Tem, fiz isso semana passada.
Pra fazer a montagem de uma arma que tem varias peças, e varios models diferentes pra cada peça, e cada peça tem uma separação espeficica de mapeamento (no UVW, por exemplo, a lamina é sempre na mesma região, o cabo é sempre na região dele e a lamina sempre na região dela..
Pra gerar o mapa especifico de cada arma com as peças certinhas, tive que fazer um script pra gerar e controlar um mapa Composite com cerca de 60 layers e as texturas já vem com opacidade 0 e com blending mode Additive..
Faz o seguinte que eu acho q vc consegue.. Q o material n foi muito dificil de criar, o mais dificil foi controlar a opacidade (pra subir a opacidade certa pra peça certa.. tive q usar \'arrays\' e uns negócios que não são da minha natureza saber q eu não sou programador realmente..) de cada parte de textura pra ficar 100% só na textura cujo objeto foi chamado pelo script.. Então.. Abre o listener (f11) e vai criando esse material e vai vendo o q o listener diz.. Esse listener do max vai dizendo em linguagem de código as coisas q vc tá fazendo (tem coisas q ele não fala aí vc dá uma pesquisadinha..)
Depois eu acho esse script aí copio e colo a criação de material aqui pra vc ver....
No caso como eu fiz foi q o nome do arquivo, sem a extensão, era o nome do layer dele. Eu acho q eram uns 60 layers então realmente foi mais rapido criar com script mesmo xd..
@edit: Não achei aqui.. osso q eu to fazendo um outro script q eu passei a noite hoje refazendo e tal aí agora n da pra fazer de novo.. Mas sei q um amigo meu tem esse aí ainda no micro dele depois se ele tiver eu pego e posto aqui..
Mas teoricamente, vou te explicar q com isso já da pra vc dar uma pesquisada breve e uma mexida no listener pra tidar duvidas..
@edit:
----derr---- eu entendi errado XD..heuuheuehheheuuhe
É assim, vc quer que cada objeto da cena tenha um material proprio e isso?
Faz assim..:
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
--codigo ScreamingFox (presente3d1)
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
(criado agora e testado e funcionando =D)
Dessa maneira cada objeto em cena vai ter 1 material, cada material tem o nome que é \"Objeto: (nome do objeto)\" e cada material já está no objeto.. Aí no caso é só mudar as cores pra diferenciar..
Vc pode também fazer um array de numeros até 256 e depois pegar um elemento randomico nesse array e usar como dado de cor.. Dessa maneira o material já ia vir com uma cor random e tal..
Mas se vc gostar muito desse codigozinho depois eu tento fazer esse rand aí...
Obs: O codigo pode estar bagunçado é q eu não sei programar isso aí só depois de ouvir o Hino à Saraswati por uns 3 meses e tal.. Aprendi a maioria dessas funções ontem a noite quando não dormi pra dominar o basico do MaxScript pra fazer o meu plugin de criação de armas.
Heuhe vc tinha falado de \'layers\' por isso q eu pensei q vc tava querendo criar um mapa Composite no plugin, com 1 layer pra cada objeto em cena (isso é mais chato de fazer do que isso aí q vc tava querendo)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..