Qual é a luz fluorescente comum?

Por: Clebão3d  

Em: 26/05/2010 22:47

Exite 5 opções de luz fluorescente nas setagens da photometric, qual é a luz fluorescente comum? Mudei para cilindrical, tem mais alguma coisa que precisa setar?
As 5 opções estão certas, depende da luz fluorescente. Acho que aquela de tubo que usam em salas comerciais é a fluorescent (cool white) É a mesma para aquela luz fria da unicamp que economiza energia.
Obrigado Gustavo, estou testando mas não consegui imitar a luz fluorescente.
As photometrics ficam boas se usar correção de gamma e exposure control.
No 3d é meio diferente da realidade, as vezes imitamos as luzes e não criamos de verdade, depende da situação. Explica melhor o que está querendo fazer. Por exemplo, se for luz fluorescente de sanca de gesso pode fazer com cilindro e material auto-iluminado ou com a skyportal usar o shader blackbody. Mas e fácil criar luz fluorescente de tubo com a photometric, normalmente escolhe o material nessa lista que mostrou, o material só vai mudar a cor da luz, depois configura a shape da luz no menu area/shape shadows. Mas pra ficar legal precisa da correção de gamma e do exposure que o Júlio falou.
Eu não gosto desses templates. Prefiro ajustar manualmente que fica bem melhor. Para uma fluorescente, por exemplo, eu começo por uma free light e ajusto o distribution para uniform difuse e o shape para rectangle. Dependendo do tamanho da luminária é só ajustar o tamanho do retângulo que a sombra fica certinha. Vc pode também ajustar manualmente a temperatura de cor ou usar os presssets de temperatura de cor para tal finalidade. AGora se for trabalhar usando o light analisys do max design tem que usar arquivos ies conforme o fabricante. abraço!
Eu tmb não gosto dos templates, no começo parece difícil de configurar na munheca, mas depois que pegar o jeito é baba. E em vez de fazer uma luz cilindrica pra imitar a luz real, é melhor fazer a luz retangular como o Eduardoqf disse usando o unifor diffuse pra mandar luz só pra um lado. Dai economiza rebatimentos e tempo de render. hehe
Só complementando a informação do Rodrigo, tem que ver que quando temos luzes fluorescentes acopladas em luminárias haletadas, é normal que o fluxo luminoso seja dirigido para baixo e não para cima o que iluminaria demais o teto, causando um estouro de luz. Realmente, no começo parece difícil setar as luzes. Depois vc pode salvar as luminárias com as luzes setadas que quando importar já chega completa. E se pegar a manha mesmo tem um monte de ajustes como os samples para granular mais ou menos e tbm o parâmetro de "atenuation" que em cenas grandes com muitas luzes é essencial, pois diminui drasticamente o tempo de render. abraço!
Agradeço a ajuda mas não é fácil. Ainda não consegui um resultado legal como os que vejo aqui.
clebão3d tem que ver como vc quer pois tem algumas luzes que são feitas com Self illumination. Posta acena ai para que possamos lhe ajudar melhor. Abraço
http://lucasgatoprojetos3d.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711311.

Total de membros registrados: 138844

Últimos membros registrados: Waltonediths, douglaskuhn, albert138, naturegardencbd, glucofitrecensioner, glucovitforte, ADAILSONSB, eelhoeturmeric.

Usuário(s) on-line na última hora: 536, sendo 26 membro(s) e 510 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, Leonardo, Henrique Ribeiro, Carlos E. Nogueira, Celso Borttoloto, Le_Andro, Duda, Nuno, mastermax, Eng Damasceno, Sergio1987, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Luan, douglaskuhn, gago, Thiago Couto, Gabriel.C, TadeuB79, Renatto, Geraldo Nunes, gilson antunes, Eduardo Ramos, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.