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Mapas do material - vray

Por: marcio.alain  

Em: 19/07/2012 14:49

Ai galera, me direm uma duvida.

Pra que serve o mapa Specular?
e uma imagem sem cores colocada em algumas opções do reflection.

podem me dar exemplos de material assim?
ja percebi q algumas vezes o material fica com brilho partes lisas, outras sem brilho.


cara o mapa para o reflect serve para vc por a cor do reflexo do objeto tipo vc quer q seu objeto na parte de cima tenha um reflexo roxo e na parte de baixo um reflexo verde entaum vc ponhe um textura q em cima e roxo e em baixo e verde e ainda controla o qt de reflexo vai ter o objeto ou seja qt mais claro for a imagem mais reflexo e qt mais escura for a imagem menos o objeto reflete, ja o refl. glossiness e o hilight saum mapas em tons de cinza, por exemplo o refl. glossines onde for branco na textura o reflexo vai ser \"liso\" bem polido, e qt mais proximo de preto o reflexo fica mais borrado o mesmo acontece com o hilight glossiness so q ele controla a força do brilho
portfólio: http://www.behance.net/rene123
É basicamente isso que o rene falou, mapa de reflexo define a cor e a intensidade do reflexo, quanto mais claro mais reflexivo.
Depois tem os controles de glossiness, entenda que existe dois controles que a principio vem travados para funcionar como um só: o glossiness do specular e o glossiness do reflexo. Specular é um reflexo falso, que serve para simular um reflexo das luzes, como materiais mais antigos faziam sem utilizar reflexo ou raytrace.
Por padrão o vray faz um balanço entre quanto vai usar de reflexo e quanto vai usar de especular e manter o material fisicamente correto, porém existe a opção de destravar o especular e controlar ele independente do reflexo. Ja vi fazerem isso quando o tempo de render é um problema e o glossiness abaixo de 1.0 no reflexo pesa muito, então destrava pra poder só baixar o glossiness do specular mantendo o reflexo inalterado. Fica falso, prefiro deixar sempre os dois trabalhando juntos, mas é bom saber que existem opções.
No final o mapa serve pra controlar esse valor do glossiness, branco é igual a 1.0 e preto igual a 0.0, assim vc pode marcar áreas com valores diferentes usando um mapa.

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