Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
FM Design - Arquiteto & Designer   Niterói / Rio de Janeiro - RJ
Claudio   Manaus - AM
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR

Portfólios Ver Mais

jeferwolff   Rio Negrinho - SC
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
Anderson   Guararapes - SP - SP
3dmarco   Blumenau - SC

Serrilhado no Vray.

Por: eliezertnunes  

Em: 06/04/2013 12:49

Olá, pessoal. Estou usando o Vray 2.3, e não estou conseguindo eliminar o serrilhado de meu render.
Já tendei de tudo, até mesmo usar valores enormes no image sampler. Na maior parte da cena, fica um serrilhado bem fraco, porém a coisa fica feia mesmo, na janela, onde fica um serrilhado muito forte.

Como remover o serrilhado?
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

eliezertnunes: oi Eliezer!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Esse problema do serrilhado em imagens feitas com o render V-Ray na maioria das vezes é a \"má\" configuração dos parâmetros de \"Image Sampler\"- Antialiasing do render.

Ou então é algum artefato pequeno que aparece no render que na maioria das vezes só dá para retirar com valores um pouco altos de min. Subdivs do \"Adaptive DMC\", se a imagem final tiver uma resolução muito grande e principalmente se tiverem linhas 3d muito finas e próximas umas as outras.

Nessa sua resolução de imagem que você anexou no servidor dedicado da 3d1, além da resolução está bem pequena, eu quase não vi nenhum serrilhado \"fora\" da área da janela nessa sua imagem. Talvez seja pela resolução dela estar pequena.

Tente mandar esta imagem pra mim no meu e-mail com uma resolução bem maior, pode ser?? Meu e-mail é: [email protected]/

Quando mandar pro meu e-mail a imagem em alta resolução, vou dá uma olhada e realmente ver aonde está serrilhado fora da área da janela, tudo bem??

Aproveito a oportunidade para pedir-lhe que anexe aqui neste seu tópico, as fichas de configuração de Anti-alising do seu render V-Ray para vermos aonde está o problema, ok??

Realmente na janela, na parte inferior, na junção com o piso, está muito serrilhada mesmo, você tem razão.

Antes de você me mandar a sua imagem em alta resolução pro meu e-mail, já posso \"arriscar\" uns palpites deste problema de serrilhamento na sua imagem.

No render V-Ray, uma referência de \"Image sampler\" é um algoritmo de amostragem e filtragem de uma função de imagem, e produz a matriz final de pixels que constituem a imagem renderizada.

O render V-Ray implementa vários algoritmos matemáticos para a amostragem de uma imagem. Todos os \"samples\" de imagem padrão suportam filtros do antialiasing do 3ds Max, embora ao aumento do custo de tempo de render.

Ou seja, quanto maior for o filtro do Image samples do Anti-alising do V-Ray maior será o tempo de render, pois aumenta a qualidade da retirada dos serrilhados.

Você pode escolher entre três tipos principais de \"image sampler\": ( 1 )Fixed, o ( 2 )Adaptive DMC e o ( 3 ) Adaptive subdivision.

O filtro Fixed do render V-Ray é o mais simples, básico e obviamente o mais rápido pra renderizar. Deixa serrilhamento nas imagens, dependendo da configuração, é claro, pois é um filtro ( Fixed ) de testes de imagens.

Não serve muito pra renderizar imagens finais com o filtro \"Fixed\" do V-Ray, a não ser que coloque em \"Anti-alising filter\" -->> Catmull-rom ou o Mitchell-Netravali, mesmo assim ele ( Fixed ) é bem limitado, pois quando se usa o image sampler \"Fixed\" com o \"Catmull-rom\" como sistema de anti-alising, a opção \"Size\" fica desabilitada, a não ser que use outros tipos de anti-alising.

Algumas explicações da ficha Image sample ( anti-alising ): render V-Ray.

1.0- Fixed - este amostrador sempre leva o mesmo número de amostras por pixel.

OBS.: Subdivs - Determina o número de amostras por pixel. Quando isso for definido como 1, uma amostra no centro de cada pixel é tomada. Se esta é maior do que 1, as amostras são distribuídos no interior do pixel. O número real de pixels é o quadrado deste parâmetro ( por exemplo, 4 subdivs produzem 16 amostras por pixel ).

