Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Sarandini   Joinville - SC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
saba.3d   Pindamonhangaba - AC
leochung   Londrina PR - PR

Portfólios Ver Mais

Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
gabriel205   São Paulo , Brasil - SP
Julio 3D   Boa Vista - RR

Intensidade na luzes photometricas

Por: Japex  

Em: 23/01/2013 10:21

Bom dia pessoal,

Estou com uma dúvida, estou tentando configurar as luzes photométricas porém li aqui no site e baixei algumas cenas que o valor do intensity no CD varia de 200 a 500 porém quando coloco esses valores não fica nem um pouco iluminado tenho que colocar 200000 no cd e fica feio estourando, não sei o porque pois uso no unit setup normalmente centimetros e no systen unit setup inches. espero que me ajudem abraço
Esta usando controle de exposição? se tiver usando junto com o Daylght e for num horario durante o dia nao vai aparecer mesmo, pois o comportamento dessas luzes simular a luz real e durnate o dia nao consiguimos ver a luz de uma lampada acessa na varanda... sugiro a voce que mude o horario do daylght para ao anoitecer e ajuste a exposição assim tera uma efeito melhor
é, está com o controle e o dayligth as 18:00, vou tentar arruma valeu
cara! Vejamos que somos livres para fazer o que quisermos e da forma que acharmos melhor em nossas cenas para obter o resultado desejado. Porque vc simplesmente diminua a intensidade do daylight system e também o valor do EV do controle de exposição? Se não me engano, o valor 0,03 em MR SUN e MR SKY fica bem próximo do valor padrão de uma PHOTOMETRIC de 1.500cd. Mas aqui o valor de 1.500cd é um pouco alto dimais, então acho necessário diminuir muito mais ainda no valor do DAYLIGHT.

Uma coisa que vc deve verificar é sobre o que o Juliano disse. Se a sua ideia é uma iluminação ensolarada, aí acho melhor dispensar as PHOTOMETRICs e manter só o DAYLIGHT mesmo. Se a ideia é um fim de tarde, aí se torna uma boa opção vc diminuir nos valores das luzes do DAYLIGHT e EV do controle de exposição. Se bem que tanto faz vc aumentar a intensidade das PHOTOMETRICs. HE!HE!

Muitos usuários de vray, por exemplo, preferem usar uma DIRECT LIGHT para servir como luz solar do que a VRAY SUN. A DIRECT LIGHT é uma luz com valores genericos, não possuem um valor real, mas simplesmente genérico, mas isso não importa. Vc só tem que aumentar ou diminuir a intensidade da luz para chegar ao resultado final.

Eu não estou querendo aqui fazer com que vc se desvie do caminho lógico (em manter os valores mais próximos da realidade), Mas também não acho bom vc ficar quebrando a cabeça pelo fato de ficar prendido por causa de valores corretos em relação a realidade das coisas, sendo que poderia ser resolvido de forma bem mais simples. Sei lá brother. O max é um programa artistico, então o negócio é se soltar mesmo sem medo. Esses valores reais foram feitos para facilitar muito a vida para poder chegar em resultados mais realistas, tanto em modelagem, materiais e também na iluminação. Em modelagem eu tenho preferencia em tentar manter o mais próximo do tamanho real, pois facilita bastante isso para configurar algumas coisas específicas em materiais (líquido espesso, efeito chanfrado, refração com porcentagem de transparencia, distancia maxima do ambiente occlusion, etc) e também na iluminação mesmo como também no render. Na própria modelagem também tudo fica mais fácil, até na organização da cena. Mas isso porque a modelagem influencia nas demais coisas. Já a iluminação, se preciso, saia fora um pouco dos valores reais para obter o resultado final.

Nesta cena minha do link fiz da mesma forma que vc aí:
http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-arquitetonicas-variadas/85936

as luzes PHOTOMETRICs ficaram com intensidade bem fora do real, mas por outro lado ficou com resultado próximo daquilo que eu pretendia.

agora sim new você me deu uma explicação ótima haha, o engraçado sabe o que é!? é que foi olhando esta cena que queria chegar nos resultados da minha kkkk obrigadão
HAeou!

O negócio mesmo é vc configurar bem os materiais, uma boa modelagem com detalhes, e texturização. Depois disso configura as luzes, mas sem ficar se prendendo tanto em valores reais (no caso da intensidade), se preciso. Aí por último vem a configuração de render que deve ser prestada a atenção, principalmente para que o render não demore muito e tenha uma melhor qualidade possivel.

Uma coisa que muitas vezes faz alguns quebrarem a cabeça é o fato de não conhecerem bem os parâmetros de recursos que costumam usar. É muito importante vc conhecer bem cada parâmetro dos materiais que se usa, as luzes, controle de exposição e render. Muitas vezes é por falta de conhecimento dos recursos que usa que encalhamos em algum (ou vários) ponto de uma cena. Já aconteceu isso comigo muitas vezes.

Por um lado também vc deve ter o bom senso e percepção. o exemplo das luzes como o daylight que o valor 1.0 é dezenas de vezes mais forte que o valor padrão 1.500cd das photometrics. Sabendo disso, com alguns testes feitos, é só diminuir na intensidade da daylight ou aumentar na da photometric para que fiquem ciom intensidades parecidas.

Ocorreu uma vez de um professor ter falado a respeito de um tal aluno que o negócio dele era colocar tudo nos cálculos, pois o mesmo dizia que precisara ser preciso o resultado. Mas ao fazer o calculo e, obtendo o resultado, foi encontrado o valor de 10 metros (tratava-se de um raio necessário de um cano que saia da casa indo direto para o esgoto. No final entregou a prova e foi embora convicto que estava tudo certo, pois confiou na precisão dos calculos. É obvio que em algum ponto ele se esqueceu de alguma coisa. Bom! O que eu quero dizer com isso é que muitas vezes ficamos prendidos na precisão ou próximo disso e esquecemos do bom senso no resultado final. É o que pode ocorrer quando usamos o 3ds max, ainda mais ele que é um programa artístico. é sempre bom tentar ser o mais preciso possível, mas temos que notar se o resultado é o desejado. No caso do aluno, era rever onde errou para acertar, mas isso é um caso real onde realmente precisa do calculo e que cada detalhe leva em conta na hora de fazer o encanamento em uma casa real. Por isso é preciso conhecer bem os recursos que usa no 3ds max para poder acertar isso. Mas tem momentos que é só fazer um único (no máximo 2 ajustes) e já fica bom. Isso evita um pouco do trabalho, e o que é feito no max é para visualização somente, ou seja, o que importa é o resultado na imagem final apenas (ou o vídeo). Para projetos que necessita de precisão que onde servirá para construção real, tem o autocad, revit, solidworks e outros. O que não é o caso do max, apesar que um ou outro pode até usá-lo para tal fim (se conseguir). HE!HE!

cara! tu usa que render aí?
Opaa, cara muito obrigado pelas dicas está sendo muito útil valeu mesmo. Então .... eu uso mental ray, comecei com ele e não sei usar outro(por enquanto) demorei a responder porque estava pondo em prática tinha que entregar um trabalho aquii da uma olhada como ficou. Levou uma hora de render

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711205.

Total de membros registrados: 138731

Últimos membros registrados: Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald, ophtalmicav, foreverhempgummiesprice, meghyunz.

Usuário(s) on-line na última hora: 554, sendo 13 membro(s) e 541 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: diegogrimm, Renataju, Renatto, Ricardo Paranhos, JesusEnzo , Duda, Rodrigo, Daniel Monteiro, TadeuB79, Moura, Willmitnick, Felipe Duarte, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.