Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Flavio Novi   Ribeirao Preto
Fabio   Tubarão
renatoconti   Londrina - PR - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP
Weverson M   Guarapari - ES

Portfólios Ver Mais

Kleib   Belo Horizonte
Darfferson   Santo André - SP - SP
Nego7   Teresópolis,rj - RJ
donadia   Vitória

Arquivo muito pesado !

Por: AndersonLS  

Em: 08/11/2004 11:00

Modelei umas estruturas tubulares e outras quadradas, fiz cada estrutura separada, mais quando juntei tudo a surpresa !, meu pc quase explodio, o arquivo com tudo junto ficou com 256 megas a memoria virtual foi a quase 2 giga, dai eu pergunto ! Se eu fizer um objeto e copiar ele usando o instance ele nao deveria economizar memoria ? Obs: leva uns 15 min pra abrir uns 10 pra salvar e uns 8 pra fechar Obs: meu pc: Atlhon xp 2.4, 500 ram, gforce 128, hd 120 abraço a todos
os objetos instanciados compartilham alguns parametros, como a forma, modifiers,etc... esses parametros não são recriados quando vc cria objetos instanciados. agora, existem parametros que nao podem ser compartilhados, como a posição do objeto no espaço, rotação, escala (sem modifiers). então, para cada objeto novo criado, mesmo em instance, o programa vai gerar esses dados e alguns outros. mas quantos objetos vc fez para conseguir esse numero exorbitante no tamanho (256mb) ? eu ja fiz arquivos com mais de um milhao de faces, e chegaram a 100mb de espaço. veja se nao colocou muito detalhamento nos cilindros, dependendo da distancia de visualização vc pode ir diminuindo o nivel de detalhamento, no parametro de lados do objeto, mas ai ja nao poderiam ser mais objetos instance, senao o parametro se propagaria automaticamente para todos os objetos. outra forma de diminuir o detalhamento sao os modifiers optimize e multires, aqui na 3d1 tem tutoriais sobre isso, de uma conferida. outra coisa, nao sei se é o seu caso, mas se estiver usando radiosity, nao compensa salvar a solução subdividida com o arquivo, porque ele fica enorme mesmo!!! Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
se estiver muito pesado nas view ports, o melhor eh visualizar como bounding box, clicando com o botão direito do mouse no nome da viewport, logo em configure vc escolhe 'bounding box' . Tambem tem um script pra download aqui no forum http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=7555
dwight, na view port fica normal sem problemas (valeu a dica !) aabb2003, infelizmente o arquivo nao abre mais, tentei abrir varias vezes, demora uma kra mais sem sucesso, isso tah acontecendo dpois q eu formatei e instalei o novo detonator (61.77_win2kxp_international), eu usava ele como open gl e agora não tah amis dando certo, to com D3D, mesmo, acho q é algo com o driver pois ontem abri um arqui q fiz a uns dias d 4 megas e demorou muito pra abrir, foi então q passei pra D3D, minha placa d video eh uma gforce 4ti 4200 agradeço a vcs 2, valeu ai !
o aabb2003 olha ai, eu consegui abrir um outro ali q tambem ficou esagerado tah com 200 mega, olha ae http://www.palcosul.com.br/forum/3dpesado.jpg abração
mas qualquer desenho ta ficando com esse tamanhao??? como vc fez essas estruturas tuulares, com cilinders mesmo??? se for, veja quantos lados tem, nessa renderização de longe que vc esta fazendo pode diminuir bem o numero de lados, até 6 eu acho que fica bom, porque são poucos pixels que vao construir a estrutura, quando faço telhados coloco telhas com baixissimo detalhe para nao pesar, depois dou um attach nelas para se tornarem um objeto só, assim economiza memoria e deixa a viewport mais leve. a sugestão do amigo dwight tb é muito boa, usar bounding box deixa bem mais leve a visualização. outra coisa, vc pode tentar dar hide em alguns objetos que nao precisa na visualização e fazer eles aparecerem so na renderização, isso tb economiza memoria e deixa mais leve a viewport. faça o seguinte, procure acho que no menu file a opção summary pra ver com quantos poligonos esta essa sua cena, depois passa esses valores aqui pra galera. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
eae galera antes eu vacilava, acho q ñ é o caso do Anderson, mas eu colocava Tube para tubos, e com 24 lados, adorava fazer tudo perfeitinho :lol: :lol: :lol: criança ... agora já aprendi, aleluia, tudo ficava muito pesado, um saco pra trabalhar e sem necessidade
aí patrick, isso tb acontecia comigo, quando comecei a desenhar no 3d queria desenhar tudo muito redondinho, fisicamente perfeito, tipo esses tubos que vc mencionou, onde nunca veriamos a parte de dentro. mas é assim mesmo, depois a gente vai pegando os macetes e vendo que a máquina ainda nao tem esse poder todo de desenhar os interiores das coisas, detalhamento muito alto, etc... Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
o aabb2003, kra eu usei 5 lados pros tubos redonos e sempre usando lattice sem os fechamentos manja, pra economizar face, mais eu descobri o problema eu trabalho com bibliotecas q eu mesmo to fazendo, dai eu faço uma cena testoo a luz e deu, dai dpois eu importo os objetos atraves do MERGE, sohq tem um detalhe, mesmo vc apagando bastante objetos o tamanho do arquivo nao reduz, vc sabe se tem como limpar ? Esse bug tambem acontece com o Flash,, soh q dai vc apaga os objetos na biblioteca e salva como, dai o arquivo reduz, mais e no 3d ? Patrick, nao nao, eu tive cuidado nada sem esagero com o minimo possível de faces, o probelma eh ter muitos os objetos ! abraço hlera
ixi veio, deve ter algum problema entao, comigo nunca aconteceu algo parecido. mas porque nao pega essa cena que ta grandona e da uma merge numa nova, importando apenas os objetos que te interessarem??? Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707751.

Total de membros registrados: 135341

Últimos membros registrados: Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo.

Usuário(s) on-line na última hora: 376, sendo 1 membro(s) e 375 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Akimaru026.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.