Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
carlão: oi carlão!! tudo bem?? Para saber quantas horas de trabalho você fica em um determinado projeto, seria bem melhor que você usasse mesmo alguma espécie ou de cronômetro ou de relógio pra compatibilizar as suas horas trabalhadas.
É meio complicado você conseguir achar um script que te forneça as horas trabalhadas em um projeto, se tem, sinceramente não sei te informar, mas se abrir um bloco de notas e escrever um script com linguagem de programação C++, ou então usando o \"Dev-C++\" você pode criar tranquilamente um script em \"C\" que faça isso dentro do próprio 3ds Max, tudo bem??
Porque os softwares da Autodesk são softwares 3d de altíssimo poder e desempenho, pra gerar desenhos, projetos 3d foto realistas, animações realistas. Na parte de quantitativos, planilhas, orçamentos, você terá que se auxiliar/ agarrar nos softwares da linha Revit da Autodesk: como os Architeture, Structure e MEP.
Seria melhor você anotar os horários que você começa um projeto, os horários que você descansa ( almoço ), e depois os horários que você finaliza um projeto, tudo bem??
O controle fica muito mais rígido e bem organizado principalmente com número de horas trabalhadas, quando o mesmo é feito por você, porque só você sabe o quanto trabalhou e se empenhou em produzir um trabalho muito detalhado.
Quanto a parte de orçamentação das suas imagens 3d, é meio complicado, pois ainda não temos no Brasil, um PL ( Projeto de lei ) aprovado pelo Senado e pela câmera federal, que intitule e normatize o valor da hora trabalhada no campo da Computação Gráfica.
Há ainda muito o que ser feito quanto as conquistas por remuneração justa na área de Computação Gráfica. Havia aqui na 3d1, um tópico de um leitor que estava tentando aprovar junto ao Senado e a câmera federal, a aprovação de um PL ( Projeto de lei ) na área de Computação Gráfica, se não me engano. Faz tempo que não vejo esse tópico aqui na 3d1, espero que tenham conseguido bons resultados.
Quanto a sua faixa de preço, vai depender de muitas variáveis que você terá que mensurar para quantificar o seu trabalho ou o seu nível de trabalho. Algumas variáveis que tem que levar em conta pra você orçar o seu projeto 3d são: Tempo ( em anos ) que você trabalha com [b]Computação Gráfica, depende da região aonde você mora, suas habilidades como artista gráfico, experiência em trabalhar em uma área específica[/b] da Computação Gráfica, quantos softwares 3d você usa para agilizar o seu trabalho ainda mais, o seu conhecimento em vários softwares 3d e renderizadores, se tem algum tipo de órgão regulador na sua cidade que tente alinhar os preços cobrados em projetos 3d.
Realmente é meio complicado você fazer uma composição de custos do seu trabalho 3d, se na sua cidade não oferece nenhuma empresa ou órgão vigente que normatize esses itens. Acho que no Brasil ainda não há algum órgão que faça isso, se houver e eu não souber, por favor, quem souber, poste aqui pra todos nós sabermos.
Para ter uma ideia de mais ou menos quanto cobrar, você terá que buscar amigos seus ai na sua cidade que já trabalham com Computação Gráfica há mais tempo que você. Converse com eles e veja o valor dos trabalhos deles. Se você é iniciante, então terá que orçar valores mais baixos do que os mais experientes que você que produzam imagens foto realistas.
Você terá que ter referências próprias de outros preços cobrados por colegas seus de Computação Gráfica ai na sua cidade, para você poder fazer uma pesquisa e ver o quanto você deve colocar os seus honorários, tudo bem??
Mas lembre-se: \"Nunca cobre valores baratos demais, pois se não pode ocorrer uma certa \"prostituição\" de valores, o que ocorre muito no Brasil ainda, infelizmente\".
Boa sorte e espero ter ajudado de alguma forma.
Forte abraço e sucesso.
________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...