Manchas indesejáveis

Por: Sturmovik  

Em: 17/08/2012 09:27

Fala ae galera, bom dia!

Eu faço maquetes eletrônicas a pouco tempo no 3dmax e estou tendo algumas dificuldades. Uma delas são manchas que aparecem quando tem geometrias muito próximas uma das outras, nesse caso especifico o problema está na persiana. Aparecem manchas escuras e eu não faço a menor ideia pq isso acontece.

Configuração : V-ray

Image Sampler
Type: Adaptive Subdivision
Antialising Filer: Catmul-Rom

Environment
GI: Multplier 7,5

Indirect Illumination (GI)

Primary Bounces: 1 Irrandiance Map
Secondary Bounces: 1 Light Cache

Não sei se essas informações são suficientes, desde já agradeço galera!

Edit** Qualquer sugestão e opinião sobre a imagem é bem vinda.
Tenta aumentar o current-preset do irradiance map pra medium.
Obs: Sua imagem está com uma iluminação bacana, só estou achando o tapete meio estranho na borda. Tenta fazer com um chamferbox e vray fur. Talvez se você colocar um 2sided material com um pouco de refração a cortina fique um pouco melhor.
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Obrigado pela resposta Luis, fiz uns testes e corrigiu parcialmente o problema, mas ajudou bastante mesmo! Vou fazer as alterações conforme vc sugeriu também, e assim que conseguir um resultado bacana venho aq mostrar o resultado, brigadão!
Ainda não consegui melhor resultado que esse em relação a persiana, porém para mim está ótimo. Aumentar o current-present não foi suficiente, até mesmo no very-high ainda ficava manchado. O que eu fiz foi aumentar o Interp. Samples de 20 para 250.

Aconteceu então que dobrou o tempo do render isso, então renderizei a imagem com configuração comum (baixa), e após isso aumentei o Interp. Samples e renderizei em area. Salvei o \'\'pedaço\'\' da imagem em PNG e coloquei em cima da imagem anterior com o photoshop. Recortei as sobras da imagem e o resultado foi esse.

Obs.: A cortina ficou muito boa como sugerido pelo Luis, ainda não tinha utilizado esse método e falta dar uma otimizada nela ainda, porém já foi suficiente para perceber uma grande diferença positiva na imagem.
Ficou muito boa a cena cara, parabéns!
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Só pra testar, experimenta marcar a opção \"check sample visibility\" na interpolação do irradiance map. Me parece que ele tava interpolando a parte de baixo com a parte de cima, isso pode acontecer em superfícies muito finas como essa e essa opção evita esse tipo de problema sem precisar aumentar a interpolação ou a qualidade do GI, só pesa um pouco mais no render.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 433

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.