Olá AP,
Acho que o efeito blur que vc deve ter visto se refere ao blur do material. Todo material possui um determinado nível de desfoque dependendo do ângulo que é visto no render. Quanto mais paralelo em relação à câmera, mais evidente é o desfoque. Esse desfoque é importante em animação porque elementos mais distantes costumam apresentar defeitos quando renderizados com muita nitidez. Daí a necessidade de borrar para se obter animações mais suaves. Para imagens still eu gosto de remover o blur em alguns casos. Acontece muito em telhados quando feitos com texturas, por exemplo ou mesmo em pisos quando a câmera fica baixa, etc.. Perceba na imagem 1 as setas indicam o desfoque e observe que esse é o render com o valor padrão 1.. Na imagem 2 eu coloquei 0 no valor do blur. Na verdade ele não zera. Quando colocamos 0 ele assume o valor mínimo de 0,01. Perceba como ficou mais nítido na medida em que a profundidade de campo aumenta. Só lembrando que este tipo de blur é local para os materiais e difere do DOF (depht of field) que desfoca realmente como fazem as máquinas de foto. Daí a importância de saber da existência dos dois para conseguir os efeitos desejados.
abraço!