Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

leoaks   Brasil - MG
Lucas Rafael   Parana - PR
Alexandro   Cascavel - PR
ycneiva   Barcarena PA - AC

Portfólios Ver Mais

DouglasdaRocha   Blumenau - AC
cjoe   Portugal - Internacional
Raul Rodrigues   Goiania - GO
zurque   Belém - PA

Luz vazando

Por: Jarlei  

Em: 28/03/2011 12:25

Estou com um problema de iluminação em uma cena. O problema é que a luz do telhado vaza na parede passando pelo beiral. Como se o beiral nao tivesse ali.Todo o telhado esta fechado com um plane, nao tem como uma a luz atravessar ele. Se eu aumentar o tamanho dos photons fica bem mais visivel. Alguem pdoeria me dar uma luz pra resolver isso? Valeu!
Isto é uma coisa chamada Color Bleed, mas infelizmente no MR eu não sei como arrumar isto.
Tem que diminuir o tamanho e jogar mais photons, mas acho mais pratico usar só o final gather com uns 3 diffuse bounces em externas.
Eae Jarlei! Acho que não é necessario usar GI em externas se não for ver a parte de dentro da maquete, so o Final Gather basta como disse o Fla3D.
em cena externa o gi (na minha opinião) eu axo inutil
O pouco que sei de MR me diz exatamente o que os colegas estão dizendo, para externas não se usa GI, só FG, de qualquer forma mesmo assim o color bleed pode ocorrer, me parece que existe uma forma de corrígí-lo através de um shader.
Para diminuir o color bleed eu faço assim ( me corrijam se estou errado): no diffuse eu uso o shader Color Override/ Ray type switcher e coloco a textura que vou usar nos canais Yes Rays, no refraction e tambem no reflection. Mas se coloca somente no Yes Rays já funciona. Se o objeto que vai emitir o color bleed for só cor, então eu ponho no shader Color override/ Ray Type Switcher, nos mesmos canais o shader Objet Color, usando a mesma cor.
Mas isso não é color bleed, são os photons do lado de cima de telha vazando pra baixo, precisa diminuir o tamanho dos photons se quiser corrigir mantendo o GI.
Como o Fla3dMadness disse, isso não é color bleed. O color bleed é um dos efeitos das engines de iluminação global, e pode, produzir uma reflexão de luz e cor de modo natural e interessante, ou ser muito exagerada, mas sempre vai ser um dos efeitos da iluminação global, e não um artefato. O artefato gerado aí, é o famoso (vide help mental ray) LIGHT LEAK, ou vazamento de luz. Ocorre, como dito acima, quando o raio do photon está setado com valores altos demais para a cena em questão. Ou se diminui o raio deste, ou, sendo um externa, preferivelmente, usa-se apenas o FG.

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711230.

Total de membros registrados: 138761

Últimos membros registrados: lack francisco, Joselito.silva, dan_df, alan_espessato, kellylops, Figurol696, artizynt, Varney.

Usuário(s) on-line na última hora: 643, sendo 10 membro(s) e 633 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Vladis, Adalberto Rocha, Fabio Catelleno, Leonardo, Victor Mendonça, Geraldo Nunes, Rodrigo, wilsimar, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.