Oi Luiz, tudo bem?
Que isso cara, nem tem do que se preocupar, pior eu que escrevo errado porque sou analfabeto de português mesmo.
Sobre a sua dúvida, eu não conheço o Flamingo, fiz apenas um teste nele logo que saiu, achei legal para um programa que não tinha render nenhum, mas é fraco e super lento comparado com os renderizadores disponíveis para o 3DS Max, programa de minha especialidade.
O Rhino é um modelador maravilhoso, principalmente para design de produtos, mas a melhor opção é renderizar num programa mais robusto para isso.
Está para sair o Brazil Render para o Rhino, eu tive a oportunidade de testar um pouco aqui, achei fraquíssimo perto do Brazil Render para o 3DS Max, porque o Rhino não tem suporte a um bom editor de materiais, uma das duas parter mais importantes do render.
Agora quanto a suavidade das sombras, isso é a mesma coisa em qualquer programa.
É mais o menos o seguinte:
No mundo 3D os raios de luz batem num objeto e morrem, então não tem como simular a iluminação de uma lus real usando apenas uma luz virtual, precisa usar diversas luzes para simular a iluminação, porque no mundo real o reflexo da luz pelas outras superfícies da cena ajudam a iluminar o ambiente, enquanto que em 3D isso não acontece.
Agora se estiver usando um renderizador com recursos de radiosidade, como Brazil Render, V-Ray, Mental Ray, entre outros, eles calculam esses ricochetes dos raios de luz pela cena, criando uma iluminação mais real e permitindo simular a iluminação de uma luz real com apenas uma luz virtual.
O Flamingo não tem esse recurso, precisa atenuar as sombras com outras luzes, dá uma olhada no tópico sobre Grupo de Estudo de Iluminação, no topo do fórum, que vai ver alguns exemplos sobre isso.
Abraços