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Comparação imóvel real

Por: le0jarjar  

Em: 27/05/2014 13:04

Então galera... como o nosso amigo danilo_icf indicou, eu peguei a foto de uma casa no google, e tentei reproduzir no 3D!

É difícil achar fotos de casa que já não estejam em 3D, que tenha uma foto boa, e ainda seja uma casa simples!!

Mas achei essa, e por enquanto o 3D está assim! Estou mandando as configurações do render também. E dei uma mexida no photoshop tbm. Só em questão de contraste, levels...

O que mais posso fazer para melhorar? Deixar mais realista, ou qualquer coisa do tipo.

Se puderem me mandar a foto de outra casa também, que seja simples por favor, para eu refazer aqui, e poder treinar um pouco mais, agradeço!!


Abrasss...
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Acho que só a luz que ta mais forte, alguns detalhes na fachada diferente, mas ficou bom.
Barreto
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

leojarjar: oi Leo!! tudo bem?? Parabéns pela sua imagem, você está indo bem e estou gostando de ver.

Mas achei que a sua iluminação ficou estourada principalmente do lado direito da sua imagem, na quina da parede do muro que dá pra rua.

Outra coisa, a forma de criar a sua grama pode ser melhorada. Use modelos 3d de grama, com os ótimos modelos da \"Icube\", por exemplo, e distribua elas ( gramas ) com o forest pack, multiscatter ou particle flow ( PF ) do 3ds Max.

Precisa melhorar os materiais pretos das suas cenas. Essa sua janela preta não ficou legal e nem deu pra ver nada dos detalhes internos dela.

Tome cuidado em modelar bem e caprichado os elementos 3d que irão ficar em \"primeiro plano\", ou seja, mais próximos à lente da sua câmera 3d.

A medida que os objetos forem se afastando \"naturalmente\" da lente da sua câmera 3d, você pode diminuir o nível de detalhes da modelagem deles.

** Uma coisa que você tem que melhorar bastante nas suas cenas ainda, e vejo que a dificuldade de muitos leitores aqui na 3d1, é a questão da \"escala arquitetônica\" em que você modela os seus objetos 3d.

Quando for modelar qualquer coisa em 3d, se for modelar mesmo no \"feeling\" ( sentimento ), tome bastante cuidado em deixar a escala ( tamanho e proporção ) certa dos seus objetos 3d.

As telhas da cobertura dessa casa também não ficaram legais. É o que falei anteriormente, quanto a questão do detalhe da modelagem 3d dos objetos que estão próximos à lente da câmera 3d.

Modele as telhas da cobertura em 3d mesmo, evite o uso de displacement, pois além de não ficar realista, pesa bastante no render.

Distribua mesmo as telhas 3d usando os recursos de scatter de qualquer software 3d ou então as copie no braço mesmo.

Posso lhe dar algumas dicas, por gentileza?? Quando você for fazer iluminação das suas cenas 3d, tome bastante cuidado para a iluminação deixar \"visível\" as quinas das paredes, e não estourar nada.

Uma ótima dica para você testar a iluminação das suas cenas 3d, é iluminar usando o recurso de \"material override\" do seu renderizador, ok??

Porque com o recurso do \"material override\" do seu renderizador, você aplica só um material em toda a sua cena 3d, e ajusta a iluminação de uma única vez, em toda a sua cena 3d.

O bom de usar o recurso do \"material override\" do seu renderizador, é que depois de você ficar \"satisfeito\" com a intensidade da sua iluminação na sua cena 3d, ai você pode desabilitar o recurso do \"material override\" do seu renderizador, que os materiais antes estavam aplicados na sua cena 3d, voltam ao normal. =]

** Uma outra dica para você, é usar iluminação HDRI para suas cenas 3d. Tente usar o conjunto com iluminação HDR ( vray dome light ) + vray sun, que suas cenas irão ganhar um realismo bem grande mesmo. =]

** Olhe por gentileza esses três tutoriais do youtube sobre esse tipo específico de iluminação que falei anteriormente, tudo bem??

1.0- https://www.youtube.com/watch?v=Roi9Xjum99Q ( Lighting in Vray using an HDRI Sky & VraySun ).

2.0- https://www.youtube.com/watch?v=t5ZF_lY9bpI ( Vray Domelight and HDRI Vray guide ).

3.0- https://www.youtube.com/watch?v=QhGZfwJic7c ( hdri and vray in 3ds Max.)

