Aceito conselhos para melhorar minhas maquetes

Por: abilidebob  

Em: 05/02/2013 14:29

Ola pessoal,
Eu nao sou iniciante no 3dmx. Faz mais de 8 anos que eu tento trabalhar com ele, mas a minha explicaçao é que eu sou arquiteto e nunca consigo ter tempo para me aprofundar mais no 3dmax. Eu so sei o basico do max, mas gostaria de saber um pouquinho mais, pelo menos o suficiente para apresentar uma imagem decente.
Estou enviando esta imagem e gostaria que me ajudassem a melhorar minha apresentaçao.

Eu uso o mental Ray.
Vou dizer o que nao gostei:
1 - As texturas, usei o tile pra fazer telhado, revestimento horizontal e tijolo. Eu acho que tudo ficou muito \"duro\"...
2 - O metal marrom nos pilares e nas bordas do telhado, ficou muito artificial.
3 - O meu céu estourou, mas isso foi porque eu coloquei a imagem no fotoshop, apagando o canal alpha e substituindo por esta imagem, e depois eu tive que dar uma clareada geral na imagem para ficar melhor na impressao... isso eu acho que posso resolver mas aceito criticas e sugestoes.
4 - minha grama nao ficou tao boa. Usei o displacement no map editor com speckle (swap).
5 - Nao consegui aplicar o hdri na imagem. Ainda nao aprendi a usar bem isso...
6 - Usei o vidro template do mental ray mas nao consigo obter um bom resultado.

Obrigado.
Nao sei se posso pedir, mas se alguem quiser me ajudar diretamente, eu adoraria ter um \"tutor\" atraves de chat (messenger), isso vai me ajudar muuuuito. meu email é o [email protected]


Nelson Ramalho
arquiteto
Olá abilidebob.
minhas considerações são:
1- textura de telhado não se compara não telhado modelado, existem alguns plugins específicos para isso, nunca usei, mas acredito que facilitam muito o trabalho, para quem tem demanda grande nisso.
2- o material arch design tem alguns pressets, entre eles pressets de metal, que na minha opinião dão um resultado melhor que o material específico de metal do mental ray, são fáceis de editar, apenas usando os parametros do arch design mesmo, para isso vá na aba templates/sect templates e escolha presset.
3- o lance do céu acho q esse é o caminho, renderizar com canal alpha e por o céu na pós mesmo, mas cuidado com o angulo da imagem, as perspectivas do render e da foto tem q casar, se não fica muito fake.
4- minha dica para a grama é usar uma textura boa junto com o displaciment, veja como é possível ter um bom resultado: http://1.bp.blogspot.com/-NHqTHIZxZzk/TmFU0se47LI/AAAAAAAAASQ/D40LlrndlSQ/s1600/casa_colonial_baixa_II.jpg
5-muito fácil: tecla \"8\" para abrir a aba de enviroment efects vai em none e acha a imagem hdri, depois arrasta ela para um slot novo de material como instancia, depois na aba coordinates muda de screen para spherical enviroment e tá aplicado para reflexos, mas para iluminação não sei te esplicar bem, então da uma procurada nos tutos ai que vc consegue.
6-mesma coisa do metal!
o caminho é mais ou menos esse ai, muito estudo e paciência.
vlw
http://modelagem3dcomputagrafica.blogspot.com/ http://3dmaismodelagemerender.blogspot.com.br/ http://www.facebook.com/pages/Isac-Vitor-Generalista-3D/240387409406495?ref=hl http://www.facebook.com/isacvitor.medeiros
cara para um cena ficar boa ela tem q ter essas 3 coisas bem configurados ou feitas, primeiro a modelagem tem estar boa, segundo os materiais tem q estar bem configurados ou seja boas texturas o reflexo bem setado, tem aconselho a estudar bastante material entender todos os parametros do arch & design e a terceira coisa e a iluminação tem q estar bem configurada.

E como disse o colega, telha so com textura naum se compara a modelada, telha e uma coisa q pesa muito a cena, mas vc tem varias saidas para isso uma delas e usar proxy

Qual luz vc usou nesta cena, para esse tipo de cena a daylight serve muito bem, vc tem q por mrsun na sunlight e mrsky na skylight e quando vc cria essa luz o max te faz uma pergunta diga sim dai ele cria o mr physical sky para vc, assim vc naum precisa usar imagem hdr a naum ser q aja realmente a necessidade porque cada caso e um caso mais normalmente o mr physical sky basta.

Para vegetação o mais interessante e ter ela de verdade ou seja para a grama vc usa um plugin q distribui alguns modelos de grama pelo terreno, um plugin muito bom para isso e o multiscatter.

Uma coisa q ajuda na iluminação e usar o gama em 2.2

Por exemplo as paredes de tijolos, usar uma textura de tijolos q esteja boa e preparada para repetir vai deixar a parede muito mais interessantemente e lembres-se tb do canal bump para dar profundidade dos tijolos. Esse tipo de textura vc pode fazer no photoshop atraves de fotos ou pegar via internet tem sites q vendem texturas.

