Ajuda Iluminação

Por: Cube 3D  

Em: 22/03/2013 18:32

Eai pessoa beleza? to precisando de uma força numa cena, não consigo entender o pq de ta acontecendo isso, reparem que a iluminação da fachada do predio ta normal, eu acho que ate um pouco escura, porem o piso na frente ta estourado, algm tem alguma ideia ou solução pra me falar?

valeu
Cara!

O piso da frente está estourado porque está recebendo a iluminação mais diretamente. Veja nas partes claras do predio, por exemplo, que a iluminação recebida está sendo mais na diagonal (ou de lado). Vc tem que entender que, quanto mais lado de uma malha objeto estiver num angulo mais próximo do 0° grau em relação ao emissor de luz, mais será propenso a receber maior iluminação e, com isso, possível estouro.

Uma forma de se resolver essa questão sua daí é deixar a cor um pouco mais cinza do que branco, e se já estiver um pouco cinza, escureça mais um pouco. A outra forma é diminuir um pouco mais na intensidade da luz ou então mexer no controle exposição (se for MR) ou color mapping (se for v-ray) para tirar o estouro de luz.
Fiz alguns teste, fucei em varias coisas, ficou assim, o que acham?
Já melhorou bastante.

Uma coisa muito importante são os detalhes. Veja que, proporcionalmente, a altura do piso da guarita está bem elevado. Ele está quase com 1/5 da largura da calçada, considerando que a calçada tem 2m, este desnível teria 40cm. O que é irreal na prática.

Sobre a calçada, a textura está com as juntas muito largas e bem repetido.

Qual render você usa?

Todas as janelas estão com persiana ou ela são veneziana? O ideal é tirar essa uniformidade das janelas, de modo que algumas estejam com e outras sem persiana. Fica mais natural a imagem.

Os materiais do prédio estão com AO ativado? Eu particularmente prefiro aplicar o AO na pós. Mas caso queira mesmo aplicar no material, tenta aumentar o \"max distance\" (se usar mental ray).

A textura da rua, asfalto, está muito pesada.
Vou dar uma dicas na humulde...
O horinte esta irreal, tudo na cena esta muito esbranquiçado, sem ambiente oclusion o suficiente e sem areas escuras, as vegetações parecem vectores... uma cor só de verde...a textura da calçada esta desproporcionalississima, a do asfalto tambem, esta tão esbranquiçada a cena que não se ve gloss epecular etc... o rejunte da ceramica de entrada esta enorme, desproporcional...ta da mesma espessura dos corrimãos das sacadas do prefio... se for vray usar em colors mapping exponential e procura na internet sobre linear workflow... as area de sombra estão muito claras... tenta ajustar isso.. não sei se esta usando ao, mas se tiver usa na pós que da mais resultado e controle... se não souber usar ao me avisa que faço um tutorial.
flw cara

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