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CD de materiais 3d1

Por: Japex  

Em: 05/03/2014 15:34

Boa tarde,

Estou usando o CD de materiais da 3d1, e usei uma textura no piso bitmap, porém ela não tem a opção de deixar o ladrilho preto e diminuir os rejuntes, não consigo achar essa opção, como eu faço?
Boa tarde Japex, mostra uma imagem do editor de materiais pra gente tentar te ajudar
Vc quer usar um bitmap no piso, cuja imagem seja um ladrilho preto é isso?

Q se for bitmap (não qualquer mapa procedural) vc só vai mudar esse tipo de coisa mudando o bitmap...

Recomendo usar o \'Brix\' nesse tipo de caso..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Acho que vc está confundindo o ladrilho procedural do Max com textura, que é apenas uma imagem de ladrilho. Se for isso, use um mapa do Max, não precsia de ladrilho paginado, só de uma peça para ser repetida dentro do mapa tiles, na cor branca do Tiles.
Oi Japex coloquei a resposta do André aqui pra você.

Att, Elis

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Oi tudo bem?

O material Piso Cerâmico Bitmap tem as configurações de um material de piso tipo cerâmico, mas foi criado para o artista poder aplicar a textura de piso que ele quiser.

Portanto, todas as definições de cor, nível de reflexão e rejuntes precisam ser feitas por meio de texturas.
Diferente dos materiais de pisos procedurais onde usamos o mapa Tile do 3ds max, que permite configurar os rejuntes por meio dele mesmo.

Para poder configurar todos os aspectos do material Piso Cerâmico Bitmap você precisa no mínimo de duas texturas, uma contendo a cor do piso e outra em preto e branco para definir os rejuntes.

Veja que no Slot Color do material Piso Cerâmico Bitmap contém a textura colorida do piso, você pode trocar pela textura de piso que quiser.
Mas note que no Slot Color do grupo Reflection também tem uma textura, assim como nos Slots Bump e Displacement no menu Special Purpose Maps.
Estas 3 texturas são as mesmas nos 3 Slots e ela configura os rejuntes, tanto a reflexão deles, como o Bump e o Displacement para gerar a saliência.

No mapa Bitmap destas texturas você pode clicar no botão View Image para ver como a textura é.
Ela é uma imagem branca com apenas os cantos pretos, onde fica o rejunte do piso, assim, quando aplicada no Slot Color do grupo Reflection vai fazer o piso ficar reflexivo, pois está branco, e vai fazer o rejunte não ser reflexivo, pois está preto.
O mesmo acontece nos Slots Bump e Displacement, onde está branco na textura vai ficar em alto relevo e onde está preto vai ficar em baixo relevo formando a saliência do rejunte.

Então, você precisa criar essa textura branco e preto no Photoshop de acordo com a textura de piso que vai usar para poder reproduzir o rejunte.

Dependendo da situação você pode tentar fazer esse piso personalizado que deseja usando um dos materiais de piso procedural em vez do material de piso Bitmap.

Os materiais de piso procedural tem o mapa Tile nos Slots Color, Reflection Color, Bump e Displacement igual o material Birmap e o mapa Tile permite que você adicione uma textura nele.
Sendo assim, se entrar no Slot Color do material de piso procedural vai encontrar o menu Advanced Controls do mapa Tile e no Slot Texture dele verá que tem um mapa Speckle aplicado para definir a cor do piso.
Basta você trocar esse mapa Speckle pela textura que deseja para a cor do mapa Tile ser definida pela textura que aplicou.
Assim, automaticamente já estará com os rejuntes definidos sem precisar criar uma textura para isso, pois os rejuntes serão gerados pelo mapa Tile.

Se ainda restou alguma dúvida sobre a personalização deste material, é só falar que explicarei com o maior prazer.
Se quiser pode me enviar a textura que deseja usar e eu configuro o material para você estudar como foi feito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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