Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jean Carlos Flores   SC - Florianópolis - SC
Flávio   Ponta Grossa - PR
Paulo Fernando   Parnaíba-Pi - PI
robson cardoso   Londrina/PR - AC

Portfólios Ver Mais

Renato   sao caetano do sul - SP
tvini   São Paulo - SP
macbeni   sao paulo - SP
diego ribeiro   sao luis - ma - MA

Dúvida com gamma

Por: lipim  

Em: 07/10/2010 04:58

Fala pessoal, então, to com uma dúvida aqui. Sempre que insiro modelos de carros nas minhas maquetes usando o gama em 2.2 as cores deles sempre ficam desbotadas. As demais texturas sempre ficam boas. Já tentei trabalhar os materias do carro mas nao consegui. Queria saber como devo proceder. Já esta marcado nas configurações affect collor/material editor, assim como o input e output em 2,2. segue uma img pra ajudar..
Vc está usando material Arch & Design? talvez possa ser isso... abraço
nada haver donato. o archdesign é melhor com gamma 2.2 lipim, tb me bati com isso mas percebi que as cores sempre tem que mudar quando importa modelo sem gamma. As texturas mudam automático quando coloca 2.2 no imput bitmap, mas as cores não mudam, vc tem que mudar. Todas as cores ficam mais claras, tem que editar pra deixar mais escura de novo.
blz lipim É natural, se voce ver um carro exposto diretamente a luz do sol ,vai reparar q ele tem bastante reflexo do ceu, ainda mais nesse seu caso onde o chao é branco, ta ajudando mais ainda. Na rua é dificil vermos ele desbotado assim porque sempre tem sombras de arvores e predios alem de refletir as lojas, rua e todos as coisas da cidade, se voce montar uma localidade com varios predios, arvores, casas etc. e jogar o carro no meio, voce vai ver q ele fica na cor normal, faça um teste e coloque um plane em cima dele so pra gerar a sombra, vai ver q ele ja fica com uma cor mais saturada. e use os materiais A&C como o donato falou ou o shader carpaint do mental ray, aqui no site tem varios tutos explicando como usar. abraço.
Desculpe Clebão3d, nao soube explicar direito, eu quiz dizer que o problema pode esta acontecendo por ele nao ter utilizando material Arch & Design. :) Abraço
http://www.createdesigncg.net/ www.donatorodrigues.blogspot.com
Isso acontece porque as cores foram feitas sem levar em consideração a correção de gamma que ja existe nos monitores. Quando simplesmente converte a cena pro 2.2 vc tem um dupla correção sobre as cores, por isso fica lavado. Tem que arrumar as cores pra elas ficarem certas, no mental ray tem o shader gamma/gain e no vray o vraycolor, os dois tem opção de tirar a correção de uma cor pra evitar o double gamma.
Obrigado pelas respostas. donato: Esqueci de mencionar que uso vray. Clebão3d: Exato, mas tentei mudar mas não surte efeito. Galo: correto, mas elas ficam lavadas em qq cena, independentemente. Postei a img acima so como exemplo. Fla: tentei dessa forma e nada, talvez fiz errado, onde devo mudar? vou postar umas ss pra vcs darem uma olhada :-)
Eu começaria tirando o shellac, se vc vai pra correção de gamma e uma luz fisicamente correto, não tem nada mais incorreto que o shellac, que faz um blend aditivo, como se vc renderizasse as partes separadas e desse um add no photoshop uma sobre a outra. Car paint eu gosto de fazer com blend, uma base fosca com glossiness baixo responsavel pela cor e outra por cima, bem reflexiva que vai ser misturada por um falloff, pra simular um verniz.
Vlw Fla, eu vou tentar aqui =) abraços
bom, testei aki como os amigos acima disseram.. mas o resultado ficou razoável, ainda esta lavada... vou testar outras maneiras :-) vlww ae abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711368.

Total de membros registrados: 138879

Últimos membros registrados: Aventurine, difort, Bailey, goodgirlhn, nowslimthomas, Kundali026 , psdru, mons.miranda.

Usuário(s) on-line na última hora: 221, sendo 7 membro(s) e 214 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Kundali026 , nowslimthomas, difort, Aventurine, Bailey, nildoe, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.