É essa questão é muito mais \'estética\' do que \'lógica\' em sí.. E no caso eu ví e considerei bom sim..
Achar uma imagem HDR \'que case bem\' com a cena as vezes é meio dificil mesmo :)..
Uma coisa q vc vai poder fazer com qualquer imagem dessa q vc aplique como mapa em environment, por exemplo, é aplicar o blur, o que simularia de maneira bastante eficaz uma porcentagem de gloss de material num material de um renderizador mais recente (ex: o V-ray)..
@edit: Só por precaução, mapeia direitinho essa parte de metal reflexivo do objeto e testa :)..
(pode até parecer \'zwêra\' mas em se lidando com a reflexão não-realistica o mapeamento é BASTANTE relevante...)
(ex: O mapeamento é \'tradicionalmente\' (UvêDabliuMente) bidimensional, aí se houver diminuição do relativo angular, haverá a distorção relativa nos mapas...)
(@edit: Ah sim.. Pelo menos no caso de um Scanline (e imagino q em todos os outros) por exemplo no caso da reflexão como efeito não realistico (q não é o \'Raytrace\', ou seja, qualquer mapa sendo refletido, sendo diretamente no material ou no environment..) vai ter o mapa distorcido (como se fosse \'shrink-wrap\' se tivesse muito perfeitamente mapeado) caso use a reflexão de efeito (chamo a reflexão \'de efeito\' quando não é uma reflexão \'realistica\' (a reflexão realistica é a reflexão de \'raytrace\' e a basica do V-ray.. aí do mentalray n manjo XD... =D))...
@edit2: E também.. Pode parecer \'chatice de um fã de smoothing groups\'.. mas tem uma questão por exemplo, de vc subdividir da maneira mais proveitosa o seu model... De fato, o que eu percebi nos renders é que os models high-poly emitem reflexão de maneira bem mais eficaz q models lowpoly.. aí se vc \'completar\' o seu model lowpoly com as divisões de smoothing groups e depois subdividir por exemplo com um turbosmooth, certamente vai obter reflexões mais agradáveis :)..
@edit-consideração: E também.. assim.. considero uma reflexão de um unico objeto numa cena vazia como sendo bastante \'não realistico\' por canon.. É a questão da composição do material de uma maneira muito mais artistica, no caso (onde não se tem o que refletir, etc.. um render de apresentação de produto (sem nenhum outro objeto em cena), por ex..).. Aí sugiro q vc aborde um pouco mais da reflexão não-realistica enquanto lidar com cenas de um só objeto... :)..
@edit(final):Pior q eu nem lembro como se salva os materiais XDD.. Fui meio q pegando um jeitinho com os shaders do Scanline.. e com uns manuseios do material V-ray.. XD.. Aí minimizei essa questão de ter q importar materiais.. Mas ter muita coisa q fiz uma vez bem e n lembro e tal.. aí pior q tinha formatado o micro a uns meses atras e foi ano passado q eu tava trincando umas imagens arquitetônicas aceitáveis heuhuehue.. Aí vou ter q pegar uma teoria de novo pra uns materiais heuheuhueu XDDD
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..