Ah, acho q tem 3 coisas aí:
-Primeiramente, reduza até onde der a qualidade da viewport (hj em dia \'ta na moda\' usar uma \'viewport de game\')
-Se tiver animação de transformações nos materiais, é bem comum a viewport se comportar dessa maneira.
-Tente resetar o seu micro, e quando der o boot, abre o gerenciador de tarefas (crtl+alt+del) e vá fechando tudo q o MAX não for usar.. (as vezes \"fica coisa na memoria RAM\", mesmo de programas q c já fechou..)..
(ah e tem determinados calculos de render q dá pra vc tipo calcular uma vez só e manter na memória, pra q na proxima vez ele não tenha q fazer os calculos de novo.. aí c teria q mandar liberar a memória tbm.. mas isso acho mais dificil de ter acontecido, etc..)
(ahg, e, pode parecer estranho, mas, vê se o seu micro não tá muito quente quando acontece isso tbm.. um amigo meu tava tentando renderizar uma coisa meio pesada lá, o micro tava quente pra caramba, aí, resumindo, as pequenas engrenagens do computador fizeram um barulho engraçado e o monitor emitiu a famosa \'tela preta da morte\').. XD
Mas esse terceiro foi o q deu melhores resultados pra mim hehehe...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..