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Olhe, por gentileza, as imagens dessas casas aqui geradas por alguns artistas gráficos, ok??

4.0- http://www.cgarchitect.com/2012/08/concept-house ( Postado por: Mojtaba Yaghoobi )

5.0- http://metrocubicodigital.cgsociety.org/art/habitation-3ds-max-kid-after-3d-effects-grass-photoshop-vray-good-life-1048213 ( Iluminação com HDRI Dome light. \"Sem\" o uso do Vray Sun. )

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Uma outra dica que eu esqueci de falar \"Leo\" lá naquele tópico sobre \"Realismo de imagens\" em Computação Gráfica, é que você pode olhar também imagens de casas em Revistas da área de Arquitetura e Urbanismo, e fazer as suas maquetes 3d, baseadas nessas casas.

Toda cena 3d que fica com o entorno dela vazio, como é o caso dessa sua cena ai postada ai em cima, já dá uma clara sensação de não realismo.

Não precisa você seguir os mesmos materiais ( texturas ) que está na foto não. Tente usar a sua \"criatividade\", e \"inovação\" e crie as suas próprias texturas para essa casa.

Se possível, crie texturas de paredes velhas também para dar um maior realismo e dinamismo das suas cenas 3d, coloque uma parte com grama e outra parte com grama falhada, use pelo menos ( mínimo ) de 3 cores para as gramas dessa sua casa, ou seja, 3 tons de verdes diferentes pra grama.

Coloque árvores, vegetações, flores coloridas nas suas cenas 3d. O paisagismo 3d é um dos grandes responsáveis pelas imagens 3d ganharem vida, pois eles deixam sua imagem mais \"colorida\" e tiram o tom monocromático das cenas 3d.

Agora se for usar modelos de árvores 3d, use modelos reais de árvores, e não modelos \"fakes\" de árvores, tudo bem?? Pela internet você encontra vários modelos de árvores 3d pra usar nas suas cenas, ok?? ^^

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** Outra coisa: Coloque as suas vistas mais de lado do que de frente. Coloque a altura da câmera de preferência sempre na altura do observador ( 1,60 m- 1,70 m normalmente ), pois dá um maior realismo as suas imagens.

Se você usa o render V-Ray, procure usar as configurações da sua vray physical camera para dar um maior realismo as suas imagens também.

** Olhe este site aqui pra você ver algumas imagens: http://www.stevesideas.net/

** Aproveite e veja também este vídeo aqui do youtube:

6.0- https://www.youtube.com/watch?v=tDLAhCoa344 ( V-Ray Exterior Lighting / Rendering Tutorial )

7.0- https://www.youtube.com/watch?v=FcqHEF8uKt0 ( V-Ray 2.0: Controlling the V-Ray Physical Camera )

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Tem isso tudo e muito mais coisas para se alcançar realismo em Imagens 3d.

Nunca vamos conseguir chegar em um resultado ultra e mega realista, porque sempre podemos melhorar e deixar nossos trabalhos mais realistas do que já são ou seja, sempre podemos melhorar.

** ATENÇÃO.: Se habitue quando for usar materiais nas suas cenas 3d, a usar texturas diffuse, specular, normal map, displacement, bump, cavity map, ambient occlusion.

Todos esses mapas sendo usados em conjunto de acordo com cada tipo de material, ajudam e muito o realismo de qualquer imagem.

Boa sorte e espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços e sucesso, \"Leo\".

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...







uff... você sempre me passa bastante lição de casa pra fazer, quando eu posto alguma pergunta!! Haha

Vamos ver né cara, vamos ver... eu to vivendo de tutoriais aqui! O problema é que, é MUITA coisa pra ver!! E chega uma hora que o cérebro não aguenta mais! Haha

Sempre vejo os links que você me passa, e tento absorver o máximo que eu posso!!

De novo... vou tentar fazer tudo que você me disse! Porque tem muita coisa que eu vejo que eu não faço por preguiça ou comodismo mesmo!! São coisas pequenas, mas que as vezes podem fazer uma grande diferença!!

Vamo que vamo!!

Obrigado de novo pela preocupação danilo_icf, e também obrigado pelo não esquecido comentário Joao Barreto!!

Abrasss...
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

leojarjar: oi Leo!! tudo bem?? Recebi o seu e-mail com alguns vídeos de iluminação HDRI usando a luz vray dome light + vray sun, ok??

Separei alguns vídeos pra você:

1.0- https://www.youtube.com/watch?v=Roi9Xjum99Q ( Lighting in Vray using an HDRI Sky & VraySun ).