2.0- Adaptive DMC - Este amostrador recebe um número variável de amostras por pixel, dependendo da diferença de intensidade de pixels.

O diagrama a seguir mostra visualmente a forma como o render V-Ray está colocando amostras ao usar o sampler: Adaptive DMC. Os quadrados pretos representam os pixels da imagem enquanto os pontos representam as amostras individuais.

No primeiro \"pass de render\", o V-Ray coloca sempre o número mínimo de amostras determinadas pelo parâmetro \"Min. Subdivs\".

Em seguida, a cor das amostras é comparada e mais são adicionadas quando necessário nos \"passos\" de render seguintes.

O image sampler \"Adaptive DMC\" é o sampler preferido para imagens com muitos detalhes pequenos ( como VRayFur, por exemplo ) ou efeitos borrados ( DOF, motion blur, glossy reflections...etc ). Ele também ocupa menos memória RAM do que o Adaptive subdivision sampler.

ADAPTIVE DMC- Image sampler:

1.0- Subdivs min - Determina o número ( mínimo ) inicial de amostras colhidas para cada pixel. Você raramente precisará definir isso para mais de 1, exceto se você tem linhas muito finas que não são capturados corretamente, ou objetos em movimento rápido, se você usar motion blur, por exemplo. O número real de pixels é o quadrado deste número ( por exemplo, 4 subdivs produzirão 16 amostras por pixel ).

2.0- Max subdivs - Determina o número máximo de amostras para um pixel. O número máximo de amostragem real é o quadrado deste número ( por exemplo, 4 subdivs produzirão um máximo de 16 amostras ). Nota-se que o V-Ray pode ter menos do que o número máximo de amostras, se a diferença na intensidade dos pixels vizinhos é suficientemente pequeno.

3.0- Use DMC sampler threshold - Quando este está habilitado ( o padrão ), o render V-Ray vai usar o limite especificado no sampler DMC para determinar se as amostras são necessárias para mais de um pixel. Quando está desabilitado, o parâmetro de limite de cor será usada.

4.0- Color threshold- O limiar que será utilizado para determinar se um elemento de imagem necessita de mais amostras. Este é ignorada se a opção do \"Use DMC sampler threshold\" está ligado.

5.0- Show samples - Se esta estiver ligada, o render V-Ray irá mostrar uma imagem em que a luminosidade do pixel é directamente proporcional ao número de amostras tomadas a esse pixel. Isso é útil para refinar a suavização da imagem.

--------------------------------------------------------------------------------------

3.0- Adaptive subdivision - Este amostrador divide a imagem em uma estrutura do tipo grelha adaptativa e refina, dependendo da diferença de intensidade dos pixels.

Este é um amostrador de imagem avançado capaz de fazer \"undersampling\" ( tendo menos de uma amostra por pixel ). Na ausência de \"motion blur\" ( GI, DOF, glossy reflections, glossy refractions...etc ), este ( Adaptive subdivision ) é o melhor sampler de imagem preferida no V-Ray.

Em média, leva menos amostras ( e, portanto, menos tempo ) para conseguir a mesma qualidade de imagem dos amostradores de outras imagens. No entanto, com texturas detalhadas e / ou efeitos borradas, ele pode ser mais lento ao renderizar e produzir resultados piores do que os outros dois métodos ( Fixed e o Adaptive DMC ).

O diagrama a seguir mostra visualmente a forma como o render V-Ray funciona quando usando o sampler \"Adaptive subdivision\". Com este modo de sampler o V-Ray cria uma rede secundária na parte superior da grade de pixel e utiliza esta grade para posicionar as amostras.

Isto permite utilizar menos do que uma amostra por pixel. Após a primeiro \"pass de render\", as amostras são comparados e se a diferença entre duas amostras é maior do que os valores dos limiares de grade, é subdividida e as amostras são adicionados para mais. Durante todo o tempo o V-Ray tem de manter a grelha inteira na memória, que faz com que este método consuma menos memória eficiente em comparação com os outros dois ( Fixed, Adaptive DMC ).

