Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
claudiosdr   Brasil - CE
LuizBulldog   Brasil - SP
marcio.alain   Curitiba - PA
icyrino   Sao Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Eniack   Tramandaí-RS
Licarion   João Pessoa - PB, Brasil
Railson   caxias/MA - AC
luis martins   Viana do Castelo Portugal - AC

Imagem para avaliação

Por: vinicius silva  

Em: 23/06/2010 04:11

Bom dia a todos! :D É meu primeiro post neste forum em relação a trabalho rsrs :) Estou comolando um trabalho que desenvolvi apenas para estudo, tanto de design e forma, quanto para iluminação e materiais na cena. Sou designer gráfico e hoje estou me arriscando mais nesta parte de arquitetura, o que mais fazia era modelagem orgânica e quase nada de render srsrs então peço para me ajudaram a entender mais os erros que cometi. Segue o trabalho : - Obs: ta sem nuvens mesmo, eu penso em colocar, porém não tive tampo ainda rsrs Foi usado MR com algumas opções setadas e uma daylight. Porém já digo desde já que não sei se a iluminação corresponde a realidade, olhei algumas fotos para me basear mas não tenho um estudo muito certo nisso, vi vários tutoriais aqui mas de qualquer maneira fiz como eu achei que deveria ser feito, porém ainda não estou gostando do modelo final, por isso peço ajuda de vocês para corrigir os possíveis erros no projeto. Desde já agradeço a oportunidade que o forum da para postar o trabalho e também a atenção de todos que lerão esta página.
Seu estudo esta ficando muito bom e para melhor ajuda-lo seria interresante que coloca-se a setagem do render e das luses junto assim fica mais facil de ajudar e parabens pela cena esta muito boa Abraço
achei bem elga la cena, a camera tambem, acho q o vidro escuro ta deixando a forma pesada, talvez deixar transparente msmo e dar uma arrumada no caminho de pisos.. arredondar de leve os cantos e usar uma textura boa e natural.. talvez afundar um opco mais ele.. o Ceu me parece bom msmo sem nuvens, nao deixa de ser real.. gostei da grama tb, =D
Obrigado pelos comentários e dicas! :D Juliano Kloss Desculpe, não tinha pensando nisso rsrsrs bom mas aqui estão as imagens do fg, da luz e posisão dela. Valeu a dica, agora está ae para avaliação :) dneo_ Valeu pelas dicas! :) vou ver se trabalho em cima delas, eu tinha deixado o virdro mais transparente mas como só fiz a cena oara ser externa eu mudei rsrs, acho que vou colocar um outro materal ali pra ver como fica... em relação ao piso é um material pronto do MR, arch & design, não modelei o piso.
Não mude as configurações do daylight, deixa o multipler das duas luzes com 1 e regula a claridade no exposure control. Aumentando o EV a imagem fica mais escura e diminuindo fica mais clara. É melhor do que mexer no multipler. Todos os materiais são arch&design? Liga o ambient occlusion no menu special effects, clica no exact ao e coloca 24 no samples e 200 no max distance.
As configurações do Daylght e FG nao estam boas geralmente os valores padrãoes fica bons e com um tempo de render ótimo, veja esse exemplo de setagem do Dayglht e FG http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=64138 Abraço
