Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RafaGama   São Paulo
AED   RIBEIRAO PRETO
Rodrigo   Salvador, BA - AC
Luiz   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

vjalmeida   salvador - AC
DanielMaia   João Pessoa - PB
sandrosp5   Brasil - SP
GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT

Irradiance map e tempo de render

Por: theobarbosa  

Em: 05/12/2004 08:09

Pessoal, estou com um problema no vray que espero que alguém possa me dar uma luz... Estou fazendo uma animação simples de um passeio por um edifício. são 4 máquinas para renderizar. E é a segunda vez que estou renderizando definitivo. Bom, na primeira vez eu coloquei cada máquina pra calcular o mapa de luz de seu frame (single frame) e o resultado saiu uma porcaria, pois alguns materiais (vray) aparecem levemente diferente conforme cada máquina e o resultado é que na animação aparecem alguns objetos como se estivessem piscando. (pois um frame tem um RGB branco 255, em outro 250, em outro 240) e parece que estou em uma discoteca, e nao em um museu... Pelos testes que fiz percebi que, se calcular o mapa de luz em uma máquina e depois utilizá-lo na renderização completa fica tudo perfeito, sem este erro, pois bem, fiz o cálculo "multiframe incremental" de 5 em 5 frames em um arquivo de uns 10 mb vrmap. só que ao renderizar eu que esperaria estar mais rápido (pois a luz já estaria calculada) dobrou o tempo de render... Bem, o que faço pra baixar este tempo? :00: Abraços e Obrigado. Theo
Oi Theobarbosa, tudo bem? Veja só, o V-Ray não é um puta render para animação, ele é maravilhoso para imagem estática, especialmente para arquitetura, pois aceita RPCs, Shag Hair e tudo mais, mas não é a melhor opção para animação. Dá para fazer, só que a única forma de não gerar Flickers é aumentando bastante e qualidade do GI, do Irradiance, de todos os parâmetros. Flickers são essas picadas que dá de um frame para o outro como está falando, isso acontece porque o cálculo de GI nestes renderizadores mais modernos, como o V-Ray e o Brazil Render, é feito por aproximação, consegue bom tempo de render em imagem parada, mas gera flickers em animações, a não ser que aumente muito a qualidade, o que reflete drasticamente no tempo de render. Um render mais robusto como o Mental Ray é mais adequado, por isso que ele é usado em animações de cinema e TV, já que permite animar sem gerar flickers com mais facilidade e a um custo menor de tempo de render. Abraços
Esqueci de te falar uma coisa importante. O V-Ray é péssimo para renderização em rede, principalmente em animações, porque o Irradiance é gerado em cada uma das máquinas, não é renderizado um Irradiance só para todas as máquinas, então acaba levando mais tempo ainda, porque se tem 4 máquinas ele vai calcular 4 irradiances. Tem aquele esquema de usar só Photon Map para renderizar animações de arquitetura que nada se move, só a câmera, mas é mais difícil de ficar tão bom quanto usando o Photon Map com o Irradiance, ou só o Irradiance. O Incremental deve ser usado com muito cuidado, pois numa área já calculada ele ainda adiciona mais samples, o que gera diferença entre os quadros, para animar com qualidade nele só fazendo o irradiance a cada frame. Abraços
Oi André, valeu pelas dicas mas vê só: Fiz todos os testes possíveis este final de semana e a única coisa que pude concluir é que para a animação nao gerar flickers é necesário calcular o irradiance em uma máquina só, e depois utilizar nas quatro, a qualidade fica perfeita, vc pode trabalhar com baixos valores de GI e com um espaçamento de frames para o cálculo do ir map de mais ou menos 1/3 do fps (no meu caso, este trabalho está com 15fps então faço o meu cálculo de 5 em 5 frames) O problema nao é nem isso exatamente, mas o tempo de render que aumentou muito: Veja os números do tempo deste frame: Fiz 4 testes com 3 ir maps diferentes: Os mapas eram do frame 1, do frame 1-100 e do frame 1-1800, logicamente eram arquivos de tamanhos bem diferentes 1. Calculo + Render: 2:39min 2. Render com irmap "single frame": 2:19min 3. Render com irmap multiframe 1-100: 3:29min 4. Render com irmap multiframe 1-1800: 5:47min Ou seja, quanto maior meu cálculo do passeio (e do ir map) meu tempo aumenta. Procurei por tudo, e nao consegui ver lógica nisso... Bom, eu nao sei se fui claro o suficiente para poder ser ajudado, resumindo eu só gostaria de saber como usar o mapa de luz incremental sem aumentar o tempo... Ah! Para quem estiver disposto a me dar uma ajuda abaixo segue os meus settings. Abraços. Theo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707751.

Total de membros registrados: 135341

Últimos membros registrados: Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo.

Usuário(s) on-line na última hora: 386, sendo 1 membro(s) e 385 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: WinterPT.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.