OBS-2.: Todos os padrões de filtros 3ds Max são suportados, com a exceção do filtro \"Plate Match\".

V-Ray:: Adaptive subdivision image sampler:

1.0- Min. rate: Controla o número mínimo de amostras por pixel. Um valor zero significa uma amostra por pixel; o valor -1 significa uma amostra a cada dois pixels; -2 significa uma amostra a cada 4 pixels..etc.

2.0- Max. rate - controla o número máximo de amostras por pixel; zero significa uma amostra por pixel, 1 significa quatro amostras, 2 significa que oito amostras etc

3.0- Color threshold - Determina a sensibilidade do dispositivo de amostragem de mudanças na intensidade de pixel. Os valores mais baixos irão produzir melhores resultados, enquanto que os valores mais elevados serão mais rápidos, mas podem deixar algumas áreas de intensidade semelhante com baixos samplers.

4.0- Randomize samples - As amostras deslocam um pouco para produzir melhor a suavização de linhas quase horizontais ou verticais.

5.0- Object outline - O que irá fazer com que o \"image sampler\" sempre faça \"supersample\" de bordas do objeto ( independentemente de eles realmente precisam ser supersampled ). Esta opção não tem efeito se DOF ou motion blur estiverem ativados.

6.0- Normals - Isto ter áreas com supersample e com acentuada variação das \"normals\". Esta opção não tem efeito se DOF ou motion blur estiverem ativados.

7.0- Show samples - Se estiver habilitado, o render V-Ray irá mostrar uma imagem em que a luminosidade do pixel é diretamente proporcional ao número de amostras tomadas a esse pixel. Isso é útil para afinar a \"smooth\" ( suavização ) da imagem.

Tudo isto foi retirado do site \"Spot3d\" do render V-Ray. Lá eles mantêm sempre todas as configurações das fichas do render V-Ray, mais os exemplos de cenas renderizadas com cada parâmetro sendo comentado.

IMPORTANTE: Você deve estar se perguntado: Qual \"Image sampler\" ( Fixed, Adaptive DMC e o Adaptive subdivision ) irei usar para uma determinada cena? A resposta é mais encontrada com experimentos e vários \"RENDERS DE TESTES\", mas aqui estão algumas dicas:

DICA- 1: Para as cenas com \" smooth\" ecom apenas alguns \"motion blur\" e texturas com smooth, o sampler Adaptive subdivision conta com a sua capacidade de undersample a imagem é imbatível.

DICA- 2: Para imagens com texturas detalhadas ou muito de detalhes de geometria e apenas alguns motion blur, o sampler Adaptive DMC tem o melhor desempenho. Também no caso de animações envolvendo texturas detalhadas, o sampler Adaptive subdivision pode produzir jittering ao invés que o sampler Adaptive DMC evita o \"jittering\".

DICA- 3: Para cenas complexas, com muitos blurry effects ou texturas detalhadas, o amostrador \"Fixed\" tem o melhor desempenho e é muito previsível, com relação à qualidade e tempo de render.

Uma nota sobre uso de memória RAM: Imagens com samplers requerem uma quantidade considerável de memória RAM para armazenar informações sobre cada bucket de render.

Utilizar tamanhos grandes de buckets de render podem consumir bem mais memória RAM. Isto é especialmente verdadeiro para o amostrador \"Adaptive subdivision\", que armazena todas as sub-amostras individuais tomadas dentro de um bucket de render. O amostrador Adaptive DMC e o amostrador \"Fixed\", por outro lado apenas armazenam o resultado somado de todas as subamostras de um pixel, pelo que normalmente requerem menos memória RAM.

Fiz uma modelagem rápida para você para tentar simular o seu ambiente e renderizei com o render V-Ray do 3ds Max 2013, que está na versão 2.40, é bem veloz e configurei para te mostrar o sistema de anti-alising do render V-Ray.

1.0- Cena em wireframe de uma sala simples toda modelada por mim para te mostrar como se tira o serrilhamento de uma imagem no render V-Ray, configurando \"CORRETAMENTE\" o seu sistema de AA ( anti-alising ).

2.0- Configuração da ficha \"V-Ray:: Image sampler ( antialising ).

2.50- Configuração final da ficha V-Ray:: Image sampler ( antialising ).