Olá pessoal da 3d1.... boa noite a todos!! :) vinicius_silva: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu trabalho, o mesmo está legal mais precisa melhorar ainda mais as texturas. Para uma imagem ficar realista precisa além de uma ótima modelagem, de uma boa aplicação de materiais realistas e de uma boa texturização. A meu ver, falta acrescentar um mapa Noise nas suas texturas + mapa bump para dar profundidade as suas texturas. A meu ver sua grama está boa, gostei do displacement, só precisa diminuir o edge length na aba de configuração do grande Mental Ray . O céu sempre é maravilhoso com o ótimo shader mr physical sky, mas tem também o mad physical sky para o Mental Ray que também é ótimo. Mas vc está de Parabéns pela sua ótima imagem e pelo seu capricho em modelar essa residência. Esse paredão vermelho poderia ter aplicado também um mapa bump para dar um ressalto na cor, gerar protuberâncias. Agora quanto as configurações do seu render, vc está perdendo time de render principalmente no Mental Ray. Veja que vc está usando 1,50 no Initial FG Point Density e 300 samples no Rays per FG Point é muito alto. Seu render deve ter demorado um certo tempo por conta dessa configuração sua exagerada. Coloque 0,4 no Initial FG Per FG Point e 250 samples no Rays per FG point para render final. Coloque 2,00 no Diffuse Bounces, ele é que faz o G.I do FG. Mas tome cuidado com os samples do "Diffuse bounces", pois para cada valor aumentado em uma unidade nesse parâmetro dobra o time de render. Parabéns pela imagem. Um grande abraço e espero ter ajudado. ___________________________ [i:e32d43868d]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:e32d43868d]
:) fico muito feliz de ver o pessoal ae opinando! :D valeu mesmo ta sendo de grande ajuda os comentários!! Olá Luis Eduardo, valeu pelas dicas e explicações! Respondendo sua pergunta, sim todos os materiais da cena são Arc & Design Ah uma coisa! eu não achei nenhum menu com o nome "special effects" :/ e os que tem de efeitos que eu conheço não tinham a opção de ambient occlusion, onde esse menu fica?? Valeu mesmo as dicas e explicações! Fala Juliano! valeu mesmo a dica ae! eu já tinha entrado antes pra dar uma olhada nesse tuto! achei muito lega :) mas é que eu sou meio fução mesmo e queria dar uma mudada nos parametros do max pra ver os resultados diferentes! Obrigado pela dica! se tiver mais links de render por favor poste aqui :) Olá danilo! Obrigado pelas boas vindas! :D Realmente fiquei impressionado com o tempo do render com essas modificações que você comentou! incrível! porém perdi um pouco de sobra com eles, as sobras clarearam demais, seria por causa do Diffuse Bounces? que eu coloquei ali?? eu não alterei nada só aquilo que você comentou... Olha a compralação: Em relação ao bump para deixar a figura mais real, eu até tinha colocado, mas resolvi tirar... a imagem final ficou "fritada" (parecendo erro de gi, quando tem poucos photons) não achei um bump interessante na intert, então desisti. Você tem algum site de texturas para me passar? eu geralmente uso o SXC.HU mas não é bemm para texturas né, é mais um site criado para postar imagens para propagandas free né rsrsrs. Obrigado por todas as dicas e explicações ae!! Obrigado a todos pela atenção!
Se fosse fácil não teria graça!