2.0- http://vimeo.com/57433530 ( Lighting in Vray using an HDRI Sky & VraySun ).

3.0- https://www.youtube.com/watch?v=t5ZF_lY9bpI ( Vray Domelight and HDRI Vray guide )

4.0- https://www.youtube.com/watch?v=pFdgT0iRHoc ( HDRI-TEST WITH VRAY DOME LIGHT )

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Espero ter ajudado de alguma forma, Leo.

Abraços e sucesso!

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Acho q se mudar o shader da parede da casa pra algo mais proximo a um oren-nayar (no vray é \'ward\' e/ou \'roughness\' dependendo do caso), e por um \'hair and fur\' pra grama (nessa distancia acho q fica bom pra grama), e por o quadrinho de luz/água, e por uma cor nas telhas, acho qvai ficar muito bom mesmo.. Sobre a iluminação acho q tá muito boa, só poderia diminuir um pouco ou tirar um pouco da exposição na camera.. Poderia aumentar um pouco o parametro de \'tamanho\' do sol, só pra amaciar um pouco as sombras.. Acho q se tirar esse material de asfalto e puser um simples baseado em foto, talvez case um pouco melhor com a cena..


Mas vou ver uns videos desses aí postados pelo danilo tbm qdo der tempo aqui :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Já estou fazendo algumas alterações aqui! Quando puder posto as fotos!!!
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Aê galera!!

Fiz essa outra imagem, o que foi mudado:

- Estava fazendo o telhado com o \"Batzal Roof Designer\", e agora coloquei modelos de \"Telha Portuguesa\"

- A grama era feita de VRayDisplacementeMod, e agora está com Hair and Fur

- A iluminação foi feita como o primeiro tutorial que o danilo_icf mandou. VRaySun + VRayLight (Dome) + HDRI

Acho que é isso... Já deu uma melhorada!!

Vê o que vocês acharam aí!!

IMG EM TAMANHO MAIOR: http://postimg.org/image/4wynlczhd/full/


Abrasss...
"Frase bonita, e impactante" - Eu
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

le0jarjar: oi Leo!! tudo bem?? Ficou bem legal a iluminação dessa sua segunda imagem. Mas a modelagem da janela preta em primeiro plano, ainda não ficou legal.

Acho que você precisa colocar um material que não seja tão 100% preto, pois não dá para ver nenhum detalhe da janela ( em termos de desenho dentro dela ).

Acho que você precisa colocar/ trocar o material dessa janela preta. Quanto a iluminação, ficou boa, mas achei sua imagem um pouco lavada.

Cuidado para não deixar a imagem um pouco lavada, uma das coisas mais importantes da iluminação, é gerar \"contrastes\", ou seja, é preciso que os olhos vejam claramente e nitidamente, a diferença entre \"claro\" e \"escuro\".

Se estiver trabalhando com o gamma entre 1.80- 2.20, você tem que tomar muito cuidado pra sua imagem não ficar lavada.

Ajuste esse aspecto um pouco lavado de imagens em técnicas de LWF ( Linear Work Flow ), controlando e ajustando os \"levels\" no Photoshop, tudo bem??

** Falta você modelar o quadro de luz do lado esquerdo da parede do canto dessa imagem, falta modelar a mangueira d\'água também. ^^

Olhe esses dois tutoriais de Linear Work Flow ( LWF ), ou Linear Color Space ( LCS ) para ajustar o gamma correto do seu monitor.

1.0- http://www.3dtotal.com/index_tutorial_detailed.php?id=1552#.U5iZevldWSo ( Linear Workflow - The Whole Shebang- Autor: Daniel Dye )

2.0- http://greyscalegorilla.com/blog/tutorials/what-is-linear-workflow-and-how-can-it-help-your-renders-look-better/ ( What Is Linear Workflow and How Can It Help Your Renders Look Better? )

3.0-http://www.pixsim.co.uk/downloads/The_Beginners_Explanation_of_Gamma_Correction_and_Linear_Workflow.pdf ( Pdf com explicações sobre LWF- Linear Work Flow ).

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Parabéns pela evolução do seu trabalho.

Abraços e sucesso.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Deixa a grama maior q tá muito pequena, assim só vai pesar no render e vai ficar quase q nem uma textura :z.. :)..

No vidro, talvez fique legal um noise no bump, só q bem fraco e com o noise bem grande.. Assim vai simular as sutís ondulações nos vidros imperfeitos..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

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