cara! Vejamos que somos livres para fazer o que quisermos e da forma que acharmos melhor em nossas cenas para obter o resultado desejado. Porque vc simplesmente diminua a intensidade do daylight system e também o valor do EV do controle de exposição? Se não me engano, o valor 0,03 em MR SUN e MR SKY fica bem próximo do valor padrão de uma PHOTOMETRIC de 1.500cd. Mas aqui o valor de 1.500cd é um pouco alto dimais, então acho necessário diminuir muito mais ainda no valor do DAYLIGHT.
Uma coisa que vc deve verificar é sobre o que o Juliano disse. Se a sua ideia é uma iluminação ensolarada, aí acho melhor dispensar as PHOTOMETRICs e manter só o DAYLIGHT mesmo. Se a ideia é um fim de tarde, aí se torna uma boa opção vc diminuir nos valores das luzes do DAYLIGHT e EV do controle de exposição. Se bem que tanto faz vc aumentar a intensidade das PHOTOMETRICs. HE!HE!
Muitos usuários de vray, por exemplo, preferem usar uma DIRECT LIGHT para servir como luz solar do que a VRAY SUN. A DIRECT LIGHT é uma luz com valores genericos, não possuem um valor real, mas simplesmente genérico, mas isso não importa. Vc só tem que aumentar ou diminuir a intensidade da luz para chegar ao resultado final.
Eu não estou querendo aqui fazer com que vc se desvie do caminho lógico (em manter os valores mais próximos da realidade), Mas também não acho bom vc ficar quebrando a cabeça pelo fato de ficar prendido por causa de valores corretos em relação a realidade das coisas, sendo que poderia ser resolvido de forma bem mais simples. Sei lá brother. O max é um programa artistico, então o negócio é se soltar mesmo sem medo. Esses valores reais foram feitos para facilitar muito a vida para poder chegar em resultados mais realistas, tanto em modelagem, materiais e também na iluminação. Em modelagem eu tenho preferencia em tentar manter o mais próximo do tamanho real, pois facilita bastante isso para configurar algumas coisas específicas em materiais (líquido espesso, efeito chanfrado, refração com porcentagem de transparencia, distancia maxima do ambiente occlusion, etc) e também na iluminação mesmo como também no render. Na própria modelagem também tudo fica mais fácil, até na organização da cena. Mas isso porque a modelagem influencia nas demais coisas. Já a iluminação, se preciso, saia fora um pouco dos valores reais para obter o resultado final.
Nesta cena minha do link fiz da mesma forma que vc aí:
http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-arquitetonicas-variadas/85936
as luzes PHOTOMETRICs ficaram com intensidade bem fora do real, mas por outro lado ficou com resultado próximo daquilo que eu pretendia.