Agora vc tb pode arrumar uma biblioteca de materiais o q agiliza bem o trabalho dai vc so aplica o material q vc quer e pronto essa parte do material esta parcialmente resolvida digo pq o bom mesmo e vc ter esse biblioteca como eu disse para agilizar o serviço mas e interessante tb vc saber configurar o material pq as vezes vc naum tem o exatamente o material q precisa dai vc so faz algumas adaptações ou ate mesmo para melhorar o material existente.

E vc deve saber configurar o mental ray, para cenas externa normalmente so se usa o Final Gather e vc deve aumentar o diffuse bounces para gerar GI na cena, cada caso e um caso eheheh mais normalmente entre 2 ou 3 no diffuse bounces e o suficiente.

bem resumidamente é isso ehehehe faça isso e suas cenas ficaraum muito melhores
portfólio: http://www.behance.net/rene123
Complementando o que o isac ja disse ai.

TELHADO
eu uso o Atiles, é uma mão na roda, da pra usar qualquer modelos de telha. como essa telha planta fiz alguns recentemente e depois converte em Editable Poly e nem fica muito pesado.
veja um exemplo
http://www.tresd1.com.br/forum/imagens-e-animacoes/imagens-finalizadas-de-maquete-eletronica/86518/1.html#723197.

GRAMA
Com displacement e um mapa legal, da com conseguir bons resultados, mas é importante também uma malha bem subdividida.

www.ske3d.com www.facebook.com/ske3d
E aí brother!

Se tu sabe somente o básico mesmo do 3ds max te aconselho a adquirir:

curso maquete eletronica:
http://www.tresd1.com.br/dvds/cursos/video-curso-de-modelagem-de-maquete-eletronica

curso de pós-produção e texturização:
http://www.tresd1.com.br/dvds/cursos/video-curso-texturizacao-e-pos-producao

biblioteca de materiais:
http://www.tresd1.com.br/dvds/bibliotecas/biblioteca-materiais-3d1

Isso irá ajudar bastante.

Agora a respeito dos seus problemas momentâneos, separei alguns tutoriais para vc dar uma olhada:

controle de exposição:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/controle-de-exposicao
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/mr-photographic-exposure-control
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/mental-ray-,-photographic-exposure-control


iluminação externa:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/imagem-de-fundo-com-physical-sky
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/iluminacao-externa-com-daylight-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/iluminacao-de-cena-externa-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/iluminacao-externa-no-mental-ray


daylight:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/video-tutorial-sistema-daylight

material arch design:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/introducao-ao-material-archdesign
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/material-arch-design-parte-1
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/material-arch-design-parte-2

gramado:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/gramado-com-instance-node-do-hair-and-fur
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/grama-com-displacement-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/gramado-com-displacement-no-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/grama-com-hair-and-fur-02

imagem de fundo e reflexão:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/materiais-reflexivos-com-imagem-de-fundo
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/guia-de-estudos/mental-ray/incluindo-objeto-3d-em-ambiente-real-com-o-mental-ray
Esqueci do telhado.
Olhaí:
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/avizstudio-tools-atiles
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/displacement-roof-surfaces
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/modelando-um-telhado
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/modelagem-e-texturizacao-de-telhado-no-max
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/modelagem-de-telhado-completo
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/3ds-max-plug-ins/plug-in-roof-design-para-telhados

Só uma dica: Prefira fazer o telhado com o Atiles. HE!HE! Fica leve e é bem rápido de se fazer. Assista o vídeo dele para ver como o felizardo funciona. HE!HE!
Cara, pro telhado eu uso o plugin batzal roof designer que é muito bom.
http://www.youtube.com/watch?v=OiEfp66UJdQ
Pra grama, um ótimo recurso é o plugin multiscatter. Com ele você modela três ou quatro fios de grama e distribui sobre uma superfície, o que da um certo realismo a mais, na minha opnião.
Já sobre Mentalray, não entendo absolutamente nada! hehehe
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/
Oi, pessoal,
valeu muuuuuito as dicas de voces, vai me ajudar bastante com muita certeza, mas o telhado que a gente usa aqui é de placas de asfalto, elas sao planas como nesse link (http://qc.yahoo.micasa.ca/maisonpassion/reno/rb_200905_p47_a-toit-bardeaux.html), entao eu acho que nao precisarei modela-las, eu acho que é so eu encontrar uma textura legal delas. Enquanto as outras dicas, eu vou tentar segui-las...
Eu ja comprei 2 cds da 3d1 pra me ajudar (maquete eletronica e mental ray) e realmente me ajudaram muito mesmo, tanto que antes eu so modelava em autocad e depois importava para o max! hoje eu ja modelo tudo no max.
Ainda fica meu apelo pra quem quiser me ajudar por chats, nao se acanhem, eu to precisando! :) valew!
Nelson Ramalho
arquiteto
Então cara, tenta o Roof Designer mesmo. Ele tem vários presets de telhados diferentes, incluindo esse telhado plano que você mandou.
"Todos morremos. O objetivo não é vivermos para sempre. O objetivo é criarmos algo que viverá." Chuck Palahniuk http://pixelaart.blogspot.com.br/

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