3.0- Imagem final renderizada em alta resolução ( 2000 x 1500 pixels ) para te mostrar que na parte inferior da janela ( junção com o piso ) não apareceu nenhum serrilhamento.

OBS: Estas partes escuras nas quinas das paredes na junção com o piso e o forro, é o parâmetro de \"ambient occlusion\" que habilitei nos materiais Arch & Design que usei no render V-Ray.

Detalhe da janela em alta resolução sem serrilhamento:

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Olá, na verdade há serrilhado próximo a junção com o piso e principalmente na parte de cima, em seu render. Repare que ao invés de a linha inferior da janela e superior, formar uma única linha diagonal, você tem varias linhas menores.

Minhas configurações:

ADAPTATIVE DMC 1-4 com Color Threshold em 0.01. Também a título de teste, experimentei subir para valores de 32-64 e maiores, mas não adiantou. Também experimentei reduzir o Color Thresholde e nada.

Usei Area 1,5 como filtro.

DMC Sampler, usei valores padrões.

Color Mapping Reihard com gama 2.2, Sub Pixel, Affect Background e Clamp em 1.0

Estou usando o Blender 2.66 Vray 2.3 do Maya, logo, você não vai conseguir abrir o arquivo do projeto.

Fiz um render maior, e o serrilahdo desapareceu! Quer dizer, que renders pequenos sempre vão gerar detalhes serrilhados?
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

eliezertnunes: oi Eliezer!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta, na imagem final que eu renderizei apareceu um \"serrilhado\" na bandeja superior da imagem, mas só apareceu o serrilhado porque eu mexi muito nesta imagem na pós-edição.

Vou postar pra você o detalhe da janela de \"close\" ( perto ) para você ver como não há nenhum serrilhado, saido direto do render 3d, tudo bem?? [:D]

OBS: Quando se aplica o filtro \"Sharpen\" do Photoshop em qualquer imagem 3d, este filtro força as edges a ficarem bem nítidas e com isso forma-se alguns serrilhados na imagem abaixo, tudo bem??

Se aumentar o \"Exposure\" da imagem, você aumenta a intensidade das luzes pela janela e por isso distorçe algumas edges dela, fazendo aparecerem mais serrilhados.

Na minha imagem anterior realmente apareceu um pequeno serrilhado na bandeja superior da janela mas desta vez retirei o serrilhado ajustando as configurações do valor do \"min subidvs\" ( último caso ) do render V-Ray.

Quando anexei a imagem por outro site de hospedagem, a imagem perdeu qualidade e também apareceram serrilhados, por isso estou postando um \"printscreen\" dela original agora. Veja como não aparecem serrilhados.

Agora quanto menor a imagem, o serrilhamento só o retira se tiver uma boa configuração da ficha do render V-Ray: Anti-alising- Adaptive DMC e um ótimo anti-alising filter: de preferência para imagens still ( sem animação )- usar o \"Catmul-rom\" e para animações usar o \"VrayLanczosfilter\".

Quando o serrilhado está bem configurado mas a resolução da imagem é bem pequena, realmente irá aparecer serrilhado, porque serrilhado não ocorre somente com má configuração do render, ele ocorre também quando você configura bem o render, mas faz um render em uma resolução de imagem bem pequena, que foi o seu caso.

Usar o filtro Area pode ser bom só se você usar um ótimo \"Image sampler\" como o Adaptive DMC e em \"último caso\" \"Adaptive subdivision\".

Com uma ótima configuração do anti-alising ( A.A ), um ótimo filtro do V-Ray, aliado a uma boa resolução final de render ( grande ), tudo isso evita o aparecimento de serrilhamentos na imagem, tudo bem??

Eu uso o 3ds Max 2013, o Maya 2013, portanto se tiver a cena usando o Maya e o render V-Ray eu posso abrir aqui, ok??

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711188.

Total de membros registrados: 138707

Últimos membros registrados: wellherbs, Silpmon026, MORSOLETO, josemar_borges, Ignis_copulus, Jeffreysmithse, Ableal, Daniel Arts.

Usuário(s) on-line na última hora: 754, sendo 3 membro(s) e 751 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Silpmon026, Hardo, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.