Oi Savio,
Enviei sua dúvida para André e a resposta dele é essa abaixo.
Att, Elis
-------------
Oi, tudo bem?
A técnica de Dome Sky é quando cria uma esfera em torno da cena e aplica uma imagem nela, normalmente uma imagem HDR, no Mental Ray essa técnica não é usada, pois ele cria o Dome automaticamente com a imagem aplicada no Environment, então, no Mental Ray, a imagem aplicada no Environment é igual a técnica do Dome Sky, mas essa imagem não iluminará a cena se não criar uma Skylight.
Obviamente que para funcionar direito a imagem aplicada no Environment tem que ser panorâmica e no mapa Bitmap que usar para carregar essa imagem precisa habilitar a opção Environ no menu Coordinates e escolher Spherical Environment na lista que tem logo na frente.
Agora, se você tem uma foto normal que deseja usar de fundo, então, pode criar um Plane e aplicar a imagem nele usando um material Arch&Design com Self-Illumination, pois sem o Self-Illumination a imagem ficará escura, parecendo um out-door em vez de um ambiente.
Controlando a intensidade do Self-Illumination você deixa a imagem com a intensidade correta de acordo com a iluminação que estiver usando na cena.
Porém, se essa foto de fundo é a foto real do lugar real e deseja enquadrar a maquete com a foto, tem que aplicar o Shader Environment Switcher no Environment e dentro dele terá dois Slots, um para os reflexos e outro para o Background, então, poderá colocar no reflexo a imagem panorâmica HDR que vai aparecer nos reflexos dos objetos e colocar no Background a imagem normal do terreno, que vai aparecer de fundo, sem precisar criar um Plane para ela, pois estando num Plane não poderá usar o Perspective Match para alinhar a maquete 3D com a imagem da foto.
Se é apenas uma imagem panorâmica que deseja aplicar no fundo, certamente que colocá-la no Environment é a opção mais fácil e mais prática.
Mas se estiver usando Daylight na cena haverá o Physical Sky no lugar onde coloca a imagem no Environment, então, você precisa arrastar o Shader Physical Sky para um Slot vazio no Material Editor, assim terá acesso aos parâmetros dele e poderá aplicar a imagem HDR no Use Custom Background Map.
Lembrando que, quando arrastar o Physical Sky para o Material Editor deve escolher a opção Instance para qualquer modificação que fizer no Shader no Material Editor se refletir no Shader que está no Environment.
Inserir a imagem de fundo na pós-produção não vai ficar bom porque não vai acompanhar o movimento da câmera animada, a não ser que o objetivo seja enquadrar vídeo real com objetos 3D, não tem motivo para aplicar a imagem de fundo na pós.
Se for para enquadrar vídeo real com objetos 3D terá que fazer o Tracking da câmera e neste caso a movimentação do vídeo de fundo ficará igual a da câmera em 3D, permitindo que adicione o vídeo real de fundo na pós-produção.
Abração e tudo de bom.
André Vieira