Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Leizer   Lavras-MG
Alexmen   Fortaleza - CE
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Gaona   Brasil - AC

Portfólios Ver Mais

Alex Sandro Boschetti   são domingos - SC
juliano.lins   Recife-PE - AC

Modelagem Sketchup Para render no Max

Por: Thiago Fenili  

Em: 06/05/2012 21:24

Olá sou usuário do sketchup e gostaria de saber como modelar para importar para o max
uso o max 2010 e instalei a extensão que importa SKP.
Bom minha dúvida é de como devo separar o modelo por layers ou apenas texturas.

Alguem pode me ajudar?
abraço a todos do forum
Eu preferencialmente sempre que modelo, independentemente do software, gosto de faze-lo por layer. Uma coisa, já testou o vray pra sketup???
Olha Thiago eu estou com a mesma dúvida e o que consegui foi a base de testes.
No sketchup coloco uma cor em cada material e crio um group único de cada material exemplo todos os vidros vermelhos seleciono todos e crio um group assim quando aplicar o material no 3dmax ele vai para todos os vidros ao mesmo tempo. Foi o que consegui até agora, não achei um tutorial explicando nada ainda mas vou descobrir e ensino depois de tanto que to sofrendo pra achar isso hauhaua. Abraço

Projetista: Marcos Barichello
www.criartearquitetura.com.br

\"Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.\" (Michael Jordan, jogador e líder)
Depois de alguns anos fazendo maquetes por este processo, o método que achei mais a prova de erros, foi a mescla dos dos modos de modelagem que o rodrigo.cg e o Barichello postaram.

Crio cada um dos elementos da modelagem como sendo um bloco e divido por Layers: Paredes, pisos, teto, janelas, portas, vidros, moveis... assim por diante, de acordo com o que você tem na sua cena... todos separados por layers. Ainda ativo o color by layer pra não ter dúvidas do layer que o objeto está.

Dessa forma, quando vc exporta para o Max, tudo vem separado por objetos, o que facilita muito na aplicação de texturas, ou caso necessário, na edição do elemento.

Tem gente que acha trabalhoso esse processo, mas quanto mais detalhado e objetivo você for nessa etapa, menos \"dor de cabeça\" vai ter quando exportar o seu modelo.

Espero ter ajudado.

Abraço
\"Os pés vão aonde o coração leva\"
Quando o modelo é complexo vale a pena fazer por layer. Se não souber usar as layer do sketchup, que são mais complicadas de usar que no max, modela por partes e envia por partes para o max. Para o grupo de texturas funcionar deve-se pintar o modelo antes de enviar. Se não me engano as uvw´s vão estar certas. Outra coisa importante é limpar bem o modelo antes de enviar. Alguns vertices ficam soltos devendo ter que uni-los no max. O sketchup é simples mas poderoso para modelar maquete. Abraços a todos.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711222.

Total de membros registrados: 138747

Últimos membros registrados: Janva026, hosixi4, [email protected], meduslim, nowslimhöhlederlöwendeal, Dreamzy7208, Manhoodplusdk, olimpic.

Usuário(s) on-line na última hora: 657, sendo 2 membro(s) e 655 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Janva026, Claudio Nichollas.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.