Oi Cadete,
Enviei sua pergunta para o André abaixo vou colocar a resposta dele.
Att, Elis
---------------
Oi tudo bem?
Se você está renderizando com o Mental Ray, pode usar a luz Photometic com Shape Line para simular luzes fluorescentes de bastão e colocar na sanca do teto de gesso.
É importante aplicar intensidades realistas nas luzes Photometrics e também aplicar o MR Photographic Exposure Control na cena para filtrar a iluminação igual acontece numa câmera real.
Para ter uma base, uma luz de 100W equivale mais ou menos a 150 candelas, estando com intensidades realistas e o EV do MR Photographic Exposure Control bem ajustado, para não deixar a cena nem muito clara e nem muito escura, é para funcionar direito igual acontece na realidade.
O único detalhe que pode prejudicar o resultado é o valor do Interpolate Over Num FG Points na aba Global Illumination da janela Render Setup.
Normalmente você vai colocar o Preset do Final Gather em Draft ou Low, colocar entre 4 e 7 no Diffuse Bounces e pode renderizar, mas nestes casos de luzes em sancas pode acontecer da borda da sanca ficar com manchas brancas devido a diferença de intensidade na área iluminada e na área inferior do teto que não recebe iluminação direta da sanca, mas é fácil resolver aumentando o valor do Interpolate Over Num FG Points, geralmente vai suavizar com valores entre 100 e 150.
OBS: Se estiver usando Photons para produzir o GI em vez do Diffuse Bounces do Final Gather, então, tem que configurar o Radius dos Photons para ser menor do que a espessura das paredes, caso contrário os Photons poderão vazar para o outro lado.
Abraços e tudo de bom.
André Vieira