caro Badmind,
poste imagens mostrando a dúvida, por favor. Assim facilita a visualização do problema.
Catinarezi,
Isso pode ser problema de configuração da Luz ou do GI.
Luz (VraySun)
caso esteja usando a VraySun, na opção de Shadow bias diminua o seu valor ou deixe em 0,0 e veja se o problema resolve.
Quando o valor de Shadow Bias está alto ou pequeno dimais em relação a cena ocorre artefatos como sombras estranhas e iluminação em locais que não deveria ter essa iluminação.
GI (iluminação Global)
você está usando Irradiance Map com Light Cache? Se for o caso mude para Brute Force e Light Cache e veja se o problema resolve.
Fazendo isso você saberá que o problema está no Irradiance Map. Caso queira manter o uso do IM + LC habilite a opção de Detail enhancement do Irradiance e mantenha-o no preset low mesmo.
O Irradiance Map é um recurso de Iluminação Global bem otimizado por isso que costuma ocorrer problemas como má qualidade de sombreamento causando manchas como também partes faltando sombreamento dando a sensação de uma certa iluminação onde não deveria ocorrer. Daí torna interessante manter o Detail enhancement habilitado para resolver problemas relacionado a sombreamento e iluminação em locais indevidos.
Brute Force possui um GI mais detalhado evitando problemas que ocorre no Irradiance Map, porém como é comum os granulados tu precisa aprimorar nas configurações de Image Sample/Antialiasing.