Problemas no Gamma

Por: Bruno  

Em: 26/04/2010 22:00

Beleza? Estou usando o 3ds Max 2010, como Gamma habilitado 2.2, como voces podem ver na imagem. A questão é que no qiadrado da amostra de cor, ela prece ser marrom (como eu configurei) e no render fica quase preto. O que esta acontecendo?
Eu posso esta errado se for isso desconsidere, mais vc abilitou a correção de gamma e aplicou mais um correçãa em cima dever ser esse o motivo da cor muito forte, essa eu chutei srsrrsrs
oi bruno, tudo joia...vc ta dando um double gamma. aplicando 2 vezes....vc nas configurações atribuiu 2,2 no input e ainda aplicou o shader gamma & gain...por isso ta ficando escuro...ou vc usa um metodo ou outro...eu preiro deixa o input com 1 nas preferencias do max e usar sempre o gamma & gain, e ele existe para essa situação, e ter mais controle no gamma das cores e bitmaps individualmente...
Então esse aqui é o certo? + colocar gamma e gain individual em cada texrtura?
Eu deixo o input em 2,2 e na hora de abrir a imagem eu faço alguma correção se for necessário. Em geral as imagens costumam ser todas em gamma 2,2, nesse caso não precisa do utility. O problema é que algumas imagens, em especial PNG, podem fazer uma certa confusão com o gamma, aí é só escolher se é 2,2 ou 1,0 na hora de importar. Não sei se é o caso, mas o pro material é outro que tem alguns problemas com gamma por usar PNG.
Isso que você falou do .PNG é real. Eu descobri essa semana por acaso, ou trabalhar com texturas png. Mas eu li em tópicos passados aqui da 3d1 (agora nao se onde esta porque faz meses que eu li) que para usar bump e displace com gamma habilitado tem que fazer algum ajuste no bump ou displace porque senao da problema. Não sei que tipo de problema da e nem qual ajuste que tem que fazer. Alguem sabe algo sobre isso?
É só na hora de importar o bitmap, na janela que vc importa o bitmap, tem a opção de configurar o gamma da imagem. É só dar um override e colocar em 1,0 Vc pode também dar um override e colocar manualmente o gamma dos PNG em 2,2.
É isso que eu tenho que fazer com o Bump? Colocar o Overrride em 1.0?
Bump eu não costumo notar muita diferença, mas é recomendável. Displace e mascaras é que devem vir sempre com 1.0.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 371

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.