deste tipo ... :):):):):)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
Valeu mesmo galera... mas SEphIRoTh, não encontrei no seu tópico nada falando sobre o toolbox... um abraço
Oi Sephiroth, tudo bem? Eu conheço o Toolbox, da Turntool se não me engano, já anunciei ele na Três D1 e ainda está lá na página de plugins comerciais, porque pelo que me lembro ele é comercial, o Demo aceita algumas exportações free. Estou falando pelo que lembro de cabeça, se estiver errado me desculpe. Uma coisa que gosto muito para fazer passeios virtuais é o ShockWave 3D com o Director, pode exportar em ShockWave e fazer toda a interação no Director, pode fazer o que quiser nele, trocar cores de paredes, abrir portas e janelas, pode até ter cálculo de simulações físicas em tempo real com o Reactor, que tem um Xtras exclusivo para o Director. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707664.

Total de membros registrados: 135265

Últimos membros registrados: @Marc18**, marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex.

Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 23 membro(s) e 645 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Eng Damasceno, emersonforentin, Roberto Movanni, Hot, Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Laurinha33, Paulo Rodrigues Lima, Roberto Trevelin, Antigo, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, gago, cadwillem, Celso Borttoloto, cicero andre, Starter, Andre Vieira, mixel.amorim, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.