www.viniciusbaltazar.com.br
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) vinicius_silva: ai cara!! tudo bem?? sobre o seu comentário é normal que as sombras tendem a clarear, afinal de contas vc colocou 2,00 no Diffuse bounces, é exatamente este parâmetro que deixa as sombras suaves, mais claras, porque o Diffuse bounces faz o papel do G.I do mapa de FG (Final Gather). Veja só, com relação ao seu comentário, antigamente o FG não tinha os Bounces, portanto, a única forma de criar o efeito de radiosidade da luz era por meio dos Photons (GI). Sendo assim, tanto em cenas internas quanto em cenas externas era necessário usar Photons. O problema é que fica demorado usar Photons em cenas externas, precisa de muitos Photons e também é necessário que tenha uma geometria envolvendo a cena ( no caso a metade de uma esfera), para impedir que a maioria dos Photons se percam no espaço aumentando ainda mais o tempo de render. Uma das soluções para diminuir o tempo de render era diminuir a resolução do mapa de Photons, emitindo menos Photons, mas com raios muito maiores, assim, você cria o efeito de radiosidade sem perder muito tempo, mas este efeito terá uma resolução baixa. O Bounces do Final Gather faz justamente isso, cria a radiosidade da iluminação com baixa resolução. O tempo de render acaba ficando similar se usar até 3 bounces, pois a cada bounce como falei anteriormente, dobra o tempo de cálculo do Final Gather, desperdiçando portanto time de render. Portanto, dá na mesma usar GI e FG ou só FG com Bounces, a diferença só acontece na animação, pois FG é um mapa de irradiação e este tipo de mapa é mais propenso a gerar Flicker, o que não acontece com Photons, mesmo quando tem baixa resolução no mapa. Este é o principal motivo do V-Ray criar tantos Flickers, ele só trabalha com mapa de irradiação. Hoje em dia é muito melhor usar apenas FG com Bounces para cenas externas, até para poder usar o sistema Daylight com o Shader mr Physical Sky, para fazer cenas diurnas, noturnas e tudo mais. Apenas em animação que a pessoa vai preferir usar Photons, mas neste caso terá que pensar muito bem em todo o projeto, pois não poderá usar luzes Sky, não poderá usar o Shader mr Physical Sky, entre outros detalhes. Já em cenas internas, a qualidade e a precisão da radiosidade são muito importantes e os Photons fazem isso muito melhor do que o Final Gather, além de serem mais velozes. Com Photons você pode fazer muitos Bounces em cena interna sem aumentar em nada o tempo de render, pode usar muitos Photons com raio pequeno, obtendo um mapa com alta fidelidade. Assim, não tem que usar os Bounces do FG e certamente o render fica muito mais rápido desta forma. Agora, sobre o raio do FG, ele não tem que ter o tamanho de uma esfera que caiba na abertura onde entra a luz. E se tiver duas aberturas com tamanhos bem diferentes? O FG por padrão vem com o raio de 10 % do tamanho da cena, a configuração dele depende puramente da cena e dos detalhes que ela tem, raios pequenos demais granulam o sombreamento do FG e raios grande demais fazer perder detalhes. O raio tem que ser ajustado conforme cada cena, fazendo alguns testes de render. Sobre como conseguir texturas para os seus trabalhos, existem alguns sites maravilhosos de texturas que fazem isso muito bem. Um deles é o CGTEXTURES.com e nele vc encontra ótimas texturas de alta resolução que vc pode usar nas suas imagens. Segue o link do site para que vc possa colocar texturas boas nas suas maquetes. http://cgtextures.com/ ( SITE DE ÓTIMAS TEXTURAS EM ALTA RESOLUÇÃO) Abraços e espero ter ajudado de alguma forma. Sucesso e felicidades. ___________________________ [i:55c1cf47c9]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:55c1cf47c9]
Obrigado pelas ótimas dicas e explicaçõe danilo!! Vejo que render é bem teórico gosto disso! Obrigado mesmo! Segue a ultima imagem que fiz, eu apenas dei um contraste leve no photoshop e coloquei as nuvens. Uma coisa que veio em minha cabeça, é normal dar pequenas correções no photoshop em imagens do tipo? Pois pra mim só na mudança de contraste eu consegui um resultado melhor, sem ter que ficar indo nos parâmetros do mr até ficar como está. Parece folga rsrsr mas imagino que dependendo do prazo isso se torna uma mão na roda! rsrs mas peço a opinião de vocês sobre.... é normal?
Se fosse fácil não teria graça!

www.viniciusbaltazar.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711308.

Total de membros registrados: 138837

Últimos membros registrados: eelhoeturmeric, Saundersjohns, Vertigenics, NexagenReviewsAustralia, manhhungkts01, nutracarehairserum, nataliarosaxd1, Vashudev026.

Usuário(s) on-line na última hora: 498, sendo 12 membro(s) e 486 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jessicatorres, Saundersjohns, Vertigenics, Rodrigo, lionel, CNC, Antonio, Rodrigo, vanderabelo, eelhoeturmeric, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.